Parasitas que brotam do corpo de seu hospedeiro

14.05.08 - 5:20 PM Ester Castro






A natureza sempre esconde algumas excentricidades e acho que um bom exemplo disso é esse parasita do gênero Cordyceps, uma espécie de fungo que ataca insetos.
Milhares de insetos alimentam-se uns dos outros e se um inseto tiver se alimentado do referido fungo, também infectará aquele que irá comê-lo.
O interessante é que o parasita atua dentro do organismo desse inseto, provocando o crescimento de hífas (filamentos) que digerem e absorvem a parte interna do mesmo. Após morrer estes filamentos brotam do corpo do inseto formando uma nova colônia de fungos.
A confusão mental provocada pelo parasita faz com que formigas, por exemplo, se afastem do grupo induzindo-as a subir em galhos e encontrar um bom lugar para morrer e propiciar uma melhor disseminação de seus esporos.
Cogumelin nervoso esse, né não?

Estes fungos são apreciados na culinária oriental e tratados como iguarias. Também são utilizados como remédios, sendo inclusive extraído uma droga de uma de suas 400 espécies, para ser usado na prevenção contra a rejeição de órgãos transplantados.

Abaixo, você acompanha um vídeo super interessante que mostra todo esse processo e ao final dele tem algumas imagens de insetos vitimados por esse parasita.

Via Rainha de Copas









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. anderson
    3, agosto, 2008 em 14:33 | #1

    que nojo :toin: :angry: :haha: que merda :puke: :drool: :cry: :eek:

  2. 15, maio, 2008 em 09:00 | #2

    CRedo!

    Lembra até aqueles filmes em que alienigenas parasitas que invadem seres humanos para controlar suas mentes e dominar o mundo! UHAHAHAHAHA :eek: :yep:

  3. 14, maio, 2008 em 19:09 | #3

    :han:

    Que meleca!!! risos…

  4. 14, maio, 2008 em 16:55 | #4

    Eu vi um vídeo no TED sobre esses fungos e a possibilidade de usá-los em casa no lugar dos inseticidas convencionais… Fiz um post sobre isso no blog:
    http://desertoresdaescada.com/2008/05/paul-stamet

Fechado para comentários.