Parasitas que brotam do corpo de seu hospedeiro
A natureza sempre esconde algumas excentricidades e acho que um bom exemplo disso é esse parasita do gênero Cordyceps, uma espécie de fungo que ataca insetos.
Milhares de insetos alimentam-se uns dos outros e se um inseto tiver se alimentado do referido fungo, também infectará aquele que irá comê-lo.
O interessante é que o parasita atua dentro do organismo desse inseto, provocando o crescimento de hÃÂfas (filamentos) que digerem e absorvem a parte interna do mesmo. Após morrer estes filamentos brotam do corpo do inseto formando uma nova colônia de fungos.
A confusão mental provocada pelo parasita faz com que formigas, por exemplo, se afastem do grupo induzindo-as a subir em galhos e encontrar um bom lugar para morrer e propiciar uma melhor disseminação de seus esporos.
Cogumelin nervoso esse, né não?
Estes fungos são apreciados na culinária oriental e tratados como iguarias. Também são utilizados como remédios, sendo inclusive extraÃÂdo uma droga de uma de suas 400 espécies, para ser usado na prevenção contra a rejeição de órgãos transplantados.
Abaixo, você acompanha um vÃÂdeo super interessante que mostra todo esse processo e ao final dele tem algumas imagens de insetos vitimados por esse parasita.
Via Rainha de Copas
que nojo
que merda
CRedo!
Lembra até aqueles filmes em que alienigenas parasitas que invadem seres humanos para controlar suas mentes e dominar o mundo! UHAHAHAHAHA
Que meleca!!! risos…
Eu vi um vídeo no TED sobre esses fungos e a possibilidade de usá-los em casa no lugar dos inseticidas convencionais… Fiz um post sobre isso no blog:
http://desertoresdaescada.com/2008/05/paul-stamet…