O animal mais mortal do mundo é…. a muriçoca!

06.12.10 - 12:25 PM Ester Castro Comente! Ler comentários






Pernilongo by Guto Spósito

__Sou um perigo! Saca o tamanho do muque!!

Arte por Guto Spósito

Há um tempo atrás, o site Live Science relacionou na opinião deles as top dez espécies de animais mais mortais do mundo.
E quem encabeça a lista é ninguém menos que um inseto denominado por muitos de muriçoca, pernilongo, zancudo, bicudo, sovela, mosquito ou seja lá como mais é conhecido regionalmente.
A explicação é simples. Apesar de ser quase que imperceptível, não ter nada de assustador, não ser venenoso e a maioria das picadas provocarem apenas coceiras, o mosquito do gênero Anopheles existente quase que no mundo inteiro, transmite a malária através do parasita Plasmodium. E em números atuais, a malária mata cerca de 3 milhões de pessoas por ano, estatística essa apenas comparada às vítimas de AIDS.
Viu só? Tremendo serial killer:80:

Veja o restante dos animais mortais da lista.

Via Cogumelo Louco



Categorias: Animais, Curiosidade, Mundo, Tudo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. Jeorane
    17, dezembro, 2010 em 07:59 | #1

    O animal mais "MORTÍFERO" do mundo é…. a muriçoca!

    A palavra "mortal" poderia ser usada se fosse atribuída a um objeto inanimado. No título do seu post a palavra "mortal" dá a entender que a muriçoca morre fácil, pois a muriçoca é um ser vivo.

    Veja as definições:

    http://pt.wiktionary.org/wiki/mortal

    http://pt.wiktionary.org/wiki/mortífero

    • 17, dezembro, 2010 em 09:19 | #2

      Até concordo com sua observação Jeorane, mas "mortal" e "mortífero" são considerados sinônimos embora a semântica possa sofrer uma tênue diferença de acordo com o contexto da frase.

      Acho que é mais um vício de linguagem. É notório que designamos mortal tanto aqueles que não tem "vida eterna", como também aqueles que causam a morte. É comum vermos "fulano desferiu um golpe mortal em ciclano"; "essa cobra possui um veneno mortal" e por aí vai.

      Talvez no sentido estrito da palavra, "mortífero" seria mais adequado para ilustrar o título, mas como eu disse, somos reféns dos vícios de linguagem. Nesse caso, devemos nos ater ao contexto.

      • Toim
        7, junho, 2011 em 13:15 | #3

        Oooooiiii…. Toooooma…

  2. 6, dezembro, 2010 em 09:49 | #4

    Como diriam o Chaves e Kiko "Que coisa, não?"

  3. 6, dezembro, 2010 em 09:35 | #5

    O mais mortal animal do planeta é a aranha. Ela só não é quem mata porque ela decidiu que somos insignificantes demais e portanto pode nos deixar viver! ;)

  1. 6 dezembro, 2010 em 12:58 | #1
  2. 17 dezembro, 2010 em 13:43 | #2