Campanha contra o “jogo da asfixia” na França

13.03.07 - 4:45 AM Ester Castro






Uma campanha lançada nesta segunda-feira na França alerta para os riscos de uma prática que está se tornando cada vez mais freqüente nas escolas do país: o “jogo do lenço“, em que crianças e adolescentes brincam de se estrangular para sentir alucinações causadas pela falta de oxigenação e de irrigação sangüínea no cérebro.

A campanha televisiva, lançada pela associação, mostra os rostos de 25 crianças e jovens e diz que “eles brincaram o jogo do lenço, como centenas de outros, e morreram por causa disso. Acabemos com esse desastre”.

Essa prática já teria início nas escolas maternais, segundo a associação Apeas, com a brincadeira chamada “jogo do tomate“, em que crianças brincam com a respiração para ver quem fica com o rosto vermelho mais tempo.

Eu me pergunto o seguinte: onde está a origem de tudo isso? Será a falta de diálogo com os pais ou mesmo a falta de orientações e ensinamentos por parte deles? Isso é mera busca de prazer? Sim, porque é notório que a falta de oxigenação no cérebro provoca inconsciência, alucinações e certo prazer, simulando o efeito das drogas. Ou é excesso de instinto competitivo? Talvez se submetam a esse tipo de prática para serem aceitas num grupo ou gangue, pois o desejo de ser popular entre o meio é mais forte do qualquer outra coisa, por isso ingressam literalmente na prática de “jogos mortais”… Bem, não sei…Só sei que fico cada vez mais pasma com os perigos a que nossos filhos estão sujeitos…e o que mais pode surgir para ameaçar a saúde e a segurança deles…

Fonte: Ciência e Saúde









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. Eu
    31, agosto, 2007 em 13:21 | #1

    bom mesmo era brincar de medico com as primas!! :D

  2. Philipe
    16, março, 2007 em 15:51 | #2

    eu sou do tempo em que a brincadeira mais perigosa que as crianças faziam era a do copo.

  3. Moziel T.Monk
    13, março, 2007 em 06:59 | #3

    Já ouvira falar um transtorno da sexualidade que envolve a anoxia durante o ato sexual para aumentar o prazer. Além do risco de morte, a privação temporária de oxigênio pode causar danos irreversíveis ao cérebro.Mas essa das crianças pra mim é novidade

Fechado para comentários.