Não foi Michael Jackson o criador de “moonwalk”!

03.07.09 - 1:58 PM Ester Castro






Moonwalk
Imagem: reprodução

Okay… se quando eu disse que não ia lamentar a morte de Michael Jackson por ele ter se tornado um escroto o pessoal já me crucificou, então agora ao dizer que moonwalk não foi realmente invenção dele, vão me fritar em óleo quente piece by piece… :evil:

Dá só uma olhada nesse vídeo, em especial os segundos finais:


Se o vídeo não carregar, clique aqui.

O mérito todo é na verdade do dançarino americano Bill Bailey que apresentou o passo pela primeira vez em 1955, três anos antes de Michael ter nascido.

Depois disso o moonwalk esteve presente nos pés de vários outros artistas como o mímico francês Marcel Marceau, o dançarino britânico Lindsay Kemp, o roqueiro David Bowie, o ícone James Brown no filme The Blues Brothers e o cantor e dançarino Jeffrey Daniel, que teria feito a performance da dança pela primeira vez na televisão. Leia mais…

Michael Jackson na verdade apenas popularizou o moonwalk, emprestando claro, sua personalidade à dança quando a fez pela primeira vez em 25 de março de 1983, enquanto cantava Billie Jean.

Foi então o boom da tal coreografia. E foi por isso que perante os olhos do mundo todos (inclusive eu) relacionavam cegamente o cantor e a dança ao criador e criatura muito embora Michael nunca tenha assumido isso…

Via Mataleone Já foi lá?

UPDATE:

PARA TUDO!!!! Esqueçam Bill Bailey.

Graças ao querido e respeitado biólogo Átila Iamarino, fiquei sabendo que alguém muito mas muito antes de Bill já dançava moonwalk e pasmem, trata-se de um pássaro muito do lindinho e merece todos os méritos, oras!!! :))

É o Manakin, uma espécie natural das florestas da América Central e pertencente à família de aves dançarinas – sim, é isso mesmo – os Pipridae conforme já explicou Kentaro Mori.

O moonwalk que ele faz é na verdade a sua dança do acasalamento. O macho (negro de cabeça vermelha) faz dos galhos um palco pra dar seu show com o intuito de cortejar a fêmea (marron). Não é um amor?


Se o vídeo não carregar, clique aqui.

Adorei saber disso!!! :palmas:









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. Jéssica
    22, junho, 2012 em 18:08 | #1

    Para mim Michael Jackson foi sempre o criador do Monwalker e essa história não vai fazer eu mudar de idéia, entendeu……!

  2. Amanda Carneiro
    13, fevereiro, 2012 em 00:34 | #2

    Tipo, acho nada a ver que o povo admirava cegamente o cantor e suas danças, pois Michael não só popularizou o Moonwalk como deu nome a ele, como melhorou ele, e como fez perfeitamente ele. Velho tipo Michael Jackson é muito boom mesmo! nada a ver de cegamente admiravam ele… =s

  3. Dirce Cãndido
    29, julho, 2011 em 08:47 | #3

    Ester Castro Respondeu:

    December 10th, 2010 at 9:41 PM

    Já posso rir? Se já pode rir? Claro querida, loucos como vc vivem rindo sem motivos, é talvez uma maneira de vc retrair toda a ira que traz no coração, vc é tão descontrolada querida, nota-se pelas respostas aos comentários, engraçado é que ofende o maior astro do planeta e não quer a manifestação de seus fãs? MJ, ao contrário do que vc falou deixou sim exemplos de dignidade, foi HUMANITÁRIO, e problemas, todos temos, sinceramente nunca vi nada de anormal, amar as crianças, eu as amo intensamente, independente de raça, te-las em minha casa, seria uma glória, quem me dera ter condições financeiras, ajudaria como Michael fez, nada de errado, se eu tivesse VITILIGO e fosse rica, faria sim o mesmo tratamento que MJ fez, desbotada com duas cores jamais, talvez vc, ficaria, sabe-se lá, só não seria ingênua como ele que ainda acreditou no ser humano, foi de sua índole boa que se deixou enganar com os estelionatários safados e sem caráter, que o acusaram em 2005, Michael nunca fez nada, foi uma vítima da fúria desumana de todos que não conseguem ver o sucesso de um negro, acaso vc é normal? Tens telhado de vidro? Que todos os demais possam se espelhar? Vc, é uma doente desocupada que vive no ócio, e quer somente aparecer, devia envergonhar-se de usar a internet com um assunto bomba? É por causa de pessoas más e crueis como vc que esse mundo perdeu um anjo como Michael, vc é seguidora dos mal informados, é retrógada. Parabéns, por sua descoberta, mas que moça inteligente! O Moonwalk foi mesmo Bill Bailley que inventou? Põxa vida, eu lamento te informar que eu já sabia tbm? Pelo próprio Michael, ele nunca disse que foi o inventor querida, ele aperfeiçoou e de uma maneira extraordinária, pois seu inventor nem mesmo sabia fazer direito, olha o desastre do vídeo que vc achou, não tinha coisa melhor não? Agora, tenha dó, esse assunto já encheu o saco, procura falar de gente da sua espécie… Não pode, entendo, não pode porque quem iria ler né? O nome Michael Jackson chama mesmo a atenção, a inveja e a ira de quem jamais aceitará que ele foi GRANDIOSO em tudo. Agora, vá se tratar sua doente. E eu vou ficar te monitorando, vais ficar fumaçando de ira hen? Vamos lá começa logo a me escrachar… Faz parte de vc….

  4. 1, julho, 2011 em 13:35 | #4

    poxa vida eu nunca imaginava que ele iria moreer né eu sou o maior fã dele pena que ele morreu:(:(:(:(:(:(:(:(:(

  5. Willian Junior
    11, janeiro, 2011 em 12:39 | #5

    Nao interessa quem criou, mais o MJ e quem revolucionou o MOONWALK, ate eu faço melhor que esse Bill ai!!! AGR VC'S QUE FALAM MAL DO MJ, SE OLHEM NO ESPELHOS FDP'S!!

    Michael Jackson – THE KING OF POP – FOREVER!!

  6. aline
    22, outubro, 2010 em 14:33 | #6

    tanto faz pra mim

    so sei ke o mike dança pra caralho

  7. 24, setembro, 2010 em 08:58 | #7

    Michael Jackson nunca disse que o passo de dança era seu :D

    Em TODAS as entrevistas que foi questionado sobre o moonwalk ele disse 'eu só o deixei famoso"

    E senhor dono do blog/post, nós fãs do Mj não vamos te matar por isso ^^

    Que ridiculo falar com os fãs desse jeito.

    • 24, setembro, 2010 em 09:52 | #8

      Simone este post/blog é editado por uma mulher.

      • Michaelle Când
        10, dezembro, 2010 em 15:20 | #9

        Como vc é ridícula, quem é fã verdadeiro (a) de Michael sabe muito bem disso, mais ridícula ainda é se dar ao trabaho de mostrar em vídeo o inventor do Moonwalker, fazendo o passo sem a magia contagiante de MJ, com os pés pra fora, devia ter se dado ao trabalho de ter encontrado um vídeo melhor criatura, querer denegrir um astro como Mike, sabendo que seus fãs vão defende-lo é no mínimo idiotice, Mike além de ter sido o melhor dançarino da história, foi o melhor cantor o melhor em tudo, entendeu? Se não sabes ele foi tbm HUMANITÁRIO, repartiu o que tinha com os necessitados, e vc? Faz o que? Destila seu veneno na internet querida, esse homem foi grandioso em todos os aspectos que se possa imaginar, e vc me vem com essa de inventor de Moonwalker? Mike nunca disse que era o autor, mas saiba que a perfeição do Moonwalker vc só viu nos pés mágicos de dele, devia se envergonhar de ocupar uma página na internet com uma sandice dessa, vá ocupar sua mente doente com algo que possa fazer-lhe bem ao espírito, ou comentar sobre alguém do meio que vc frequenta ou curte, MJ foi um ser iluminado cheio de boas energias, pessoas como vc são incapazes de entender seres especiais e do bem, procura um psicólogo para aliviar as neuras que tanto te afetam, ou leia a bíblia, pode ser falta de amor ao próximo, porque por mais que vc queira perseguir MJ, ele foi e será o melhor em tudo, quem dera que um dia aparecesse alguém ao menos a sombra do que foi esse astro como pessoa humana. Procura seguir o exemplo de Mike, ler sua história, vc vai melhorar. Lastimável sua idéia, se pensou que atingiria Mike enganou-se, nós fãs estamos muito atentos.

  8. 29, julho, 2010 em 14:47 | #11

    !!! Vc fica tentando provar uma coisa que ñ existe. Michael tinha talento sim pq vc se incomoda com isso? Vai fazer o bem pra alguém, estudar, sei la´ñ perca o seu tempo tentando dizer que Michael ñ tinha talento que vai ser em vão. Em vez de criticá-lo aprenda com ele seja mais amoroso com as pessoas! Olha se cada pessoa no mundo tivesse pelo ou menos a metade do amor que Michael tem, ñ haveria diferença entre a sociedade. Seria um mundo de paz. Mas pena que existem pessoas que nem vc que ñ ama e nem respeita.

    Michael live forever in my heart!!!!!!!!!

  9. Saracristine
    25, julho, 2010 em 16:57 | #12

    Logico q quem ñ gostava do Mike vai sempre achar q ele plajeou a dança ate pq nunca deve ter assistido ou ouvido uma entrevista dele onde varias vezes o cara falou q apenas havia aperfeiçoado,ô raça pra gostar de criticar as pessoas eu hein!!!

  10. Saracristine
    25, julho, 2010 em 16:51 | #14

    Ele ja havia dito q nao tinha inventado esse passo,apenas aperfeiçoou,q culpa ele tinha de ser o maximo ?!De ser o maior artista da terra!A va deixa o Michael descançar em paz quem ñ gosta ñ perde o tempo mandando mensagem,se manca!

  11. carol
    25, julho, 2010 em 14:03 | #15

    michael não disse que inventou o moonwalk.

    ele simplismente fez em uma apresentação e isso fez com que o passo ficasse famoso, e imortalisou o passo .

    com isso mj ficou famoso,mais ele fez muitas coisas com que fez ele ficar mais famoso e se tornar o REI DO POP.

    eu sou muito fã dele e acho bom vc que escreveu isso aki fica no seu canto ta bom ? seu inútio!

  12. julyana Gonça
    24, junho, 2010 em 09:38 | #16

    Michael King of pop , i love you para sempre te amarei para toda a eternidade!!! bjs te amo!!!

  13. julyana Gonça
    24, junho, 2010 em 09:36 | #17

    Bom,pode não ter sido o michael que inventou o passinho para tráz mais ele é quem faz melhor do que todos ele é o Rei do Pop , da música soul ,música romantica , e até do rock sabiam? dizem que como ele é cantor de todos os tempos Elvis começou sua carreira quando ele era adulto e Michael começou aos 5 anos de idade por isso ele é conssiderado também o Rei do Rock , além dessas coisas Michael era uma pessoa dócel , amigo , brincalhão , engraçado , amava crianças como eu que tenho 13 anos , era companheiro , e tinha muitoooooo bom coração ele gostava de ajudar pessoas pobres e que não tinha condições. Michael Ilove you para sempre …. beijos

  14. Sandra
    14, junho, 2010 em 17:12 | #18

    Mas Michael nunca disse que ele foi criador do moonwalk, porque vivem enchendo o saco com isso?

  15. marcelo
    22, maio, 2010 em 11:06 | #19

    O Michael sempre disse que ele naum inventou o moonwalk, ele só o aperfeiçou.. ele mesmo dizia isso !!

  16. 10, maio, 2010 em 15:32 | #20

    E daí que não foi ele? O próprio Michael dizia que não foi ele, mas ele REVOLUCIONOU o MOONWALK! Só um GÊNIO como MICHAEL JACKSON conseguia fazer um passo de dança tão simples se tornar algo tão surreal!! Salve o eterno REI DO POP!!!!*-*

    E outra: escroto por quê? Ah, já sei… vc é mais uma dessas pessoas ALIENADAS pela mídia, que acredita em tudo o que a imprensa fala, né? Bom…deixa quieto, vai…rsrsrsrs

    #michaeljackson4ever

  17. 8, março, 2010 em 17:49 | #21

    voce leu ate agora besteiras falando de michael jackson eu vou dizer a verdade michael é o rei do pop okkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ele é o meu favorito ele pode ate morre mais nunca vou esquecer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. daniel
    24, fevereiro, 2010 em 13:53 | #22

    nao importa isso ele foi pra mim o melhor dançarino de todos os tempos

  19. Guilherme
    2, fevereiro, 2010 em 16:58 | #23

    Na verdade, o Michael, como humilde que era, disse várias vezes que esse passo não era dele, e sim, era de um dançarino da década de 50, chamado Bill Bailey.

  20. Drezza
    8, dezembro, 2009 em 15:58 | #24

    Pode ñ ter sido ele a inventa-lo mas faziaa-o mlhor qe ngm e dps? Ora, isto é asim, vamos a descobrir coisas sobre ele so para o criticar é iso?

    Naao pq ele merece descansar em paz, era um rei da dançaaa e n interesa qem inventou o qe, ele fazia bem e prontooos!

    AMO.THEE MJ!!

  21. irene meireles
    27, novembro, 2009 em 13:31 | #25

    Brilhou aqui na terra e brilha também no céu

    O céu é a moradia dos grandes astros e estrelas

    E você Michael Jackson é o novo morador

    Rodeado dos anjos visivelmente vemos o teu brilho

    Junto de Deus e as estrelas

    O astro anjo brilhante, intocável brilhará eternamente

    Nasceste, cresceste e viveste aqui entre nós

    Com comportamento de um grande profeta e anjo do Senhor

    O menino prodígio o pretinho adorado

    Por Deus e o mundo

  22. 10, novembro, 2009 em 13:33 | #26

    Na verdade ele ja tinha dito que não inventou o moonwalk,era uma dança de rua e não era chamada assim,ele chamou uma pessoa que sabia fazer e pediu para ensina-lo e depois modificol um pouco e tal…

  23. SPF
    23, outubro, 2009 em 19:05 | #27

    Quando foi que Michael Jackson atribui a ele ser o inventor do Moonwalk?

  24. 18, setembro, 2009 em 15:53 | #28

    olha vcs são uns idiotas claro que foi michael jackson que criol o moonwalk,se naum foi ele eu quero provas e muintas.

    olha sou fã dele adoro ele amo gosto muinto mas agora um engrçadinho vem fala dele assim.que e vc pra fala dele assim vcs todos.vcs tem alguma coisa contra tem ? tem não então pronto vão cuida da vida de vcs.

    e largem a vida do MJ em paz deixe ele descançar em paz.

    I LoVe YoU!!!!!!

    MiChAeL jAcKsON!!!!

  25. ~deivid
    28, agosto, 2009 em 15:56 | #29

    AFF IDAI SE FOI OU NAO ELE …. SE VC REPARAR NO CARA LÁ O TAL DE BILL ELE NEM SABE FAZE FIKA TODO TORTO NO BARATO E NEM DA O EFEITO QUE O MJ FAZ CARA .

    SEM QUERER ESAJERAR MAIS AII ATE EU FAÇO MELHOR QUE ELE ..

    ALEM DE TUDO ELE FIKA TODO TORTO E QUASE CAINDO …A E TEM OUTRA ELE FIKA COM OS PES TORTO E PARECE QUE TA ARRASTANDO OS PES … JA O MJ NAO , COM O MJ DA INPRESSAO QUE ELE DESLIZA MESMO ..

    ENTAO FODASSE ELE QUE REVOLUCIONOU TUDOOOOOOO

    KING OF POP

  26. Flaviana
    21, agosto, 2009 em 05:26 | #30

    Vá lavar as cuecas sujas do seu marido!!!

  27. Flaviana
    21, agosto, 2009 em 05:23 | #31

    E só agora você descobriu isso!! Sinal que entende muito do rei para fazer uma merda de crítica em cima do moonwalk.

    E daí que não foi ele que "criou"? Quem conhece de verdade o astro Michael Jackson sabe que não foi ele quem criou, mais foi ele que revolucionou a dança e fez resurgir o passe de forma contagiante e irreverente. Quem inventou não fez sucesso, foi só ele "copiar" para se tornar o REI DO POP. O cara não é só conhecido por isso, mas por suas canções que tentaram unir o mundo e diminuir as diversas formas de preconceito. E você o que sabe dançar além do créu?

    Agora em relação a ele ter se tornado um "escroto", como a Sra. ressaltou, tente imaginar o que é ter uma infancia perdida, estar rodeado de flashs, paparazzi, fãs insandecidos, sua vida pessoal sem o mínimo de privacidade e para piorar ter um pai psicopata que só sabia violentar e brigar? Você não deve saber o que é isso minha querida. Muito menos sabe de 1% da vida desse homem que foi um ícone, um astro, um REI! Portanto, cale essa boca e vá escrever sobre o MC Créu!

    • 21, agosto, 2009 em 08:06 | #32

      Mas bah que guria nervosa!!! O q foi? Acabou o mate do chimarrão?

      Olha, nem costumo replicar comentários antigos mas diante de suas palavras "amistosas" não pude me conter.

      Você conheceu de verdade Michael? Foi vizinha, melhor amiga, faxineira…, pra saber 100% da vida dele? Tenha dó!

      Você sabe tanto o que eu e todo o resto sabe. Apenas nutre uma visão diferente sobre a pessoa dele.

      Nunca neguei que ele fosse um ícone e como já disse em outro artigo, eu gostava de sua música e que ele foi sim uma grande referência no meio. Só que gostando do seu trabalho não me obriga a admirar a sua pessoa.

      Para mim ele se tornou um escroto sim e nem de longe se tornou um exemplo a ser seguido. Ouvido sim, mas seguido nunca.

      Ele apenas não soube lidar com a fama que ele mesmo buscou e nem mesmo buscou tratamento psicológico para os "traumas" de uma infância difícil, prova disso foi seu comportamento e forma de vida anormais.

      Agora e você me conhece por acaso? Baixa até aqui uma única vez pelo Google e me faz a pior das ofensas: eu ouvir funk e dançar créu?????????????????????????? Aaaaah tá!!

      Tadinha. Tão tolinha…

      • 29, julho, 2010 em 17:43 | #33

        O que mudou na sua vida ou na de qualquer outra pessoa saber disso?Se fosse menos babaca,isso mesmo BABACA ,saberia que o Mike ,apesar de ser o único e eterno Rei da música,SEMPRE FOI HUMILDE E NÃO FOI NEM UMA OU DUAS VEZES QUE ELE DISSE QUE ELE APERFEIÇOOU O PASSO

  28. lyz
    9, agosto, 2009 em 20:04 | #34

    não importa se foi o michael ou não q inventou o moolwalk nem aquele tal de bill sabia delizar como ele nem o passarinho….foi nos pés de michael que ele de consagrou….então pra mim foi ele q inventou…michael jackson eterno….o rei do pop♥

    • Flaviana
      21, agosto, 2009 em 05:25 | #35

      É isso aí…o que essa guria sabe sobre MJ? só deve entender de músicas fúteis e cantores de funk auhauhauahaua

  29. Juliana Alves
    19, julho, 2009 em 23:58 | #36

    Eu já sabia, que o "Moonwalk" não tinha sido criado por Michael Jackson. Não sou fã dele mais algumas coisas eu sabia. Mas nao interessa se foi ele ou não que criou o passo. Foi ele que imortalizou o passo, e deu um estilo todo especial pra esse tal de Moonwalk.

  30. sergio rodrigues
    16, julho, 2009 em 08:09 | #37

    meu nao intereça esse passo ficou famoso foi nos pes do michael que com muito talento se desenvolveu,fico feliz em saber que foi um passaro que o envento,porque dai pra frente todos copiaram,mas so o michael soube fazer magia com ele…

    • michael jackson
      17, abril, 2011 em 06:19 | #38

      quem inventou foi um velho amigo meu chamado caspian e eu atualizei

      e deixaei o mas bonito

  31. 3, julho, 2009 em 13:29 | #39

    Interesante.E não é um caso único de apropriação.

    O drible elástico, por exemplo, é atribuido a Rivelino sendo que seu criador foi um seu companheiro de tempos de aspirantes no Corinthians, Sérgio Echigo (Um japa, veja você…)
    http://japonesdapatriafilho.blogspot.com/2007/04/
    No entanto, no caso de Rivelino ele sempre atribuiu a autoria ao companheiro de juventude, o que não consta isso sobre Michael Jackson e o moonwalk.

    Ou nunca lhe perguntaram?

    • 3, julho, 2009 em 16:14 | #40

      Pois é Sérgio, infelizmente a apropriação ou plágio são bastante comuns. Até Einstein foi chamado de plagiador pelo físico César Lattes!

      Está na essência do ser humano se pavonear mesmo que com mérito alheio…

Fechado para comentários.