Publicidade: plágio ou coincidência?

17.09.07 - 11:29 AM Ester Castro






publicidade1.jpg

O site francês Joe La Pompe é um prato cheio para quem quer se inteirar das coincidências na publicidade. O acervo é vastíssimo entre vários setores de marketing como automóveis, cosméticos, alimentos, etc e etc…. Você pode perder horas vasculhando entre trabalhos na mídia impressa ou comerciais em vídeo e colher informações sobre as marcas envolvidas, as agências responsáveis, o ano em que foram feitos e demais dados técnicos.

Talvez o maior fantasma de um publicitário seja ver uma criação sua reproduzida por outra agência ou então ser vítima porque não de um insight, como por exemplo, criar algo que já foi feito antes mesmo sem saber. Se isso é possível??? Claro que é!! Principalmente quando o marketing envolve temas universais fazendo com que a idéia flua mecanicamente para um resultado comum. Até porque sempre existirão pessoas que conseguirão ter uma mesma percepção, um mesmo feeling sobre um mesmo tema.

Por outro lado, há sim também o plágio descarado, mas como saber quando houve cópia de idéia ou não passa de mera coincidência??
Infelizmente há uma linha muito tênue entre esses dois parâmetros e a vida de um publicitário acaba se resumindo em pisar num campo minado, contando com a própria sorte para conseguir ser original primeiro.

Via Widoníd Another Hiro



Categorias: Publicidade, Tudo, Web







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 17, setembro, 2007 em 19:04 | #1

    Boa noite.

    Texto interessante.

    Só uma coisinha, neste planeta só há uma única pessoa que vive de feelings, seu nome é Morris Albert, o autor da música Feelings.

    Tenha uma ótima semana.

  2. 17, setembro, 2007 em 17:44 | #2

    Gostei muito do seu blog. varios posts maneiros. Coloquei um link seu lá no meu blog

    http://blogdotibu.blogspot.com/

    valeu!

  3. Rodolfo
    17, setembro, 2007 em 17:43 | #3

    Tem um blog que eu gosto muito e que tem um mascote deverás interessante: o Arquivo Mercurio. Tem um armário tipo arquivo e um carinho encostado do lado. Seria interessante saber o porque daquele mascote, se tem algo a ver com o nome (aliás, por que este nome?!). Enfim… espero que você possa por no seu proximo post sobre blogs e mascotes. Abraços

  4. 17, setembro, 2007 em 17:17 | #4

    Eu não sou publicitário, mas sou paranóico… tenho esse receio com quase tudo que faço no campo dacriação…

  5. 17, setembro, 2007 em 09:23 | #5

    Eu leio blogs de publicidade só por causa disto!

    ehehhe

    Adorei!

    =)

Fechado para comentários.