Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros

27.07.07 - 11:09 AM Ester Castro






cansei.jpg

Começa hoje, sexta-feira, 27 de julho, a campanha do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Liderado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo e com a participação de diversas entidades e lideranças da sociedade civil, a campanha visa sensibilizar os brasileiros a pararem durante um minuto, às 13 horas do dia 17 de agosto, quando o acidente com o avião da TAM completará 30 dias.
‘Não se trata de um ato político, mas de uma manifestação cívica de cidadania e de amor ao Brasil’, afirma Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB SP. ‘Com o silêncio, a sociedade poderá expressar sua solidariedade e indignação de forma pacífica, equilibrada e organizada’, completa.
Leia mais…

Esse movimento será divulgado por vários veículos de comunicação à partir de hoje, entre televisão, rádio, jornais, revistas e também a internet que terá a incumbência de desenvolver um processo viral através de sites, blogs e afins.

Um trecho do texto do Adnews diz o seguinte: embora sustente foco na homenagem às vítimas do acidente, o movimento é mais abrangente. Acima de tudo, a campanha publicitária “Cansei“, convoca o cidadão a refletir sobre problemas em vários setores do país tais como violência, educação, caos aéreo, entre outros.

Estou aderindo ao movimento publicando essa nota aqui também. Infelizmente as campanhas de conscientização não surtem o efeito que esperamos, mas se nós pudermos usar pacificamente nossas ferramentas para nos fazermos ouvir, sermos notados e quem sabe sermos atendidos, com certeza vale a pena e farei parte sempre que a situação aprouver. 

Visite também o blog da campanha.

Fonte: Business Opportunities Brasil









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 30, maio, 2009 em 10:23 | #1

    esbarrei neste post por acaso e já é relativamente antigo, mas fiquei a pensar no assunto… imaginem se com protestos nada muda no Brasil, sem protestos entao!!

  2. 11, novembro, 2007 em 09:56 | #2

    eu so muito feliz :bye:

    e muito divertido :fury:

    quer ser meu amigo(a) :tintin:

  3. Nelson
    2, agosto, 2007 em 23:10 | #3

    Fico impressionado como ainda existem tantos defensores do Governo Federal, apesar de toda incompetência gerencial amplamente demonstrada por ele em todas as áreas, a menos, é claro, na área da corrupção. Será que realmente tantos brasileiros não se importam com qualquer questão moral ou de eficiência? Será que se acredita que para acabar com miséria é necessário corrupção e incompetência? Não sei… Este país me deixa desolado. Um minuto de silêncio é pouco. Só nos resta esperar que, em 2010, não se invente a armadilha ditatorial do terceiro mandato, pois isso seria o mesmo que pedir para que as pessoas de bem e que prezam a competência abandonem o país. É a versão petista do "Brasil: ame-o ou deixe-o"

  4. 2, agosto, 2007 em 10:42 | #4

    Primeira vez aqui, achei o link pesquisando o assunto em questão.

    Tb concordo a alguns que postaram aqui contra a campanha. :nop: Acho-a oportunista e manipuladora. :triste:

    Postei no meu blog tb sobre ela, mas dando um outro enfoque.

    Prazer me conhecer Ester!

  5. 31, julho, 2007 em 19:02 | #5

    Estou cansado de tantos protestos inócuos

    Não sou entusiasta destes movimentos ou protestos que mais calam do que falam. Atualmente há dois sendo anunciados. O primeiro é o "Protesto da fita preta", que consiste em convidar todos os brasileiros a protestarem amarrando uma fita preta na antena de seus carros. Os brasileiros que têm carro, é lógico. O outro, é o movimento "Cansei", que prega a realização de 1 minuto de silêncio, no dia 17 de agosto, às 13h. Como se já não houvesse silêncio o bastante neste país. Este último, mais organizado, é apoiado por diversos organismos e divulgado na mídia, tendo inclusive um blog. Outros movimentos deste tipo já circularam país afora: "Nariz de palhaço contra a corrupção", "Fita vermelha contra a aids" (aliás, tem um movimento para cada tipo de cor de fita existente), "Encha a caixa de e-mail de um parlamentar", etc, etc, etc…

    Nada contra os movimentos. Mas tem sempre que ser assim, com esse ar de filosofice? Quando é que começam os protestos do tipo que – de fato – atingem o governo? Não sou a favor de badernas. Sou defensor do Estado de Direito (como todo cidadão que se preza) e do respeito às autoridades constituídas. O que não significa que eu não possa agir contra os desmandos destas mesmas autoridades. Individualmente, cada um exercita este direito da melhor maneira que pode. Mas, em sociedade, só há uma maneira de se fazer isto: coletivamente. Sei que parece redundância e talvez até seja, mas é que parece que a sociedade brasileira está fragmentada, cada um por si e todos no mesmo buraco. É preciso unidade de pensamento. É preciso massa crítica. Só assim os protestos serão pra valer e surtirão efeito. Sem baderna, sem falta de respeito, mas com veemência, com firmeza e direto ao ponto. Infelizmente, ao que parece, não há ânimo nem mesmo para abrir a boca.

    Cadê toda a coragem dos estudantes de 1968, na luta contra a ditadura? Onde está aquela força que milhares tiveram em 1984, durante a campanha "Diretas já"? O que fazem hoje os jovens que, em 1992, com seus rostos pintados, participaram do "Fora Collor"? Onde estão os grandes comícios e manifestações em que políticos, intelectuais e a classe artística se envolviam e conseguiam mobilizar a população por um ideal? O que mais estamos esperando? Que lancem então a campanha "Moralidade já!" e envolvam o povo nisto. Mas façam de verdade, pois não se mexe com os brios do brasileiro apenas exibindo atores desconhecidos levantando plaquinhas na TV. Não é de silêncio que o Brasil precisa. Em silêncio o Brasil já está! O que meu país precisa é de atitude. Minha atitude. Sua atitude. E atitude, amigos, não é um fitinha amarrada na antena do carro, nem míseros e taciturnos 60 segundos de omissão silenciosa.

  6. 31, julho, 2007 em 13:59 | #6

    Oi Ester estou organiando uma blogagem coletiva: EUEXIJO ORDEM E PROGRESSO! … http://30ealguns.com.br/?p=249

  7. Daniela
    28, julho, 2007 em 16:02 | #7

    Concordo Totalmente com o Marcos, morava em São Paulo, quando de um dia para o outro na onda de crimes do PCC 200 pessoas morreram, sendo 50 policiais, e a unica coisa que a OAB fez foi se posicionar contra qualquer metodo de controle e vigilancia dos presidiarios, ou seja, os clientes da OAB, sendo que todos sabem que quem entra com celulares, drogas, armas nas cadeias, são aqueles que não eram revistados (os ADVOGADOS) e quem fazia o leva e trás de ordens eram os mesmos, de lá pra ca milhares e milhares de pessoas foram assassinadas no Brasil, e a OAB fez algo? Ela quer tornar a lei mais severa? ela quer tornar o sistema carcerario mais seguro? Nada, eles querem defender seus clientes! Muito triste a Ester divulgar esse movimento, sendo que é so politicagem barata!

  8. 28, julho, 2007 em 06:26 | #8

    Se você quer que alguém leia, por favor, não escreva tudo em maiúsculo.

  9. Alex
    27, julho, 2007 em 17:05 | #9

    ESTER BEATRIZ ADOREI O SEU BLOG E A DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA DA OAB, PARABÉNS PELA ATITUDE SUA EM APOIAR E DA OAB E DE OUTRAS ENTIDADES EM FAZER.

    APROVEITO PARA DIVULAR UMA OUTRA MANIFESTAÇÃO:

    PASSEATA NA PAULISTA CONTRA O CAOS AÉREO:

    *OBJETIVO PRINCIPAL DA MANIFESTAÇÃO:

    – PROTESTAR CONTRA O CAOS AÉREO, CRÍTICAS A ADMINISTRAÇÃO DO LULA.

    *DIA, LOCAL E HORÁRIO:

    – 4 DE AGOSTO

    – SABÁDO

    – ÀS 14:00 HS

    *LOCAL: AVENIDA PAULISTA COM A PAMPLONA

    – METRÔ TRIANON/MASP

    CONCENTRAÇÃO NO MASP

    *SUGESTÃO: VÁ VESTIDO DE PRETO,

    LEVE FLORES, FAIXAS, CARTAZES…

    *OBJETIVOS GERAIS:

    – FIM DO CAOS AÉREO;

    – AGILIDADE NAS INVESTIGAÇÕES, INDENIZAÇÕES E JUSTIÇA (ACIDENTES DA GOL E DA TAM);

    – RESPEITO AO POVO BRASILEIRO;

    – MENOS DISCURSOS E MAIS AÇÕES;

    – FIM DO APAGÃO HUMANO;

    – SEGURANÇA AO POVO BRASILEIRO;

    – MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, SALARIAIS, SEGURANÇA, E GARANTIA DE EMPREGOS AOS FUNCIONÁRIOS DE COMPANHIAS AERÉAS E TRAFÉGO AÉREO;

    – INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA DO AEROPORTO DE CONGONHAS;

    – DEMISSÃO DOS PRESIDENTES DA INFRAERO, DA ANAC E O ASSESSOR DO LULA MARCOS AURÉLIO GARCIA;

    – MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO…

    PARTICIPEM!!!

  10. 27, julho, 2007 em 14:28 | #10

    Concordo com o Marcos, sem contar que a crise aérea, que só existe pela lógica do lucro das empresas aéreas e do mercado, é patrocinada em grande parte pelos meios de comunicação. Quem dera que no Brasil os cidadãos de bem pudessem lançar uma inocente campanha que já saísse de cara em todos os meios de comunicação, com o capital e a força de marketing de OAB, João Dória Jr. e a FIESP, verdadeiros marketeiros dessa pseudocampanha. Engraçado, a classe média chama a massa de massa de manobra, mas ela mesma é quem adere a esse tipo de campanha (como já aderiu nos preparativos da ditadura de 64). Talvez se a população realmente dispusesse dos meios de comunicação, que no brasil não são democratizados, pudesse lançar a campanha Cansei da Globo, da Bandeirantes, do SBesTeira, da OAB, do PSDB e de todos os que preferem um país onde menos de 5% da população ganha mais de 800 reais, e pudesse tb divulgar que mais de 50% dos paulistas – dos paulistas que elegeram Serra e o PSDB por 12 anos – acham que o governo federal tem agido com competência na resolução da crise. Mas… cada um acredita no que quer, e o corpo reage de acordo.

  11. 27, julho, 2007 em 13:46 | #11

    Marcos, primeiro obrigada pela visita e por comentar!

    Segundo, eu até entendo suas observações, mas no caso da campanha em questão, mesmo que alguém tenha algum interesse subliminar nisso, não podemos deixar de acreditar!!! E a causa não é apenas pela tragédia da TAM, mas pela tragédia do país…

    Se irá adiantar, provalmente não, mas a nós só nos resta fazer barulho, mesmo que silencioso…

  12. marcos andre
    27, julho, 2007 em 13:21 | #12

    Se existe uma coisa que fico com os dois pés atrás, o corpo arqueado para trás, um cara horrivel de preocupação e medo e tapando o nariz com a respiração presa, é quando existe algum movimento liderado pela ordem dos advogados.

    Só pra que tenham uma idéia o Sr. Luiz Flávio Borges D’Urso, é advogado do casal e familia "renascer", e dá a plavra de escoteiro que são pessoas idoneas já que os defende.

    Outra coisa que me preocupa é um movimento amplamente divulgado por veiculos de comunicação, não porque goste de coisas hermeticas, mas pq esses veículos so se preocupam com os interesses daqueles que os influenciam e patrocinam.

    A internet é o único meio levemente independente, não se sabe por quanto tempo, e os próprios blogueiros acabam entrando em estratégias virais de divulgação de movimentos que nem entendem quem participa ou o verdadeiro objetivo.

    Caos Aéreo deve ser a ultima preocupação do Brasil, morreram 200 pessoas no acidente, ora bolas, morre praticamente esse numero de pessoas diariamente por causa da violencia, e quantas mais pela miséria, falta de saneamento, saúde publica e assim vai. Alguns dizem que pode prejudicar o direito de ir e vir, ou o turismo, ou as exportações, todos motivos de importancia risiveis

    Eu viajava até uns 15 dias atrás, umas três vezes por semana de avião a trabalho, e digo esse problema é infimo, prefiro viajar anos de onibus e ter um pais descente.

    Um movimento de direitos civicos, num pais como o brasil (isso com B minusculo mesmo), que começa pelo desastre aereo, deveria ser sabotado pelos blogueiros.

    Essa é minha honesta opnião, escrevi no espaço de comentários do Saber é Bom Demais, desculpe os erros, foi a pressa e pq não escrevo muito mesmo!

    Marcos André

Fechado para comentários.