Não sabe fazer ambrosia? Eu te ensino.

27.12.10 - 3:21 PM Ester Castro






Ambrosia da Ester Castro

Olá queridos!!!!

Passei a ceia de Natal na casa do meu cunhado e fiquei encarregada de levar uma sobremesa. Escolhi fazer ambrosia.

Ambro… o quê?

ambrosia (am-bro-si-a)
s. f.
Substância mágica comida pelos deuses da mitologia grega e romana. Às vezes, era misturada com néctar e bebida. Os deuses mantinham sua imortalidade banhando-se nela ou esfregando-a na pele. Sem ambrosia, eles ficavam fracos. Um ser humano que a bebesse tornava-se forte e imortal. A palavra ambrosíaco significa delicioso, saboroso.

Fig. Coisa que deleita, que causa grande prazer; comida ou bebida deliciosa.

Bras. Doce de leite com ovos. (A pronúncia culta é também ambrósia, salvo o doce brasileiro.)


Há uma sobremesa americana que também recebe o nome de ambrosia e que nada mais é que uma salada de frutas à base de iogurte, abacaxi, laranja e côco, portanto não tendo nada a ver com a que conhecemos.

A origem é bastante controversa. Para nós, a ambrosia é uma das mais antigas iguarias típicas de Minas Gerais, mas para outros, esta sobremesa é originária da Península Ibérica, cujo mérito é dividido entre Portugal e Espanha. Pode ser mesmo que tenha vindo de lá e se popularizado no interior mineiro.

Mas independente da origem, o troço é bão demais da conta! E a ambrosia que eu faço (modéstia levando um bicuda nesse momento), é a melhor que já comi até hoje!! :=)

Existem várias versões da receita. Eu aprendi fazer com a minha sogra, mas acabei modificando um pouco diminuindo a quantidade de açúcar e incorporando outros itens.

Segue abaixo então a minha receita de ambrosia que fica com uma doçura super suave e sem cheiro de ovos:

– 4 litros de leite;
– 1 caixa (ou lata) de leite condensado;
– 1 xícara de açúcar refinado;
– 1 ou 2 paus de canela (opcional);
– 6 ovos;
– essência de baunilha à gosto.

Modo de preparo:

– Pegue a maior panela que você tiver (acredite, precisa ser das grandes) e coloque o leite, o açúcar e o leite condensado para ferver. Se optar por usar a canela, joga na panela também. Depois que levantar fervura, deixe cozinhando até reduzir no ponto em que o leite ficará mais espesso e mais douradinho.

– Separar as claras e passar as gemas na peneira. Bater as claras em ponto de neve e depois ir adicionando as gemas peneiradas enquanto continua batendo. Ficará uma espuma amarelinha.

– Vá derramando essa espuma batida SEM MEXER, sobre o leite ainda fervendo. Se você não usou uma panela grande, nesse estágio você irá se arrepender de não ter usado. A espuma fará o leite subir e se não houver espaço, irá transbordar. Mas você pode fazer pequenos talhos nas laterais ou no centro para que o ar quente saia, evitando o desastre.

– Deixe cozinhando até perceber que as claras tenham ficado consistentes e cozidas por baixo. Então com uma escumadeira ou colher grande, vá virando grandes porções da espuma para cozinhar do outro lado. Esse processo leva cerca de 20 a 40 minutos, dependendo da chama do fogão. Ficará beeeem cozido.

РFinalizado o cozimento, desligue o fogo, adicione a ess̻ncia de baunilha, misture levemente para incorporar e tampe a panela.

– Sirva gelado.

DICA:

– Eu gosto da ambrosia com pedaços maiores, mas fica a critério fazer em pedaços menores. Só que só faça isso quando as claras já estiverem cozidas ou quando virar depois que estiverem cozidas por baixo, senão irá desandar o prato.

– A receita rendeu 2 litros. Portanto se quiser maior quantidade, use mais leite e adapte a quantidade do restante dos ingredientes já que o leite PRECISA REDUZIR E ENCORPAR para que a sobremesa fique saborosa.

Ambrosia da Ester Castro

Não é à toa que muitos chamam a ambrosia de “manjar dos deuses”. É de fato uma sobremesa estupidamente deliciosa e de comer rezando…

That’s all folks! Espero que gostem!! :8:









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 14, janeiro, 2012 em 13:55 | #1

    Humm!Parece ficar muito gostoso, vou fazer.kkkkk

  2. rafa
    3, agosto, 2011 em 13:57 | #2

    vc não é madre coisa nenhuma és uma ignorante isso sim.

  3. Gáu
    28, dezembro, 2010 em 15:33 | #3

    Oie! Eu também sei fazer ambrosia, mas de uma maneira totalmente diferente! Eu coloco os ovos batidos e a canela mas com o leite ainda frio e mexo! O Restante dos ingredientes são os mesmos porém coloco uma colher de vinagre de maçã, assim fica menos aguado! Bjus

    • 28, dezembro, 2010 em 16:20 | #4

      Nossa que diferente!! Mas aí ele fica tipo um creme né?

  4. 28, dezembro, 2010 em 12:37 | #5

    Olá Alma

    Desculpe-me, mas não posso aceitar que Ambrosia seja manjar dos deuses, pois Deus é Único, portanto vejo Idolatria em seu blog.

    No mínimo uma obra satânica para fomentar a obesidade diabólica.

    Sou uma Madre e no meu convento não se faz uso de doces e nem de frituras. Vivemos a Regra da Santíssima R.A. e nos tornamos Esbeltas e Gostosas em Cristo. Aleluia 3x

    Santo Ósculo no coração!

    • Daiane
      7, outubro, 2011 em 15:47 | #6

      KKKKKKKKKK essa é boa.

Fechado para comentários.