Ecotelhados e bombas ecológicas
A edição de maio da National Geographic traz uma matéria fantástica sobre telhado ecológico que achei interessante comentá-la aqui.
Prefeitura de Chicago
Foto de Diane Cook e Len Jenshel
O telhado ecológico, ecotelhado, biocobertura, telhado vivo ou ainda telhado verde poderia ser de fato uma alternativa em potencial para uma infinidade de problemas nos grandes centros urbanos.
Ao que consta os benefÃcios vão desde a diminuição da temperatura ambiente, da redução de escoamento das águas pluviais evitando assim o transbordamento nas redes de esgoto até a atuação na acústica diminuindo os ruÃdos das cidades. Sem falar que plantas são filtros naturais e ajudariam a melhorar a qualidade do ar.
Esse conceito não é novo. Eu mesma já havia lido sobre isso em sites estrangeiros mas o fato é que só recentemente o sistema se tornou tecnicamente viável. PaÃses como a Alemanha, SuÃça e Ãustria já tornaram o uso do ecotelhado obrigatório em telhados que possuem uma inclinação favorável.
Mas o que me deixou surpresa foi saber que a prefeitura de São Paulo também possui uma biocobertura, que diga-se de passagem, é linda, sendo o maior telhado verde da capital! Veja o vÃdeo da National Geographic mostrando.
Achei que esses telhados ainda não fossem usados por aqui. É bem provável que existam mais por uma questão estética do que pelo seu real benefÃcio…
E por falar nisso…
Outra ideia fantástica embora ainda conceitual que eu vi no blog EcoNight, é a “bomba ecológica” ou SeedBomb, projeto vislumbrado por Hwang Jin Wook que poderia ser a solução para áreas devastadas pelo desmatamento.
As bombas espalhariam cápsulas biodegradáveis contendo sementes que encontrariam nelas condições perfeitas para germinar e se desenvolver até se agregarem sozinhas ao solo para crescer e gerar frutos normalmente.
Como vemos, ideias e projetos para melhorar a vida do planeta é o que não faltam. Pena que não lhes são dados a devida atenção e que dependam de um pequeno detalhe para se concretizarem: dinheiro.
This is actually identical to the original idea, which they decided was too expensive/not technically workable if I remember correctly. They ended up using a wax based container that the plant could grow through instead of a degradable plastic, and ran into major distribution problems because the helicopter based distrubution system ended up jamming due to the wax sticking together.
Ideias mirabolantes?
Acessem o site e conheçam.
http://WWW.ecotelhado.com.br
Imagino se mandassem um foguete desse pra outro planeta por perto, quem sabe Netuno ou uma das Luas de Urano (acho que foi sobre uma delas que eu ouvi falar que tem água).
Será que começaríamos condições de vida por lá?
O teto da Prefeitura é uma Mini Floresta, seria um pecado eles não citarem (tenho essa revista, comprei por causa da matéria do bebê Mamute). Pior é que correria do centro velho tem gente passa por ali todo dia e nem repara no ecotelhado.
É uma pena mesmo que nem todo mundo de atenção para essas coisas, muito poderia ser feito
Também tenho a revista Malcomtux. A matéria é bem mais ampla que no site.
O biotelhado da prefeitura de SP tem até pau-brasil! Achei bárbaro!
gostei da ideia das "BOMBINHA". pior que é ideia não falta, so falta vontade das autoridades
Ester,
Primeiramente parabéns pelo blog, sempre visito e acho muito interessantes, atrativos e originais os seus textos!
Acredito que podem surgir ou haver simples ou complexas soluções ou sugestões que amenizem o impacto do homem na natureza. Porém, idéias belas e mirabolantes como os "ecotelhados" ou inovadoras como as "bombas ecológicas" e tantas outras servirão apenas como paliativo, não tratarão a causa, que é a ação predatória do homem. Não estou sendo negativo, valem a pena? Claro que valem! E devem ser aplicadas! Há pouco tempo li uma nota sobre uma ONG que divulgou a idéia de pintar todos os telhados de branco, a fim de diminuir o efeito dos raios solares na Terra. Confesso que fiquei um tempão pensando nesta idéia, numa mistura de "que doido" com "caramba, será que funciona"? rsrsr
Enquanto o "hicho homem" não mudar sua postura com relação ao meio ambiente, com relação a natureza, todas as idéias servirão apenas como um Tylenol: diminuirão os efeitos, não tratarão as causas. Onde eu moro as ruas ficam alagadas com qualquer chuvinha e então a população crucifica o prefeito. Mas, os valões estão cheios de lixo, os bueiros cheios de lixo, meus colegas de faculdade jogam o lixo de suas refeições nos bueiros.. e então?!
Um abraço!
Obrigada Nogarol! Fico imensamente feliz que goste daqui.
Também li sobre a questão do teto branco que de fato faz sentido. O branco reflete os raios solares e não absorve o calor. Nós quando usamos uma camiseta branca e/ou a preta notamos bem a diferença.
E concordo que enquanto o próprio cidadão não agir e fazer a sua parte tudo mais será apenas para remediar.