Playing For Change – um projeto simplesmente fantástico!
Até ontem eu não conhecia o Playing For Change, um projeto multimÃÂdia fantástico que nasceu do sonho de fazer um documentário sobre músicos de rua de vários lugares do mundo.
A ideia surgiu em 2004 sob a criação do produtor musical Mark Johnson juntamente com um seleto grupo que acredita que a música tem o poder de quebrar fronteiras e superar a distância entre as pessoas.
O objetivo é simples: inspirar, conectar e trazer paz ao mundo através da música.
O vÃÂdeo abaixo foi o primeiro de uma sequência de vários outros e marca o inÃÂcio do projeto.
A belÃÂssima e deliciosa música de Ben E. King (não confundir com B.B. King), Stand By Me, que embora tenha sido regravada por uma infinidade de artistas passou ser mais conhecida pela voz de John Lennon, foi cantada e tocada por mais de 35 artistas de rua de várias partes do mundo, inclusive do Brasil.
Mark Johnson (o lindinho de boné que aparece gravando as apresentações) percorreu todos esses lugares registrando tudo com um estúdio móvel ultra equipado e mixou fazendo uma espécie de mashup que resultou num vÃÂdeo simplesmente arrepiante e magnÃÂfico.
Amei a introdução àmúsica dada pelo artista de rua Roger Ridley que diz:
“No matter who you are, no matter where you go in your life, at some point you gonna need somebody to stand by you…” (Não importa quem você é, não importa onde você vai em sua vida, em algum momento você vai precisar de alguém pra ficar com você…)
Se você der uma vasculhada no site do projeto, poderá conferir vários outros vÃÂdeos sensacionais iguais a esse como o clipe War, No More Trouble que inclui a participação mixada de Bob Marley, considerado a inspiração musical do projeto e a honorável participação de Bono, endossando assim a credibilidade do Playing For Change. MagnÃÂfico!
E pra coroar a amplitude do projeto, o grupo decidiu em 2007 fazer algo para retribuir àtodos que contribuÃÂram e contribuem com sua música, criando a Playing for Change Foundation, uma organização sem fins lucrativos que reverte toda a renda angariada para as comunidades carentes das quais os músicos fazem parte, dando suporte àvárias escolas e abrigos. Vale a pena conhecer e saber o que é feito por lá.
Mas a despeito de toda essa conotação humanitária, Playing For Change mostra uma riqueza de talento e cultura que chega a ser contagiante. Podemos ver quanta gente bacana e talentosa está espalhada por aàsem nunca ter tido a oportunidade de mostrar o quanto são bons. Muitos inclusive passando necessidade.
O mundo de fato reserva inúmeras surpresas e a música realmente dissipa diferenças, diminui distâncias e promove mudanças.
Playing For Change é lindo! Adorei conhecer, de verdade!
PS: Em 2009 foi finalmente lançado o documentário Peace Through Music (fiquei louca pra ver) e também a compilação em CD e DVD Playing For Change: Songs Around The World com dez músicas.
Super dica dada por meu sobrinho querido Marcus VinÃÂcius!
Meu marido faz parte desta organização. Obrigada por dividir o link. ;-)
Que bacana Patricia!!! Parabéns à ele!
Ah! Eu já vi isso na MTV! Achei muito maneiro, cara! Lindo demais!
=1