Kevin Richardson – “O encantador de Leões”

26.01.10 - 2:12 PM Ester Castro Comente! Ler comentários






Kevin Richardson

Embora não seja novidade, eu não conhecia a história de Kevin Richardson.
Não é o Kevin de Backstreet Boys tá meninas! rsrsrsrs

Trata-se do fisiologista sul-africano mais conhecido como The Lion Whisperer ou “Encantador de Leões“.

Seu primeiro contato com bichos foi aos 3 anos de idade, quando criava grilos debaixo da cama e tinha um sapo de estimação. Cresceu amando animais e ficou conhecido por isso.

Há pouco mais de 10 anos atrás, Kevin, formado em fisiologia humana, deixou de trabalhar com pré e pós-operatórios de pacientes humanos para se dedicar aos felinos. Segundo ele, o que desencadeou a decisão foi que ele chegou a conclusão de que podia confiar muito mais em um leão do que em alguém da mesma espécie. Uia, alguém se decepcionou feio ali…

Kevin passou a trabalhar desde então no Lion Park em Johannesburg onde cuida de cerca de 80 leões. Mas o que chama a atenção é que ele desenvolveu um relacionamento bem peculiar com estes felinos onde simplesmente é aceito no meio deles de tal forma que pode literalmente deitar e rolar com eles como se fossem bichinhos de pelúcia. Ele também cuida e se relaciona bem com hienas, guepardos e panteras, mas os leões são os seus preferidos.
Por conta disso já fez inúmeros documentários para a National Geographic e outros canais de TV, além de vários comerciais.

É claro que ele não é um louco completo alegando que segue seus próprios instintos e consegue sentir quando o animal não está pra brincadeira e portanto não se aproxima. Garante que consegue identificar a personalidade de cada um deles sabendo o que os deixa bravos, felizes, tristes e irritados.

Eu não uso varas, chicotes ou correntes, apenas paciência. Isto pode ser perigoso, mas é uma paixão pra mim, não um trabalho. Disse ele numa entrevista ao Daily Mail

O internauta Fabricio Soares Bressan me enviou um vídeo belíssimo (obrigadaaaa!) editado por ele mesmo com alguns dos melhores momentos de Kevin Richardson junto com seus chaninhos. Confira!!


” Musica: Wonderful Africa Chill ”

Impressionante pra não dizer emocionante, né não? É incrível como de fato ele demonstra amor pelos bichos.

Atualmente Kevin está trabalhando como produtor num projeto iniciado há quatro anos chamado White Lion.
É um filme tipo documentário com previsão de lançamento para fevereiro de 2010 que conta a trajetória de um genuíno leão branco, “Letsatsi”, desde o seu nascimento até se tornar adulto.

Leitura suplementar:

Perfil no Facebook
Página oficial: The Lion Whisperer
Página oficial: White Lion Movie (veja o trailer)



Categorias: Gente, Mundo, Natureza, Tudo, Vídeo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 18, maio, 2012 em 14:56 | #1

    Sim, os leões, hienas e leopardos, já convivem com ele por muitos anos, os leões nasceram no parque e portanto não são estranhos a ele.
    Ele jamais faria isso com animais selvagens na africa, seria devorado vivo.

  2. 9, maio, 2012 em 13:37 | #2

    è realmente incrivel, eu vi uma reportagem na tv e fiquei facinada..

  3. Gilmar Silva
    15, abril, 2012 em 01:48 | #3

    Vale lembrar que ele não se relaciona com animais já adultos. Os animais nascem no parque, têm uma convivência bem próxima dele, e quando chegam na idade adulta já o tem como uma espécie de membro da família.

  4. Vivi Silva
    25, fevereiro, 2012 em 18:47 | #4

    é simplesmente emocionante a confiança q os animais depositam nele lindo demais

  5. Eric
    30, julho, 2011 em 23:45 | #5

    Fantastico ver que mesmo a femea com filhote nao demonsta nenhuma insegurança com ele fantastico mesmo.

  6. patricia roque
    6, junho, 2011 em 18:47 | #6

    O Kevin realmente é iluminado por Deus, como ele conseguiu domar esses animais felinos?? Adorei, amei e não me canso de ver os seus videos, eu como o Kevin sou apaixonada pelos felinos, realmente é muito emocionante ve-lo acariciando os gatinhos selvagens, e vimos que esses animais tem muito amor, carinho e respeito pelo Kevin… Parabéns.. só temos agradece-lo

    pela coragem.. e ele nos transmite que podemos sim ser respeitados e amados no mundo animal. Kevin sou sua Fã numero 1, toda a felicidade do mundo a voce e toda a sua equipe.. Toda vez que eu vejo o clip, tenho vontade de chorar de tanta emoção.. gostaria de ter a coragem e o Dom que o Kevin tem.. Que Deus te abençõe sempre…

  7. Rodrigo
    8, abril, 2011 em 03:42 | #7

    Dizem que ele pode se comunicar com os animais. Não duvido.

  8. Francisco bendl
    7, abril, 2011 em 12:47 | #8

    Somente hoje recebi a tua resposta ao meu cometário, Lucimara Lima, a respeito dos leões, e o tratamento que o Kevin lhes dispensa.

    Muito obrigado.

    Foste muito gentil.

    Toda a felicidade deste e do outro mundo para ti e os teus.

  9. Lucimara Lima
    27, março, 2011 em 07:23 | #9

    Parabéns ao Kevin e a vc, Francisco Bendl, pelo excelente comentário!!!

    • Francisco Bendl
      5, agosto, 2011 em 06:16 | #10

      Prezada Lucimara, obrigado pela tua observação. Foste muito gentil.

      Felicidades.

  10. Francisco Bendl
    11, fevereiro, 2011 em 05:12 | #11

    O ser humano que se comporta como ser humano e respeita outras espécies de animais e vidas diferentes da sua, enaltece a todos, e prova que é através do respeito, atenção e carinho, os meios adequados para se conviver até com feras selvagens.

    Lamento a falta de maiores estudos a respeito dos grandes felinos e paquidermes, que se encaminham céleres à extinção, justamente por culpa do animal racional, aquele que, em tese, deveria preservar a natureza e a sua complexidade de vidas existentes, justamente porque imagina ser a espécie inteligente e o domínio, então, sobre as demais formas de existência.

    Ledo engano.

    Qualquer manifestação climática mais forte nos dizima sem dó nem piedade, afora acontecimentos de ordem catastróficas (tsunamis, vulcões, tufões, tornados, secas, inundações, desabamentos etc).

    Este homem, o Kevin, demonstra com o seu amor a esses animais o mesmo sentimento que nutre para com a humanidade, pois nos proporciona a beleza de uma relação que, a grosso modo, seria impossível. Esta interação de vidas absoluta e diemetralmente opostas que se torna viável e passível pela racionalidade de um lado e a aceitação de bom tratamento pelo outro, causa incredulidade a mim, pelo menos, que alguns povos não conseguem resolver seus impasses, se uma pessoa demonstra ser mais fácil habitar com feras que existir paz entre as nações e/ou entre nós mesmos.

    Que notável cidadão, este rapaz.

    Que exemplo de integração à natureza da qual ele faz parte, inclusive sendo, neste caso, o elemento mais frágil.

    Recebi por e-mail de um primo uma série de imagens desta inacreditável relação, principalmente, quando ele põe nos seus braços a hiena!

    Temos por obrigação seguir-lhe os passos. Se não há animais selvagens por perto, que respeitemos o próximo. Desta forma estaremos colaborando para que o planeta seja mais harmonioso, e as nossas relações interpessoais mais amistosas, no mínimo.

    Um abraço e beijo para todos, indistintamente.

    Felicidades.

    • 4, agosto, 2011 em 22:34 | #12

      O ser humano que [não] se comporta como ser humano e respeita espeita outras espécies de animais e vidas diferentes da sua, você quer dizer né, Francisco?

      • Francisco Bendl
        5, agosto, 2011 em 06:14 | #13

        Prezada Veronique, eu disse assim mesmo: "O ser humano que não se comporta como ser humano", ou seja, uma pessoa que não respeita outras formas de vida não pode ser um legítimo representante de nossa espécie. Este moço, o Kevin, que dá tanto valor às feras da África, age como um sujeito exemplar, um verdadeiro ser humano que sabe da sua superioridade sobre a vida dos animais não para exterminá-los, mas para cuidar deles, protegê-los e preservá-los. Ora, na razão direta que ela faz isso com os animais, ele está preservando toda a forma de vida existente nesse belo planeta, inclusive as nossas, demonstrando que podemos viver em harmonia, justamente o que nós, os racionais, não estamos conseguindo, lamentavelmente.

        Mas agradeço a tua observação e, aproveito para te dizer, respeitosamente, que o teu nome é muito bonito.

        Aliás, os comentários de todas as pessoas neste blog foram muito sensatos, e pode-se observar que muita gente se preocupa com os animais, que não existem apenas para que os usemos, mas para embelezar e nos ensinar o respeito à fauna e à flora e, desta forma, a nós mesmos.

        Felicidades, Veronique.

  11. Priscilla
    27, janeiro, 2011 em 11:45 | #14

    Adorei, simplesmente lindo. A magia que ele tem pra se comunicar e caminhar entre eles é unica. Maravilhoso!!

  12. maria nunes
    5, janeiro, 2011 em 05:35 | #15

    Lindo demais!

  13. LUIZ ALBERTO ZANGARI
    21, dezembro, 2010 em 11:35 | #16

    Este homem é simplesmente ILUMINADO.Deus lhe deu este dom.

    É realmente um anjo da guarda destes belíssimos animais. Que

    seja sempre protegido,respeitado e admirado por sua missão.

  14. 29, outubro, 2010 em 16:15 | #17

    simplesmente mariavilhoso,senti vontade de chorar, fiquei emocionada, amo os gatos e estes gatões gigantes também. Ele tem sintonia com eles, é coisa de Deus, Deus enviou ele p proteger estes seres, é um anjo da guarda de carne e osso. beijos.

  15. Alberto
    14, outubro, 2010 em 18:05 | #18

    Ester, Parabéns pelo filme.

    Lindo e emocionante

  16. Andréa
    22, setembro, 2010 em 18:50 | #19

    Muito lindo!! Fantástico a convivência tranquila entre eles. O vídeo é maravilhoso!

  17. nina
    20, setembro, 2010 em 18:11 | #20

    olá kevin…não acreditei no que eu assistia, você entre os leões…

    confesso que é muita coragem a sua fazer isso..

    parabens!! isso é amor de verdade..

    um abraço..

  18. Marcos
    18, agosto, 2010 em 23:22 | #21

    Bom! oque dizer depois de ver algo assim…

    Meu Deus eu não tenho palavras…

    Ha não ser um pensamento:

    Ainda há esperança.

    Espero que assim como eu, todos os que virem este lindo vindeo sintam a mesma emoção.

    Parabéns Kevin, precisamos de muitos como você. Que com tanta delicadeza e carinho evidencia que assim como os leões e outros animais, tem mais amor do que muitos seres humanos.

    Oque eu assisti é inesplicavel assim como o amor.

    Olha, Parabéns de verdade.

  19. batata
    16, agosto, 2010 em 20:58 | #22

    só queria saber que tipo ou qual subistancia liquida ele tem naquele frasco que ele fica burrifando nele e nos animais

  20. Zoé
    18, julho, 2010 em 18:02 | #23

    Olá Kevin; Não tenho palavras para descrever minha emoção quando vejo seus flmes com os leões. Já os vi e revi centenas de vezes. O que mais me encanta é que consigo perceber que você se tornou um leão; por isso eles não te atacam…Digo que você se tornou um leão pela energia que consigo captar quando você está com eles. É muito impressionante e interessante. Certamente que se você tivesse no peito as densas energias dos seres humanos, talvez não estivesse mais entre nós.

    Parabéns Kevin; vou continuar te vendo com seus amigos porque eu, como você, confio muito mais nos animais do que nos seres humanos. Nossa diferença é que eu ainda não atingi esta energia tão pura que você já conseguiu; porém, continuarei perseverando.

    Que Deus te ilumine cada vez mais, e quem sabe um dia nos cruzamos por este mundo…

    Você não vai me reconhecer, porém eu, certamente ficarei um pouco mais feliz do que sou hoje.

    Até outra oportunidade; todo respeito e admiração desta brasileira que também ama os animais…

    Zoé

    • Zeca
      17, fevereiro, 2012 em 17:48 | #24

      Zoé…Kevin nunca se tornou nem se há-de tornar num leão. Entendeste tudo ao contrário! Os leões aceitaram um humano como se fosse um deles…aceitaram um ser diferente no meio deles o que é totalmente diferente. Tenta ver um filme do Anthony Hopkins “Instinct”.

  21. 3, julho, 2010 em 17:46 | #25

    É simplesmente maravilhoso, e muitas pessoas podem fazer algo bem parecido. Como sujestão, visitem o site da ONG NEX: http://www.nex.org.br ; onde contibuo e tive esta oportunidade única, as fotos estão no meu blog e no blog da Presidente da ONG. Não são Leões, mas são nossos Felinos Silvestres, Onças que infelizmente não podem voltar à natureza por ação do bicho homem. Para visitar a Fazenda é só acessar o site, agendar e se deliciar.

  22. Jorge Stefano
    23, junho, 2010 em 12:22 | #26

    É simplesmente impressionante, como conseguiu adquirir a confiança e o amor dos "animais". Talvez possamos aprender alguma coisa para esta selva de pedra.

  23. Marcelo
    19, junho, 2010 em 16:04 | #27

    Gostaria de ter o dom que este cara tem , muito bom , faz bem conviver com animais ainda mais selvagens……..

  24. Patricia
    28, abril, 2010 em 22:43 | #28

    É sem dúvida alguma um vídeo belíssimo, que expressa todo o amor desse homem pelos animais. Maravilhoso!!!

  25. PorUmMomento…
    29, janeiro, 2010 em 06:51 | #29

    Ótimos assuntos, parabéns!

  26. LUNA
    28, janeiro, 2010 em 18:19 | #30

    Quero ver ele encantar minha sogra quando a véia tiver na tpm.

    :)

  27. 26, janeiro, 2010 em 21:09 | #33

    Muito interessante Ester, gostei que você levantou esse assunto pois eu havia visto um documentário dele a alguns anos, na época me interessou e me esqueci…rs..

    Minha esposa faz veterinária, como gosto de ajudar ela a estudar vou aproveitar a deixa e ver se ele possui algum livro a respeito de comportamento felino (não pretendo entender leões, só os gatos aqui de casa mesmo). Adestramento é para os fracos, socializar, liderar ou ser liderado é mais natural.

    Abraço e valeu pela dica.

    • 27, janeiro, 2010 em 03:52 | #34

      André, ele publicou um livro, Part of the Pride, contando a vida dele entre os "gatos grandes" da África. Está lá no site oficial dele.

      Com certeza deve falar tudo sobre esse curioso relacionamento. :)

  28. karem
    26, janeiro, 2010 em 19:29 | #35

    Nossa, li apenas a manchete, vi a foto e pensei "como o Kevin BSB tá sujo, nem parece o mesmo" hahaha

    • 27, janeiro, 2010 em 03:49 | #36

      hahahahahaha pois é Karem, como se trata de homônimos sabia que isso ia acontecer… :)

  29. 26, janeiro, 2010 em 14:52 | #37

    Lindíssimo!!!

  1. 26 janeiro, 2010 em 20:08 | #1
  2. 26 janeiro, 2010 em 20:09 | #2
  3. 26 janeiro, 2010 em 20:33 | #3
  4. 27 janeiro, 2010 em 06:32 | #4
  5. 30 janeiro, 2010 em 21:47 | #5
  6. 14 abril, 2012 em 21:48 | #6