O cúmulo da “filhadaputice!”

18.02.10 - 9:11 AM Ester Castro






Eu sei que voltar a falar desse assunto já tá um porre, mas fiquei “fã” do último pulha que deu um copy e paste de cabo a rabo, inclusive com hotlink de TODAS as imagens, em dois posts meus sobre os personagens femininos e masculinos de games.

O cara plagia na lata vírgula por vírgula e usa um plugin contra plagiadores!!!!!!!

Blog plagiador usa proteção contra plágio!
Cúmulo da filhadaputice, ou não????

Ah Ester, mas você não estava testando o tal plugin WP-CopyRightPro que bloqueava as cópias?

Estava. Só que ele não é solução, apenas paliação. Assim como também o plugin WP-CopyProtect que segue a mesma premissa e é usado pelo tal sujeito.  Aliás eu até testei aqui só pra me divertir com o pop-up gerado.

Pop-up gerado pelo plugin WP-CopyProtect

Mas já desativei pelo seguinte. Além de me irritar e certamente irritar quem acessa o blog, eles tem várias brechas. É possível selecionar e copiar o texto através do atalho do teclado enquanto a página ainda estiver carregando. No caso do WP-CopyRightPro por exemplo, os usuários do Firefox que usam o NoScript e derem um block geral nos scripts, também conseguem copiar de boa.
E tem ainda o mais simples e óbvio. A possibilidade de acessar o código-fonte da página através do menu do navegador e assim se deleitar com a cópia. Sem falar ainda dessa possibilidade através dos feeds.
Enfim. Não funciona, não resolve o seu problema, só sobrecarrega seu WordPress e torna sua página irritante.
Talvez os autores de tais plugins partiram do pressuposto de que o plagiador é burro, idiota e preguiçoso o bastante para querer dar um clique a mais para conseguir seu intento, né? :=)

E quanto ao problema do não menos odiado hotlink?

Confesso que esse é o que mais me incomoda porque além de você ser lesado no plágio ainda leva uma “carcada” do seu servidor alegando uso excessivo de banda. É uó!

O PictPocket até que não é ruim. Ele te fofoca todos os links que estão usando as imagens hospedadas por você lhe dando a opção de bloqueá-las ou não, um a um.

Mas achei o Hotlink Protection bem mais simples, direto e incisivo. Ele também substitui por uma imagem alternativa, que pode ser customizada ou padronizada, todos os hotlinks feitos do seu blog pela web afora, mas faz isso de forma automática e de uma só vez. Esse claro, está sendo devidamente usado no momento.

Posts plagiados

Pode até ser tão paliativo quanto os outros plugins, mas certamente irá irritar muito mais quem copia do que quem é copiado.
E depois, com um tempo de sobra, customizarei uma imagem tão incomodante quanto o hotlink em si. :evil:



Categorias: Blogs, Dica, Opinião, Tudo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. marcelo
    14, julho, 2010 em 09:44 | #1

    galera é o seguinte estou desesperado, estou usando o wordpress 3.0 e instalei esse plugin, e o que aconteceu? sumiram todas as imagens dos meus posts, ele fez hotlink para o meu proprio site….e pra piorar já desativei o plugin e não adiantou, até exclui o plugin e não adiantou tb, meu site tá sem nenhuma imagem da pasta uploads e não sei como resolver isso, por favor se alguem puder ajudar ficaria muito grato.

  2. 21, fevereiro, 2010 em 13:30 | #2

    Esse lance de plágio é uma falta de caráter, mas acredito que estes infelizes não durem muito tempo (ainda que apareçam novos). Blogueiro é curtir e escrever assuntos que ama, que nem você comentou, tem um blog para se expressar.

    Este infeliz daqui a pouco some do mapa. Sou blogueiro novato e me irritei quando fiz um artigo técnico muito interessante e uma fedelha roubou e colocou no blog dela, simplesmente mandei um email e mandei deletar, caso contrário iria denunciar para o Google por conteúdo duplicado (há quem diga que o Google é rígido com isso). Não teve outra, a menina deletou o post. Foi uma atitude pequena que provavelmente fez ela pensar sobre "ética". Talvez apenas um grão de areia, mas fiz…

  3. 20, fevereiro, 2010 em 05:05 | #3

    Ô Ester, não piora a imagem não! Essa imagem de bloqueio aparece lá no Google Reader e quando eu cliquei pra ver o post no blog, apareceu até aqui mesmo (depois de atulizar, voltou ao normal).

    Lembro que eu assinava um blog que fez uma coisa parecida mas botou uma imagem com um pornozão fudido e os dizeres "Vai roubar imagem da sua mãe seu filho da puta!!!" (rsrs)

    Deixa só a plaquinha mesmo (ou nem essa) que dá p aguentar! ;)

    • 20, fevereiro, 2010 em 07:04 | #4

      hahahahahahah também pensei nisso!!!

      Melhor deixar quieto e manter uma imagem comportada mesmo. :D

  4. 18, fevereiro, 2010 em 19:16 | #5

    Esther,

    Assunto polêmico e complicado. Realmente é muito chato ver nossos textos expostos como se fossem de outra pessoa, mas fazer o que, isso é Internet.

    Não desanime, estarei sempre aqui lendo seus textos e buscando alguma inspiração para os meus.

    Parabéns!

  5. Franco
    18, fevereiro, 2010 em 18:16 | #7

    Só o tapa de luva que vc deu já valeu, além de demonstrar todo o seu conhecimento e domínio sobre o assunto de quebra deu uma aula de caráter (pra que possui… claro)

    Parabéns

  6. 18, fevereiro, 2010 em 16:55 | #8

    Realmente esse é um assunto muito chato e sem dúvidas o hotlink é o pior que pode acontecer.

    Gostei do que você disse sobre o Hotlink Protection mas queria saber se ele bloqueia as imagens dos feeds também ou se funcionam normalmente.

    Abraço!

    • 18, fevereiro, 2010 em 19:38 | #9

      Lança, se vc clicar na imagem no feeds, ela abre em outra janela direcionando para a imagem alternativa do Hotlink Protection.

      Mas se o cara copiar a URL em propriedades da imagem, que geralmente tem o acréscimo de "index.php?feedimage=" na mesma, acaba conseguindo fazer o hotlink dela.

      Ou seja, esse plugin não protege as imagens do feeds, infelizmente.

  7. 18, fevereiro, 2010 em 12:23 | #10

    Um dos blogs meus que já teve conteúdo copiado é esse aí embaixo, chama-se "Blog do Jeorane":
    http://ovelho.com/blogs/jeorane

    Veja que o blog fica dentro do blog do OVelho.com, nas raras vezes que as pessoas citam a fonte, dão crédito para OVelho, elas nem percebem que quem escreveu fui eu. Mas isso não tem nenhum problema! Eu acho legal! O plágio também é um tipo de reconhecimento!

  8. Jeorane
    18, fevereiro, 2010 em 11:54 | #11

    Ester,

    Não me lembro quando foi a 1ª vez que eu acessei o seu blog.

    Ele era muito bom, tinha assuntos interessantes, muito condizente com o título: "Saber é bom demais".

    Ainda acompanho esse blog via Google Reader.

    Mas veja o que aconteceu:

    1 – A quantidade de postagens caiu muito.

    2 – A qualidade das suas postagens e textos caiu muito também – não tem mais nada a ver com título.

    Porque você está tão preocupada com o roubo de seu conteúdo?

    Você acha que o conteúdo produzido atualmente por você tem algum valor? Alguém compraria? Colocaria numa revista ou jornal?

    Três conselhos:

    1 – Volte a produzir conteúdo de qualidade.

    2 – Deixe que roubem a vontade, não se importe com isso.

    3 – Não use esses termos que você usou nesse título, que coisa feia!

    Enquanto você ficar preocupada e indignada com o roubo da sua "propriedade intelectual", o nível só tende a cair. Volte a se preocupar apenas com quantidade e qualidade do seu conteúdo, ou então fecha essa coisa.

    Veja por exemplo o site mdig.com.br, eles produzem cerca de 10 posts por dia! Quase todos são de ótima qualidade e eu costumo ler todos. Já vi plágio do conteúdo deles várias vezes em vários blogs que não citaram a fonte. Eles já copiaram um post meu mas citaram a fonte, eles fizeram também isso com um post seu, mas também citaram a fonte.

    • 18, fevereiro, 2010 em 15:13 | #12

      Jeorane, bem-vindo de volta! Espero que sem brigas dessa vez, ok!

      Vamos por partes:

      1- As postagens de fato caíram. Estou no meio de uma de minhas enúmeras "crises existenciais bloguísticas" e um dos motivos é justamente esse. Postar pra virar cópia me desanima. A parte de que tenho uma atribulada vida offline é um mero detalhe.

      De qualquer forma, não vivo de blog e nem faço jornalismo com ele, portanto não me verá "postando pelos cotovelos".

      2- Aprecio sua reclamação quanto a quantidade e qualidade do conteúdo. É um direito seu já que é assinante do blog e desde já lhe agradeço por isso. Só que assim como já escrevi no perfil do blog, uso este espaço não só pra dividir opinião, informação e variedades, mas também para me expressar como se falasse à amigos. Quero tratar de todo e qualquer assunto sempre que achar pertinente.

      3- O MDig do meu grande parceirão Luisão é realmente uma grande referência pra mim, mas o Saber nem de longe pretende e merece ser comparado à ele. Aqui eu posto sozinha entre um tempinho vago e outro, lá existe uma equipe. Não dá pra competir.

      4- Não importa se os artigos plagiados aqui sejam uma bosta ou não. Vai me incomodar do mesmo jeito. Me tomou o tempo que já não tenho e implica outras consequências. E não acho que ser alvo de cópias seja sinônimo de reconhecimento. Esse eu dispenso.

      5- Quanto ao palavreado chulo, desculpe, mas se eu florear demais, não serei mais eu. Lógico que também sei ser séria, coesa e impoluta sempre que necessário, vide artigos em Comportamento, Pessoal e Opinião, porém "descer do salto" vez ou outra, me revigora.

      6- De seus conselhos, tentarei seguir o primeiro. Mas antes preciso retomar o prazer de editar um blog.

  9. 18, fevereiro, 2010 em 08:22 | #13

    Muito boa a dica!! =D

    Entendo exatamente pelo que você passa, produzir conteúdo e ter ele surrupiado por ""blogueiros"" ctrl+c ctrl+v.

    Resolvi instalar o pictpocket (estava curioso pra saber quem eram os safados) e em meia hora já apareceram 6 espertinhos!

    Hunf… dá-lhe block neles!!

  10. 18, fevereiro, 2010 em 07:26 | #14

    É uma pena que você tenha que ter perdido seu tempo para instalar e aprender o funcionamento de um plugin só por causa de pessoas folgadas como estas. É foda que o cara nem sequer hospedou as imagens no servidor dele, te dando problemas com o seu servidor.

    Será que encontraremos uma solução definitiva para este problema?

    Boa sorte e continue jogando! (games é lógico)

  11. 18, fevereiro, 2010 em 06:58 | #16

    Huahuahuahauhaua… foda! você poderia colocar a imagem uma bem tosca, podrona nos hotlinks

    • 18, fevereiro, 2010 em 07:21 | #17

      Vc acha que já não pensei numa coisa beeeeem “cabeluda”? hahahahahahaha

Fechado para comentários.