O novo modelo da carteira de identidade

06.08.08 - 8:13 PM Ester Castro Comente! Ler comentários






Vai ficar bem chiquetosa a nova carteira de identidade que vigora a partir de janeiro do ano que vem. O documento não será mais chamado RG, mas RIC (Registro de Identidade Civil) e promete reunir todas as informações do cidadão. Serão RG, CPF e Título de Eleitor num só documento que terá o shape de um cartão de crédito no que se refere ao formato, material e tamanho.

O RIC ainda terá um chip com informações adicionais, como cor da pele, altura e peso. As impressões digitais não serão mais no método dedão na tinta mas sim escaneadas e as informações serão enviadas para um banco de dados do INI – Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, alimentarndo o Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais.

Ítens de segurança como dispositivo anti-scanner, imagens ocultas e palavras impressas com tinta invisível, fotografia e impressão digital a laser e a possibilidade de armazenar no chip, informações trabalhistas, previdenciárias, criminais e o que mais for necessário, vem a ser o grande diferencial do novo documento.

Bom, além de tentar impedir a ocorrência de fraudes, pois será gerado um número nacional e único para cada brasileiro, a nova carteira irá catalogar impressões digitais que facilitarão a identificação do indivíduo em caso de crime e afins.

Estima-se que a troca gradativa do documento leve cerca de 9 a 10 anos para ser efetivada.

Massa. Mas não ter fraudes é um pouco utópico demais…
Vamos esperar pra ver.

Via WebMais



Categorias: Informação, Tudo, Utilidade







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 2, maio, 2012 em 00:17 | #1

    Adorei o novo modelo da carteira de identidade!

  2. Michael
    26, janeiro, 2011 em 04:16 | #2

    Será legal quando inserirem dados falsos no banco de dados com o seu nome.

    Quem vai valer mais?

    Sua palavra ou o "sistema"?

    Você terá que provar sua inocência?

    Será a inversão da prova? Todo mundo é culpado até prova em contrário?

  3. Dani
    7, janeiro, 2011 em 07:41 | #3

    Bota um chip na testa da pessoa, quer melhor modo de prevenir falsificações??? rsrs…

    mas brincadeiras a parte, mto jóia esssa idéia de unificação de documentos em um só!!!!!

    =*

  4. Hilton
    31, dezembro, 2010 em 14:50 | #4

    Cuidado! a profecia do apocalipse vem ai. Leiam a Biblia: apocalipse capítulo 13 versículo 16 ao 18.

  5. SERGIO ALVARO RODRIG
    3, dezembro, 2010 em 08:17 | #5

    ESTÁ IDEIA É GENIAL, SERA QUE EM JANEIRO JÁ POSSO TROCAR A MINHA IDENTIDADE VELHA PELO ESTE MODELO NOVO MEU ESTADO É BAHIA E A CIDADE SALVADOR.

  6. Emerson
    17, setembro, 2010 em 08:38 | #6

    Quem não acreditava na bíblia que há muito e MUUUIIIITO tempo já fala sobre o “chip” na identificação, ACRETITE!!!, O “chip” chegou na identificação, está no tamanho de um cartão de crédito, com mais um pouco de tempo, as pessoas acharão incômodo ter que carregar um cartão com seus dados, “NÃO SE PREOCUPEM, ISSO TAMBÉM SERÁ RESOLVIDO” vai ser reduzido o tamanho e “IMPLANTADO” na “MÃO DIREITA” ou “TESTA” e junto o NÚMERO DA “BESTA”. Gente, é BÍBLICO, ninguém pode mudar o que DEUS escreveu, tudo irá acontecer, e o que fazer? Aceite á Jesus Cristo!!! e não aceite o número da “besta” que está por vir. “AQUELE QUE MORRER POR AMOR DE JESUS, AINDA QUE MORRA VIVERÁ”

  7. ANTONIO DOMINGOS DE
    19, fevereiro, 2010 em 12:22 | #7

    Muito interessante espero que venha dificultar a falcificação dos estelionatários, alem do mas bastante bonita.

  8. 22, dezembro, 2009 em 23:35 | #8

    MASSA GOSTEI!

    JANEIRO VOU TIRA A MINHA.

  9. 21, setembro, 2009 em 18:06 | #9

    Olá…

    Tem alguma previsão de chegada para o novo RG aqui em Salvador-Ba?

    • ACM
      28, março, 2011 em 07:23 | #10

      Sim, previsao pra chegada em Salvador no ano de 2075.

  10. 11, setembro, 2009 em 05:36 | #11

    Lembrando que hoje a CNH tem tres documentos em um e é um dos documentos completos e praticos que temos, já tem anos que uso apenas ela e pelo que percebi não vai ter no novo documento, é uma pena.

    Entendi correto ou vai tambem ter essa informação da CNH no novo documento?

  11. 4, julho, 2009 em 19:02 | #12

    jóia gente!

  12. 4, julho, 2009 em 18:46 | #13

    Gente isso nao é nada mais que uma artimanha satanica. Todos que aceitarem fazer esse novo documento que terá um chipe, estará recebendo o sinal da besta. Isto é profético! Gente acordem, leia mais a biblia e as profecias. Jesus está prestes a vir!

    • 11, outubro, 2009 em 17:32 | #14

      Sua louca! Deve bem ser uma fanática religiosa seguidora do "edírzimo" Macedo rsrsrs…

      • 11, outubro, 2009 em 18:53 | #15

        N sou seguidora de edi macedo n , Deus me livre.. Estou falando pq estudo a biblia e li as profecias do apocalipse.. se vc estudasse saberia o que eu estou dizendo..

        • 11, outubro, 2009 em 20:24 | #16

          prefiro dar atenção as profecias de Nostradamus pois são mais consistentes e vão de encontro com a sabedoria de outros povos entre eles os Egípciose muitos outros povos conhecidos por ter grande sabedoria em diversas áreas do conhecimento humano como a astronomia.

    • 11, outubro, 2009 em 17:34 | #17

      Que mania que a maioria tem de achar que a bíblia é p livro da verdade… Ninguem nem sabe quem realmente o escreveu, e só por analisar certas atrocidades que estão escritas nele para ver que a bíblia não tem nenhuma ligação com o nosso Superior…

      • 11, outubro, 2009 em 19:02 | #18

        Se vc n acredita na biblia, vai acreditar mais em que?

        Eu sei q a biblia é uma questão de fé..Mais acho que deveria sim estudar a biblia independente de religião… pq só existe uma religião q está de acordo com a biblia é Adventista do setimo dia..é a mais criticada, porem a mais de acordo..

        • 11, outubro, 2009 em 20:16 | #19

          Bom acredito na ciência. Ela tem muito a dizer… quanto a Bíblia não se pode simplesmente ter total e irrestrita credibilidade unicamente porque nossos pais avós e bisavos nos dizem que é o certo. Em outras culturas o Alcorão é tomado como a verdade. Ou seja é tudo uma questão de cultura. Então levantei a questão: Qual povo/ cultura está certo? Cheguei a conclusão que nenhum dos que tenho conhecimento! e já lí a bíblia de cabo a rabo sim. importante salientar que novo e velho testamento… Concluíndo não sabemos quase nada e não temos certeza de ABSOLUTAMENTE NADA! Mas eu pesar de ser livre de religiões aconcelho a todos que tenham uma, afinal é científicamente provado que quem acredita em algo de maneira cega e irrestrita pode viver mais pois terá sempre uma zona de conforto (mesmo que fantasiosa) para a qual fugir nos momentos de dificuldade. Ou seja deve existir algum superior, mas creio que bem diferente do que se imagina por aqui… E quanto as religiões são simplismente instituições políticas e ou financeiras…

      • Willian
        2, abril, 2011 em 21:02 | #20

        Resposta ao caro Adriano:

        A profecia de Nostradamus dizia que no ano 2000 o mundo iría acabar,o que vc me diz sabichão? Pelo jeito vc é mais um dos que acreditam no que os homens falam.Homens são falhos assim como eu vc,só Deus é verdadeiro, pois,nele há conhecimento e sabedoria, peça e vc terá.Quanto a bíblia é uma questão de entendimento.Não me admira que alguns que se dizem intelectuais não consigam desifrar um versículo apenas, dizem que não entendem o que está escrito,talves vc seja um.A biblia já dizia a milhares de anos em atrás no livro de Isaías que o ar tinha peso, isso só foi descoberto pelo homem à aproximadamente 200 anos atrás.Apoio vc no que se diz respeito as religiões, no mundo existem milhares,fica até dificil escolher uma,pois, o que na verdade elas fazem é confundir as pessoas.Mais que há um só Deus e criador de todas as coisas isso ninguem pode negar a não ser que seja ateu.É a ele que devemos ouvir e não à religiões.Se vc leu toda a biblia como diz e ainda tem este pensamento vai me descupar mais vc está cego espiritualmente por falar essas coisas.Nela diz tudo ísto que está acontecendo e muito mais.Diz tambem que no fim dos tempos haveria uma nova ordem mundial,uma só moeda um só governo,haveria a implantação de uma marca na mão direita ou na fronte da testa e ninguem poderia comprar se não as tivessem.E tudo já está caminhando para ísto.Já que a leitura da bíblia não deu muito certo pra vc, pesquisa na net sobre (Iluminatis,criação de uma nova ordem mundial) etc.Foi dificil pra mim entrar nesta questão pois, a propria palavra de Deus diz que não devemos entrar em questões loucas, mas quando se trata das coisas de Deus não posso me calar ao ouvir tantas baboseiras. Tambem tenho certeza que isso irá servir de despertamento para muitos que passarem por aqui. Que Deus possa abrir teu entendimento e te abençoar abundantemente em NOME DE JESUS!

  13. Karine
    10, março, 2009 em 09:14 | #21

    Algum Estado já começou a implantá-la? ? ?

    Ouvi falar q seria o Piauí.

  14. romulo
    17, novembro, 2008 em 11:49 | #22

    :joia:

  15. japa
    30, setembro, 2008 em 19:22 | #23

    unificar os documentos em um so e uma boa,mais acho q deveria se ter um pokinho de cautela,pois com todos os dados em um so pode ser perigoso.para quem pratica algum tipo de esterionato isso seria um prato cheio.acho deveria haver testes,e depois entrar em fase de iniciação.

  16. Feruchio
    18, setembro, 2008 em 03:21 | #24

    "…possibilidade de armazenar no chip, informações trabalhistas, previdenciárias, criminais e o que mais for necessário"

    Posso estar enganado, mas até por uma questão de lógica e segurança, creio que o CHIP armazenará tão somente o NÚMERO do documento, para que ao ser inserido em algum terminal específico, acesse o "BANCO DE DADOS" para retornar as demais informações sobre tal pessoa. O sistema seria o mesmo que o de cartões de crédito com chip e/ou tarja magnética.

  17. Cláudia
    27, agosto, 2008 em 06:09 | #25

    E quanto isso vai custar para cada brasileiro??????

  18. worlok
    12, agosto, 2008 em 05:35 | #26

    Podia tambem incluir o CPF nesse novo registro !!!!!

  19. 9, agosto, 2008 em 12:00 | #27

    Sim, o novo "RIC" ficará bem melhor com toda certeza. Agora eu gostaria muito que eles reinventassem a CNH. Tanto para evitar fraudes, quanto pela estética também, pois ela fica devendo nesse quesito, não acha? abraço !

  20. 8, agosto, 2008 em 22:29 | #28

    :yeah: ENFIIIMMMM

    Agora rouba e não precisa tirar trocentos documentos diferentes, é só bloquear e pedir segunda via não muito diferentemente de um cartão de crédito qualquer.

    Unificação dos bancos de dados é o que há. Se vai fazer a transferência em 10 anos ou não, para mim não interessa. Eu quero a minha o mais rápido possível hauhuah

  21. 7, agosto, 2008 em 16:10 | #29

    Chiquetosa sim, o problema vai ser na hora de "identificar" o peso, vai ter muita mulher irada com isso!!!

  22. Malcomtux
    7, agosto, 2008 em 07:55 | #30

    Base de dados nacional única at last!

  23. 7, agosto, 2008 em 05:25 | #31

    Que coisa, vou ter um documento com meu nome na marca d'água.

  24. 6, agosto, 2008 em 22:22 | #32

    Acho que vai levar bem mais que 10 anos.. trabalhei na confecção de identidades muitos anos antes de saber sequer o que era blog e me apavorava com o número de pessoas que ainda tinham aquela carteira antigona, mas antigona meeeeesmo. É muito grande! Mas adorei a carteirinha… vamosver se a foto ajuda. Beijos (e o Saber está lindão!!!)

  25. 6, agosto, 2008 em 20:14 | #33

    Eu já não uso meu RG faz tempo, desde que tenho a minha carteirinha do Conselho, é muito mais prático.

    Já tava na hora de mudarem '-'

  26. Breno
    6, agosto, 2008 em 19:58 | #34

    É o chamado efeito escalada. Se inventam a arma, alguém inventa o colete a prova de balas. Quando inventam o colete, alguém inventa as balas perfurantes. Quando inventam as balas perfurantes….e por aí vai.

    Mas achei legal a carteira. Só o fato de ser um único documento já facilita bastante, do que ter várias coisas diferentes. O problema é que se você for roubado, até fazer a nova, fica sem documento "extra" nenhum.

    Enfim, achei maneiro.

  27. 6, agosto, 2008 em 19:53 | #35

    Impedir fraude… acredito q não, pois os fraudadoures sempre arrumam um jeitinho!Mas, acredito q irá dificultar bastante e isso é bem positivo.

  28. 6, agosto, 2008 em 19:09 | #36

    Que loco!!

  29. 6, agosto, 2008 em 18:27 | #37

    Já estava na hora de unificar os documentos…

    Agora…quanto a falsificação…já viu né…

    Abraços

  1. 6 agosto, 2008 em 23:13 | #1
  2. 6 agosto, 2008 em 23:13 | #2
  3. 7 agosto, 2008 em 03:12 | #3
  4. 7 agosto, 2008 em 03:12 | #4
  5. 9 agosto, 2008 em 00:47 | #5
  6. 21 agosto, 2008 em 16:11 | #6