Tutorial de instalação do Apache2Triad e do WordPress local

11.04.09 - 6:27 PM Ester Castro






Apache2Triad e WordPress

Eu estou reeditando um novo layout para o blog e novamente faço uso de uma ferramenta gratuita que me possibilita fazer isso com total liberdade, porque posso instalar o WordPress dentro do meu computador funcionando num servidor local. O que eu faria no meu servidor na web faço dentro do computador, tipo assim um universo paralelo para o meu blog, sabe?
Assim testo todos os temas que me der na telha, scripts, plugins e faço todas as modificações que eu desejar no layout escolhido. É uma tremenda mão na roda pra quem não quer gastar uma grana com um web designer ou mesmo não quer usar um tema sem ao menos dar um toque pessoal nele.

Existem vários softwares de servidor mas eu gosto de usar o Apache2Triad porque ele possibilita a instalação automática do conjunto necessário para criar um servidor web (Apache + PHP + MySQL e muito mais), facilitando pra quem não entende nada da coisa, como eu. É um software muito usado pelos desenvolvedores de web.

Bom, como acho que isso facilita muito pra quem é blogueiro, decidi fazer um tutorial à quem possa interessar fazer uso desse sistema.

Apesar da primeira parte da instalação ser automática, mesmo assim tirei os prints da sequência para que não paire nenhuma dúvida para quem é totalmente virgem nesse troço. Inclusive existem vários tutoriais que mostram essa primeira etapa por aí, mas quis fazer eu mesma o passo a passo.

Clique em “Saber mais” para acompanhar o tuto. ;)

Imagem ilustrativa

Primeiro faça o download do Apache2Triad. Eu usei a última versão 1.5.4. Depois é só ir onde o programa foi baixado e clicar nele para executá-lo. Aí começa uma sequência de abertura de janelas conforme segue abaixo. A única coisa que precisa fazer é ir clicando em NEXT.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

O programa já te dá o destino de instalação, mas se preferir pode escolher outro local dentro de seu computador. Eu deixei assim.

Imagem ilustrativa

Esse ponto é importante. Você deve criar uma senha com a qual você irá acessar depois o phpMyAdmin. Então faça o favor de não esquecê-la!  :p

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Depois é só concordar ( I Agree) com os termos de licença e aguardar a instalação que é bem rápida.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Feita a instalação vai abrir uma janelinha que pede para dar OK pra continuar a configuração. Aí sua tela do computador começa despirocar abrindo e fechando várias janelas até finalmente surgir esta preta que pede a senha que você criou lá atrás, lembra?? ATENÇÃO: pode ser que ao digitar não aparece nada, mas faça isso normalmente e aperte ENTER.
Feito isso irá aparecer outra janelinha pedindo pra dar o reboot e com isso completar a instalação, então certifique-se de que não esteja com nada importante aberto ou que precise ser salvo. Reboot = reiniciar computador. :=)

Imagem ilustrativa

Ok. Agora chegou a hora de testar se a instalação funcionou. Abra seu browser e digite o endereço http://localhost . Se abrir uma tela igual essa acima, a instalação funcionou.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Depois acesse seu MySQL clicando em phpmyadmin. Vai abrir uma janela pedindo a senha  de acesso, aquela mesma criada antes. Você estará então no painel do seu phpMyAdmin onde você irá criar um banco de dados para o WordPress que você instala a seguir. Lembrando que o usuário root aparece automaticamente. Se preferir você poderá alterar para o usuário de sua escolha (inclusive a senha) acessando a opção Privilégios do phpMyAdmin para editar. Eu deixei como está.

Imagem ilustrativa

Bom, agora com um servidor local instalado, chegou a hora de baixar o WordPress.

Imagem ilustrativa

Feito o download, o próximo passo é encontrar a pasta htdocs dentro do Apache2Triad instalado no seu computador. Abra essa pasta.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Depois de abrir o htdocs, crie uma nova pasta lá. Dentro dessa pasta que você criou é que você irá “colar” o  arquivo do WordPress que foi baixado. Eu nomeei de “wordpress” mesmo para ficar claro.

Imagem ilustrativa

Feito isso, acesse novamente seu phpMyAdmin http://localhost/phpmyadmin e então crie um banco de dados para o WordPress. Deve ser o mesmo nome dado à pasta criada lá no htdocs.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Depois de criado o banco de dados, volte para o Apache2Triad do seu computador, abra a pasta criada para o WordPress e renomeie o arquivo wp-config-sample para wp-config e abra esse arquivo no seu bloco de notas.
Conforme a imagem acima insira os dados (usuário e senha) que você usa para acessar o phpMyAdmin. Salve e está feito.
Essa etapa é importantíssima pra fazer rodar o WordPress dentro do localhost, portanto certifique-se de que os dados inseridos no arquivo wp-config sejam os mesmos do seu usuário existente no phpMyAdmin.

Imagem ilustrativa

Feito isto é hora de testar pra ver se o WordPress está rodando no seu localhost. Insira no seu browser o endereço http://localhost/wordpress. Se você fez tudo certo abrirá a página do WordPress. Então prossiga com a instalação como de praxe e crie ou recrie o nome do seu blog. Eu claro repeti o título do meu!

Na verdade tudo o que foi feito, você usuário de WordPress com servidor próprio, já fez antes. A única diferença é que você terá um WordPress rodando dentro da sua máquina pra você deitar e rolar com ele.

Divirta-se baixando e testando temas e plugins, lembrando que para inseri-los basta copiar e colar os arquivos extraídos para dentro das respectivas pastas. Moleza!

Observação: Se a versão do phpMyAdmin tiver a opção “Importar” você pode até inserir o banco de dados exportados do MySQL do seu blog verdadeiro, assim o que você  irá ver será o mesmo que você vê no seu blog online.
Eu particularmente acho desnecessário e como na versão que baixei não tinha a opção de importação, eu apenas copiei e colei alguns posts do Saber para testar a visualização em cada tema diferente.

Espero que esse tutorial possa ser útil à alguém. ;)

Ajuda suplementar: Alvin’s Educational Technology e Web Designer Wall



Categorias: Blogs, Download, Software, Tudo, Tutorial







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 8, setembro, 2013 em 14:45 | #1

    Excelente tópico, ajudou muito, vlw :)

  2. Felipe Reis
    6, janeiro, 2013 em 13:36 | #2

    Muito bom!

  3. michel
    10, outubro, 2011 em 19:19 | #3

    me ajudo bastante pq nao sabia o logim que era simples root uaehuheauhea vlw

  4. gustavo
    10, janeiro, 2011 em 14:40 | #4

    fiz tudo correto, mas quanto digito http://localhost/wordpress nao entra em nada, somente apparece os seguintes caractéres: 

    • Romário
      13, março, 2011 em 18:58 | #5

      Você tem que instalar wordpress em ingles, e seguir os passos do tutorial

  5. Rafael Castro
    8, janeiro, 2011 em 11:00 | #6

    fiz tudo que li por aqui mas nao funcionou, quando coloco localhost no browser.

    se sempre que abro meu navegador, aparece a opçao de baixar outra vez o arquivo.

    o que podera haver ocorrido?

    obrigado..

    • Romário
      13, março, 2011 em 10:03 | #7

      Oi sou visitante aki, to tentando criar um site com o apache. No meu deu certo até o final do tutorial ai em cima. Voce tem que fazer tudo do começo e prestando atenção como ta indicando, pois vai da cer certo.

      o meu problema ta quando findou o tutorial que não sei como fazer para configuar e colucar online.

      minha conexao e discada, crie uma conta no no-ip para resolvor o problema do ip, mas não sei configuar no apache.

      HÁ MEU MSN É : romario80000@hotmail.com ESSE O MEU MSN PARA QUEM QUISER ME AJUDAR… OK

    • Romário
      13, março, 2011 em 10:08 | #8

      Oi Ester

      O meu problema ta quando findou o tutorial que não sei como fazer para configuar e colucar online. minha conexao e discada, crie uma conta no no-ip para resolvor o problema do ip, mas não sei configuar no apache.

      HÁ MEU MSN É : romario80000@hotmail.com ESSE O MEU MSN PARA QUEM QUISER ME AJUDAR… OK

  6. Bel
    4, novembro, 2010 em 09:34 | #9

    Olá Ester! Seu tutorial foi o melhor que encontrei!

    No entanto tive um problema com o Apache. Após o download, cliquei em executar para iniciar a instalação e dá a seguinte mensagem de erro: " The installer you are trying to use is corrupted or incomplete. This could be the result of a damaged disk, a failed download or a virus. You may want to contact the author of this installer to obtain a new copy. It may be possible to skip this check using the /NCRC command line switch (not recommended)." Daí não consigo ir mais para lugar nenhum.

    Poderia me ajudar?

    Agradeço.

    • 5, novembro, 2010 em 05:59 | #10

      Bel, pode ser que o arquivo esteja corrompido. Em todo caso eu tentaria baixar de novo tentando um outro link de download. É só jogar no Google q vc acha um monte.

  7. 19, outubro, 2010 em 16:01 | #11

    Instalei o Apache2Triad… dei o reboot, tudo certinho como manda o figurino, mas quando fui no ApacheMonitos e tentei dar "start", ele retornou a seguinte frase: "The request operation has failed". Já fiz de tudo, não sei mais o que fazer pra consertar isso e fazer o servidor funcionar! Alguém poderia me ajudar?

    Abraços.

    • 5, novembro, 2010 em 06:12 | #12

      Becky por alguma razão para mim também não funciona dando start no ApacheMonitor, mas como consegui meu propósito ao jogar "http://localhost" no browser, então ignorei. Se rodar assim, tá ótimo.

      • 5, novembro, 2010 em 11:53 | #13

        Olá! Obrigada pela resposta!

        Então… o Apache estava retornando isso e o http://localhost também não dava sinal de vida, nem colocando meu index.php lá na pasta…

        Consegui resolver meu problema, instalando o EasyPHP, que por sinal é muito bom!

        Abração!!! Muito bom o site! Recomendo!!!

        • Uelneto
          5, setembro, 2011 em 14:53 | #14

          Qual pasta encontro meu index.php do apache2triad?

  8. Ricardo SS
    5, outubro, 2010 em 09:53 | #15

    Ola, nossa, esse foi o tutorial mais completo e facil de seguir que achei. E olhe q procurei até cansar rsrs.

    So que surgiu uma dúvida, deu tudo certo, instalação, a pagina apareceu mas na hora de digitar a senha e usuário, bom, não tem usuário, coloquei ROOT pra ver com a senha q eu tinha criado mas não entra. Vou tentar reinstalar pra ver oq acontece, mas caso não dê certo já pesso ajuda a vocês, se alguem souber o que pode ter ocorrido e o que posso fazer pra resolver agradeço muuuuuuuuito.

    Parabens pelo site…

  9. Fábio Augusto
    27, setembro, 2010 em 06:33 | #16

    Olá..eu instalei o apache2triad..tudo direitinho, mas ao tentar entrar no endereço http://localhost ele pede uma senha…só que não é a senha que criei durante a instalação..pede usuario e senha…o que faço estou precisando urgente..

    Valeu.

    • 27, setembro, 2010 em 12:41 | #17

      Fábio, tenta o username "root" e o password que vc criou no momento da instalação.

  10. 13, março, 2010 em 13:57 | #18

    cara preciso que me ajude =/ me add no msn desde ja agradeço os outros nao veem meu site só eu :(

  11. 15, janeiro, 2010 em 13:49 | #19

    Oi Ester…

    Achei a pg, + acho que vc altorizou,

    nao tinha reparado no fim tem esta frase:

    "Creditos a Ester beatriz do Saberebomdemais.com"
    http://www.criarsites.escritorioweb.com.br/apache
    Faloww

    • 15, janeiro, 2010 em 15:53 | #20

      Ahhh eu tinha visto esse. Não autorizei não e pior que não adianta nada colocar os créditos daquele jeito (sem link inclusive) se ele colou na íntegra fazendo até hotlink das imagens.

      Mas esse tipo de coisa não vai mais acontecer.

  12. 15, janeiro, 2010 em 10:11 | #21

    Oi!!!

    Acabei de ver uma copia identica da sua materia de instalaçao…

    heheheh o cara nao teve nem o trabalho de mudar qualquer frase para disfarçar…CARA DE PAU……

    Falowwww

  13. 2, agosto, 2009 em 11:14 | #23

    oI Ester

    SEGUI SEUS PASSOS NA ISTALAçAO, MAIS NAO FOI TAO SIMPLES ASSIM!

    Segui varias outras dicas para funcionar….estou postando aqui para todos ….

    ….Depois de instalar o "Apache2Triad",

    1. fui em "iniciar>todos programas>apache2triad>apacheMonitor> ok" para abri-lo

    2. no internet explorer fui em "C:/apache2triad/Conf/httpd.conf" e abri o arquivo no bloco de notas,

    usando a opçao de busca achei esta linha "Listen 80", que alterei para "Listen 8080",

    e esta outra, "ServerName your-domain.com:80", que alterei para "ServerName your-domain.com:8080",

    e mais esta outra, "ServerName localhost:80", que alterei para "ServerName localhost:8080".

    3. entao fechei o Apache monitor e reabri, depois clicando com o direito no icone da bandeja"open apache monitor"

    e depois "start", o meu ligou running………

    4. entao em iniciar>executar, digite "services.msc ", enter ou ok,

    Localize o serviço “Apache2triad Apache2 Service” e de dois cliques nele ou Direito >propriedades

    Na aba Logon (segunda aba)selecione a opçao “Esta Conta”. preencha o campo esta conta com

    “.apache2triad” ou apenas “apache2triad” sem aspas

    No campo senha coloque a senha que você informou durante a instalação do apache.

    5. Para carregar a pg "localhost" como foi alterada a porta de 80 para 8080…fica assim "http://localhost:8080/"

    6….é preciso configurar tambem a pagina do PhpMyAdmin:

    A configuração do script é feita no arquivo config.inc.php, que se localiza no diretório do programa (phpmyadmin),

    C:/apache2triad/htdocs/phpmyadmin/config.inc.php

    abra o arquivo e localize a linha 39: $cfg["PmaAbsoluteUri"] = "";. Nela precisamos colocar qual a url do programa, no meu caso q alterei as portas para 8080 ficando assim:

    $cfg["PmaAbsoluteUri"] = "http://localhost:8080/phpmyadmin/"

    BOA SORTE!!

    • 2, agosto, 2009 em 11:33 | #24

      Fábio, não precisei alterar a porta. Isso deve depender do tipo de conexão que vc tem aí.

      Mas agradeço ter dividido a informação aqui. Certamente irá ajudar aqueles que porventura tiverem o mesmo problema.

      Muito obrigada! ;)

  14. 14, julho, 2009 em 18:09 | #25

    Sem comentário… o tutorial é excelente. Fácil e muito explicativo, ideal para quem quer montar um servidor para testar seus websites antes de enviar pro servidor.

    Parabéns ao autor… ótimo!

    • 14, julho, 2009 em 18:11 | #26

      Obrigada Leandro! Fico feliz que o meu tutorial tenha agradado. ;)

      • 14, julho, 2009 em 20:33 | #27

        Uso o Apache2Triad há alguns meses (talvez anos, não sei) e acho excelente pra quem quer ter um servidor rodando no PC. Para quem cria sites que necessitem de PHP, Perl e SQL, mesmo que por Hobby, ele é uma mão na roda.

        Uma dica interessante:

        Você pode usar o http://www.no-ip.org para criar um "domínio virtual" mesmo usando IP não fixo… seu servidor vai ficar online e disponível aos internautas de todo mundo. Mas vale lembrar que as operadoras fecham a porta 80 do HTTP, então, é interessante configurar o Apache2Triad para usar a porta 8080 ou qualquer outra… ficando assim: http://localhost:8080

        Se usar o No-IP, basta configurar um domínio e seu site ficará assim:
        http://seunome.no-ip.org:8080

        Obs: Você precisa estar rodando (mesmo que no systray) o programa fornecido pelo site No-IP.

        Abraço a todos!

  15. alcides neto
    10, junho, 2009 em 19:58 | #28

    Ow como cria um site com isso

  16. Yuri
    22, maio, 2009 em 18:46 | #29

    Valew cara, não queria criar blog, mas na parte de instalação vc tirou uma duvida importante pra mim.

    Abraço!!!!

  17. 21, maio, 2009 em 17:24 | #30

    Instalando no Vista

    Caso tenha instalado corretamente, mas não esteja iniciando (start) é muito simples, o único erro é que o serviço nao inicia com o usuário correto, entao siga os seguintes passos

    1 – Vai até .. Iniciar >>> executar >> e digite services.msc >>> pressione enter ou clique em OK

    2 – Localize o serviço "Apache2triad Apache2 Service" e de dois cliques nele — ou Direito >> propriedades

    3 – Na aba Logon selecione a opçao "Esta Conta". preencha o campo esta conta com ".apache2triad" ou apenas "apache2triad" sem aspas

    No campo senha coloque a senha que você informou durante a instalação do apache….. clique em OK

    4 – Pronto … agora basta voltar para a aba geral e clicar em iniciar, mas recomendo que vc reinicie o computador.

    qualquer duvida caso nao tenha entendido algo estamos aehhh

    fallooww abraços a todos…

  18. Melchiades
    23, abril, 2009 em 20:23 | #31

    Olá, achei seu tutorial excelente.

    Também sou usuário do apache2triad já à algum tempo,

    e, estou tendo um problema, pois instalei a triad no meu notebook que roda o vista home premium, e não consigo

    fazer o apache rodar, já desabilitei o windows defender,

    mas não funcionou.

    Então, venho pedir essa ajuda, de como fazer

    o apache rodar nessa plataforma.

    Agradeço e um grande abraço.

    • 25, abril, 2009 em 07:40 | #32

      Melchiades, você tentou instalar a versão anterior do Apache2Triad pra ver se roda?

      Isso aconteceu comigo num outro computador, testei uma versão anterior e funcionou.

      Na minha máquina atual uso o Vista, tenho o Windows Defender habilitado e uso a última versão Apache. Não tive problemas. ;)

  19. 18, abril, 2009 em 22:48 | #33

    Nossa valeu demais…. marinheiros de primeiras viagens precisam de tutoriais assim hehe

  20. 16, abril, 2009 em 19:56 | #34

    Que perfeito! Adorei! Muito útil seu tutorial!! Beijos! :palmas:

  21. 13, abril, 2009 em 09:44 | #35

    Se precisar de alguns temas de wordpress, tenho bastante

  22. 12, abril, 2009 em 00:25 | #36

    Olá, Webmaster,

    Já há algum tempo venho acompanhando o progresso de seu blog e constato dia a dia

    o aumento na qualidade de suas postagens.

    Parabéns e continue investindo nele e oferendo informações valiosas.

    Abraços.

    Designer + Vigiado
    http://cidadevigiada.blogspot.com/

  23. smx
    11, abril, 2009 em 16:27 | #37

    Ester evangelizando a moçada…

    e viva! ao saber…

Fechado para comentários.