Joga na cova dos leões… do Imposto de Renda!!

23.04.09 - 4:22 PM Ester Castro






Charge by CassoNão se tem falado noutra coisa nessas últimas horas na internet: o bispo Edir Macedo pedindo ajuda financeira para manter seu blog, pedido esse “remodelado” para uma lista “mais justificável” de gastos, após ataques de blogs e internautas.

O que eu penso disso?

O que qualquer pessoa com um mínimo de senso lógico pensaria. Isso foi o ápice da audácia e a coroação da pilantragem!!!

Mas eu não o culpo. A necessidade de ampliar o império da sua igreja em busca de mais almas desgraçadas sedentas por salvação é deveras altruísta. Deve ser mesmo um vício incontrolável viver de pedir caraminguás aqui e ali dos infelizes ignorantes que tem sua fé usurpada pela crença de que isso irá salvá-los do purgatório, não é mesmo??

Mas deixa pra lá. Não vou me aprofundar nisso porque não vai adiantar. Enquanto o mundo for mundo sempre haverá os que irão enriquecer tirando vantagem da miséria alheia através da fé.

E sabem por que isso acontece???

Porque enquanto A IGREJA (joga todos os cultos no bolo) for ISENTA DE IMPOSTO DE RENDA , esse comércio – sim eu vejo como um comércio – irá proliferar a passos cada vez mais largos. Se eu por exemplo percorrer a cidadezinha onde moro, vou me assustar com cada “cômodo de fé” aberto em praticamente toda esquina. Virou negócio!!

Quer mamata maior do que deixar de pagar 27,5%  do que recolhem para o Governo??? Apresentar apenas a tal DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) pra Receita Federal já faz cumprir o “dever tributário”???
Ahhhhh… vai à merda com um troço desses!!!

Revoguem essa imunidade das igrejas pra ver se a coisa não muda de figura!

Como eu disse, o bispo não tem culpa. Ele está exercendo o que a lei lhe permite exercer.
BURROS somos nós que andamos “fora da lei” e ESPERTOS são aqueles que garantem seu “lugar no céu”!

UPDATE: A alíquota de 27,5% é o teto máximo cobrado para Pessoa Física. E como a igreja se enquadra em Pessoa Jurídica, ela pagaria bem menos que isso. [link]
Obrigada Franco!

Entidades Imunes e Isentas
Cálculo e Recolhimento do Imposto









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. EDSON PEREIRA
    28, abril, 2011 em 09:20 | #1

    estou plenamente de acordo, que esta cambada de safados , que roubam os coitados em nome de jesus, deveriam pagar o imposto de renda como todo pobre paga, mais se isto acontecesse , não iria mudar nada, pois quem reberia faria o mesmo truque , que dizer faria com que o dinheiro recolhido desaparecesse tambem , pq tanto de um lado como do outro só tem MANDRAQUE, é uma bruta de uma sacanagem que se faz com o Pôvo taí entra governo e sai governo e a cachorrada é a mesma cadê saúde educação segurança ta tudo abandonado o pobre que se f………………………….,

  2. Carlos Ubiratan
    1, julho, 2010 em 11:39 | #2

    Esses caras bonzinhos que acham que os pobrezinhos estão sendo enganados pelas igrejas deveriam fazer algo mais objetivo para ajudar esses pobres a terem maiores oportunidades junto à sociedade privilegiada. Por exemplo: eles poderiam dar a vida pelos pobres, mas isso eles não precisam fazer porque alguém já fez isso pelo mundo inteiro. Então, eles ficam a resmungar e a tagarelar por aí, como se tivessem mesmo ajudando.

  3. Carlos Ubiratan
    1, julho, 2010 em 11:30 | #3

    Eu pergunto ao escritor do texto sobre o imposto para as igrejas se ele acha mesmo 27,5% uma tarifa ainda baixa, razão porque ele luta para que todos paguem e ninguém fique de fora, mesmo as igrejas. Os judeus nos dias de Jesus foram também exigir que Jesus pagasse imposto para César, como se César fosse muito bonzinho para eles. Jesus disse a eles: o que é de César paga imposto para César e o que é de Deus paga a Deus, ou seja, "Dá a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus", essa é a interpretação correta desse texto.

    Mas se ele, como todos, acha essa taxa um absurdo, deveria estar batalhando para trazer essa cifra para baixo. Isso seria um ato de coragem. Mas ao invés de enfrentar o Leão do Imposto de Renda ele acha mais fácil criar intriga entre o Estado e a Igreja que, há muito, se separaram por causa de seus interesses distintos.

  4. 28, abril, 2010 em 14:48 | #4

    Vou te responder algo ..Caso não saaiba! Deus existe sim,sabe pq?! Quem foi que criou o mundo,o céu,a terra,ohomem e a mulher? O gasparzinho que não foi néééé! Existe sim Capeta,diiabo etc.. sabe pq? porque ele esta ti usando pra poder falar essas coisas absurdas ai sobre Deus e sobre Jesus! Mas tem algo ai que vou concordar com vc…pois não exite " Madre tereza de calcutá".. rsrsrs .. bao existe saci,curupira etc.. e outra Jesus não está na cruz,pq Ele ressucitou.. e Ele vai voltar sim .. e você vai ver.. pq estas coisas ai que anda acontecendo..chuvas,terremotos,mortes etc..está na biblia e se vc percber é a volta do Senhor Jesus.. ! Por isso te peço para que venha observar bem nas palavras usadas por vc e por todos aqui .. John Lennon ai morreu e com certeza ta no inferno ! E igrejas ja tem mias de 196 paises …pelo menos nós procuramos ajudar as pessoas e nao criticar como vcs estao fazendo ! e se eu fosse vc se preocuparia sim com o Julgamento pq vai ter..! Mas como nao sou e tenho a certeza de que estarei com Ele..

  5. 23, abril, 2010 em 19:52 | #5

    Bom néé…disse que não iriia responder mais nada aqui pq poderia afetar a minha FÉ ( coisa que vcs não tem !) .. Olha deciidem ai quem responde ta….to fiicando meeio confuusa…! :) Ah ..mas respondendo sua pergunta queriido …Agora pra você Jesus é passado,Deus não existe,agora pra você é Anti Cristo né ?.. Mas nas suas horas de lutas a primeira pessoa que vc lembra é de DEUS! Não nega isso pq é verdade!Pensa o que fala colega! e contiinua nessa que vc vai ser salvo ,que Jesus vai voltar e vai te salvar.. hahahaha isso nunca colega,não acredita nisso pq é mentira.. O sr Jesus ja ta começando ter nojo deste Mundo,que só tem coisas erradas… Seu eu ti perguntar quem esta em primeiro lugar na sua vida vc vai dizer que é a familia .. sabendo que tem uma pessoa mais importante que fez algo que sua familia nunca iria fazer por vc! E mediocre é a sua cabeça,que só tem coisas podres dentro.. E ja disse ..vc tem que ter PENA de vc mesmo,nós estamos felizes por ser o que somos,felizes com Jesus .. coisa que aposto que vcs nao são..pq sem Jesus não somos nada! .. pq na hora do vamos ver vc vai fingir que vai enchergar a realidade.. pois vc ficar cara cara com Deus.. e vai dizer tudo isso o que esta me dizendo…sabe o que vcs são de verdade? Pessoas hipócritas,finge ser o que não é…. E eu confio na Palavra de Deus.. pq eu aprendo como devo ser de verdade..ou seja andar nos caminhos certos de Jesus … e outra,se vc tem ou não religião isso nao me cabe saber.. o importante é CRER! algo superior? Agora tenho mais PENA ainda sabiia?! Presente Ele sempre esta conosco,ah isso você pode ter CERTEZA,sabe o pq? pq nao chegamos pra qualquer um e falamos mal como se fosse uma pessoa qualquer! Voce nao esta falando mal do povo da Igreja,mas sim de Deus! e ELE esta presente naqueles em quem confiam … e fico com uma pulga atras da orelha se Ele esta com vcs depois de tudo isso ( pra mim a resposta é NAO !)… Continuo orando por vocês … bye :D

    • Joselito
      27, abril, 2010 em 13:41 | #6

      Não existe deus, não existe capeta, não existe unicórnio, curupira, saci, ganesha, alá, exú ou qualquer outra entidade que você imaginar. É simples assim. Jesus não vai voltar porque Jesus foi apenas um cara com uma mensagem de paz. Só isso. Madre Tereza de Calcutá não vai voltar, John Lennon também não. E quanto mais pessoas enxergarem isso, menos igrejas vão ser abertas, menos gente pobre vai ser enganada, e as pessoas vão aprender a aproveitar melhor a vida que se vive ao invés de ficar com medo do julgamento do cara lá de cima que ninguém nunca viu e que escreveu um livro pra um povo que já nem existe mais.

  6. 22, abril, 2010 em 13:54 | #7

    Bom querida, não citeei nomes…mas ja que respondeu irei tb ti dar um resposta..pois é ultima vez que dou .. pq nao quero ficar perdendo o meu tempo com pessoas do tipo vocês.. Vou ganhar tempo pra ganhar almas pro Senhor Jesus e ganhar tempo para buscar a salvação da minha alma.. que é o mais importante! Pagar alguém ? haha pra vc! e outra vc esta falando que a casa de Deus éh comércio ?!Minha filha…pensa o que diiz,que vai ti fazer muito bem.. e outra..Claro que Deus abençoa os fieis,nós fiés sabemos aoonde vai parar os nossos dizimos…Sabe onde ? Nas IURD's pelo mundo todo .. A igreja Universal cresce cada vez mais.. vc viu o dia D ? Foi umas das MAIORES concentrações.. Agora Feliz eu sou e vou ser pra sempre com Deus e a minha Familia Universal! saiba que nós tb nao odeia vcs.. muito pelo contrario,oramos por vcs,Pena? Nós que teremos de vc se vc nao se converter.. pq sem salvação tem a perdição .. e Não queira a perdição.. pq muitos que falavam assim que nem vc hj não tem a oportunidade que vc tem … Nós não somos crentes e sim cristãos.. Queremos ver o seu bem e nao mal! Um abraço !

    • 23, abril, 2010 em 08:42 | #8

      Pois é, e segundo a biblia (essa mesma que vcs carregam em baixo do braço), o ANTI CRISTO tambem viria e arrebanharia MILHÕES usando o nome de DEUS… consegue ver algum paralelo?

      Como imagino, claro que não, é exigir muito de uma cabecinha mediocre… E olha, não consigo ter RAIVA ou ODIO de voces como vivem falando, o unico sentimento que me dá é PENA, pena de pessoas que vivem iludidas e num mundo do qual acham que conseguem ter algum controle, do qual acham conhecer alguma coisa.

      Voce acredita e confia plenamente na biblia? Acha que ela é a cópia fiel da palavra de Deus?

      Bem, não quero te fazer acreditar, mas saiba que essa mesma biblia da qual tanto se orgulham dizer seguir, passou por tantas traduções e transformações, que do original não deve ter mais quase nada…

      E torno a repetir, não tenho religião, não sigo nenhuma doutrina, apenas creio na existencia de "algo" superior (DEUS ?), algum tipo de inteligencia que se faz presente em quase todos aqui na Terra, menos em voces, pode ter certeza…

  7. 21, abril, 2010 em 22:01 | #9

    pOOR QUE VC NUNCA RESPONDE MINHAS PERGUNTAS? TEM MEDO DE ALGUMA COISA COLEGUIINHA ? VOCÊ ACHA QUE FALANDO DESSE JEEITO DEUS ESTA COM VC? HAHA

    • 22, abril, 2010 em 06:22 | #10

      Desculpe Jé, não sei se esse último comentário foi pra mim, mas de qualquer forma respondo.

      Não vou discutir com uma pessoa que acha que precisa pagar alguém (porque igreja é comércio) pra te dizer que Deus ou Jesus está em vc. Como eu disse em um post recente há alguns dias, não acredito na religião praticada entre quatro paredes principalmente comandada por quem só "abençoa" os que estão em dia com seus dízimos. Mas se você é feliz assim, ótimo. Cada um segue o que acredita. Já eu que ainda estou imune à estas lobotomias psicológicas, sigo feliz como sou e penso.

      E não odeio vocês. Apenas tenho pena.

  8. 21, abril, 2010 em 21:58 | #11

    Agoora me explica essa taal de " VINGANÇA" ?? hahahaha …

    e também esse negócio de " SER ENGANADAS EM SEU NOME" ?… hahaha ( faaz me riir de noovo … uahsushaush) … eei vc éh muiito engraçadoo ..Mas fazer piadas de Deus não dá néeh ?! Meu filho …acoooorda que ja ta na hooora ok ? …Nós nao fazemos mal a ninguem,e sim AJUDAMOS os que precisam ( e pode ter certeza,cada vez que falam mal,mas ajuda querem ..) Mas nunca teremos magooas de vcs que falam mal da geente… (Ah desenhar ? Taalvez.. vc desenha?!..hahaha) Nós nao temos religiiao e muito menos adoramos " SANTOS " como outros adoram (fala sério!) pois acreditam que "santos" pode curar?" Santo" nao existe,pois não foi eles que morreu na cruz por NÓS.. ( acorda néééh?! até quando vc vai abrir os olhos ou dar valor na vida que vc tem?! hahaha )Agoora te pergunto tem a certeza da salvação? (DUVIDO MUITO !) Gananciia? hahahahaha PIADA! você quer dar lição de moral,mas nao tem credibilidade pra isso.. Enquanto estivermos na teerra somos pecadores sim ok ?! hahaha…. Ja ti disse que vc éh engraçado ? ( aé no começo ) Ah,com certeza vou ficar com o MEU DEUS..( Sem duuvidas coleega!) e vc vai ficar com QUEM ?hahaha e Continuo orando por vocês… E Obrigado à todoos que nos ODEIAM!

  9. 20, abril, 2010 em 20:47 | #12

    hahaha … lavagem cerebral ? Faz me riir!

    Quer dizer que o SENHOR JESUS representa LAVAGEM CEREBRAL?! Contiinue assim que vc vai ver as consequencias.. com Deus não se zomba e nem se brinca! Medita,preste mais atenção no que é diito … ! Mais uma Vez Obrigado aos que nos odeiia.. Estamos orando por vocês! :)

    • 20, abril, 2010 em 22:11 | #13

      Ohhh, vou ser "castigado" por falar a verdade?

      E que Deus e esse que pratica a vingança contra seus filhos?

      Que Deus e esse que permite que pessoas sejam enganadas em seu nome?

      Olha, com certeza não é o mesmo no qual acredito… ou melhor dizendo, a minha concepção de DEUS é completamente disvinculada de religião.

      A religião só serve como instrumento de manipulação de massas (entendeu ou quer que eu desenhe?), nada contra quem segue alguma com o coração puro, mas o principal problema são as pessoas que comandam (e nesse meio muitos poucos conseguem eascapar ilesos da ganancia).

      Para não prolongar muito, o grande mal da humanidade atualmente são as religiões e as segregações que elas propagam (vide as guerras santas que estão acontecendo no Oriente), pois, se qualquer pessoa que pense ao contrario do que pregam, são considerados "pecadores, infieis ou hereges".

      Fique com o "SEU DEUS"…

  10. 19, abril, 2010 em 20:00 | #14

    Não é a toa Querida Kempoviki que vc ve o blog…sempre temum interesse e se vc ve éh pq a sua vida nao esta um mar de maravilhas… na biblia diz " Ai daqueles que se levanta contra um ungido de Deus" cuidado o que diz!

  11. 19, abril, 2010 em 19:57 | #15

    se enchergam ok? se o Bispo Macedo roubassem mesmo o dinheiro do povo ,ele simplismente poderia colocar uma arma na nossa cabeça,ou até mesmo não iria ter ninguem na Igreja Universal,não somos obrigados a fazer a nada! Se vocês não acreditam,paciencia! Não vai ser as palavras de vocês que vai deixarmos de olhar pro nosso alvo!…Ah não existe outra igreja que cresce tanto como a Universal cresce,onde esta localizada em mais de 196 paises!Uma igreja que esta sempre de portas abertas para ajudar os que necessitam de Deus .. Nós da IURD temos o orgulho de fazer parte de uma familia linda como a UNIVERSAL…pois foi la que eu encontrei o senhor Jesus e vai ser la que vou permanecer até Ele voltar! Com certeza vcs que falam mal nao estao com a vida abençoada como NÓS da IURD.. sabe pq? porque temos o Senhor Jesus na nossas vidas… a Igreja Universal éh perseguida assim como o Senhor Jesus foi perseguido na cruz,pois Ele não agradou à todos .. Assim como a Universal não agrada à todos… Obrigado à todos que nos odeiam :)

  12. Marcelo
    28, julho, 2009 em 12:06 | #17

    Linda! Adorei o seu blog, concordo muito com o que você escreveu sobre a universal e acho uma pouca vergonha de uma pessoa como o Edyr Macedo fazer isso com as pobres pessoas inocentes e influenciáveis. Beijos. Beijos.

  13. Renato Mendes
    4, maio, 2009 em 12:21 | #18

    Olha aí o link pra baixar o livro citado acima sobre os bastidores da Igreja Universal
    http://www.baixaroudownload.com/2008/03/nos-basti

  14. Kempoviki
    3, maio, 2009 em 16:08 | #19

    olha que esse vagabundo acha sobre o aborto
    http://blog.bispomacedo.com.br/?tag=aborto
    o cara é um maniaco que deveria ha muito tempo estar preso

    como que um homem que se julga de deus pode apoiar o aborto?

    independente da situação a criança que ali foi gerada não tem culpa de nada e condições para criar não é motivo, já que existem muitas instituições de adoção cuja as crianças são muito bem cuidada em fim existe muitas maneiras de se preservar a vida, agora o cara representante religioso vem apoiar essa pratica, vai só aumentar a prática desse crime tão horrendo(isso se ele não tiver uma clínica clandestina)

    ps: desculpa ao autor do post por tantos comentários

  15. Kempoviki
    3, maio, 2009 em 15:48 | #20

    fui na pagina o meu comentário não ficou 5 minutos no ar só porque mencionei os 2 comentários que já deixei aqui, porque sera???

  16. Kempoviki
    3, maio, 2009 em 15:40 | #21

    um pai que clama por justiça pela morte hedionda do seu filho por um pastor da Ig Universal. Esse pastor, chamado por Silvio Galiza, tinha um caso amoroso com o adolescente, que resolveu terminar esse caso com o pastor, que por sua vez ficou louco e resolveu dar cabo da vida do garoto, amarrando e amordaçando o garoto dentro de uma caixão e tocando fogo, o menino foi queimado vivo. A Ig Universal tentou de todos os modos dar cabo do processo, mas a luta incansável deste pai junto a orgãos de direitos humanos do Brasil e do exterior, conseguiram com que fosse condenado o pastor a 20 anos de prisão. Pouco tempo atrás ele, o pastor, se sentiu abandonado pela Ig Universal, resolveu então abrir o bico, disse que não praticou o crime sozinho e sim com mais 2 pastores e 3 Bispos da igreja. Esses cinco meliantes travestidos de religosos estão sendo procurados pela polinter, e o pai do garoto tem que trocar de nº telefônico sempre que a Universal descobre o nº, pois eles fazem ameaças a ele e a sua mulher. Apesar desse e de outros crimes praticados por essa organização criminosa, ela vem crescendo cada vez mais, com um poder político e financeiro sem precedentes na história religiosa brasileira. Eu tenho um livro de um pastor da universal que morreu de AIDS nos EUA, Os Bastidores do Reino, foi editado por Marcelo Rubens Paiva, proibido no Brasil por uma ação judicial "GANHO" pela Universal, eu tenho em e-book, quem quiser é só me pedir, o livro é sensacional, feito por alguém que viveu o crescimento dessa seita religiosa, esteve nos intestinos de todo o processo.

    a Universal é uma empresa que visa lucros, a única diferença é que ela é uma empresa de BANDIDOS, prinipalmente assassínos, aqui na Bahia pastores homosexuais da UNIVERSAL já mataram muita gente, só que, quem tem poder e mata pobres neste país não entra nem nas estatísticas, é incrível isso, estamos assistindo a tudo de camarote. Agora ele lançou um livro, uma biografia, claro que fazendo uma trajetória mentirosa.
    http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=7http://www.webartigos.com/articles/15258/1/caso-lucas-te...
    :http://lucasterra.blogspot.com/ http://www.webartigos.com/articles/15258/1/caso-lhttp://www.artigonal.com/relacionamentos-artigos/

  17. Kempoviki
    3, maio, 2009 em 15:01 | #22

    Bom, faz algum tempo que estou trabalhando num projeto de lei que regulariza essas empresas da fé de pagarem impostos e pela minha pesquisa baseada em inúmeros dados do Brasil inteiro cheguei ao seguintes cálculos: O Brasil deixa de arrecadar com a ausência de impostos das igrejas cerca de nada menos que 224,7 Bilhões de reais, se os pastores tivessem que pagar imposto sobre o salário deles que ganham com as igrejas esse valor seria de 11,6 bilhões de reias também conclui nessa pesquisa que a igreja evangélica gasta cerca de 5 bilhões de reais anualmente em advogados de pastores e da própria igreja.

    Agora vemos que se a tivesse que pagar impostos as igrejas evangélicas o Brasil seria muito menos pobre em fim o que podemos fazer é cobrar dos nossos futuros governantes que aprovem esse tipo de projeto.

    Vai haver roubalheira? Vai assim como tudo lugar há, mas a diferença é que os cofres públicos arrecadariam um pouco mais e seria mais um motivo no caso de roubalheira de colocar esses pilantras na cadeia.

    Só um detalhe esse projeto vale para todas as instituições religiosas, só frisei aqui a evangélica por ser a que mais engana o povo e arrecada mais dinheiro, alias o jeito mais fácil de se lavar dinheiro hoje em dia é através de uma igreja evangélica justamente por essa isenção de impostos .

  18. 1, maio, 2009 em 17:13 | #23

    Ester,

    um texto necessário, exato e de palavras exatas. Parabéns duplos, pelo texto e pela coragem também necessária.

  19. 26, abril, 2009 em 17:29 | #24

    eu prefiro me calar… se não aqui em casa vão me chamar de radical de esquerda…

    fui ver o seu perfil!! vc é linnnnnnnnnnnnnda!!

    :)

  20. Gustavo Guilherme Ca
    25, abril, 2009 em 19:53 | #26

    Adorei seu site, vc é muito inteligente, carismática, sensível, as vezes conservadora, mas nada se compara com seu sorriso, respeitosamente maravilhoso !!

    Parabéns e desculpe-me pelo carinho,

    bjs

    Gustavo

  21. André
    24, abril, 2009 em 08:49 | #28

    Olá!

    Não concordo. Como saber o que é lucro em uma Igreja? Teoricamente, é uma instituição que não possui Lucro. Existem as receitas os custos, e zera. O que sobrar desta conta não é lucro, é dinheiro que deve ser revertido para a Igreja, em forma de beneficios para a comunidade.

    Entendo que colocar IR nas Igrejas irá prejudicar as que fazem um trabalho sério.

    Minha opinião…..

    Abraços, e parabéns pelo Blog, sou seu fã.

    • 25, abril, 2009 em 11:52 | #29

      Obrigada por sua opinião André (xará de um irmão meu)!

      Este espaço está sempre aberto aos mais diferentes pontos de vista.

      Pode ser… se houver mesmo igrejas fazendo um trabalho sério, elas são minoria.

      E é justamente por isso que mantenho minha posição repetindo minha resposta dada ao Franco.

      Hoje em dia igreja virou sinônimo de negócio e não de evangelização.

  22. 23, abril, 2009 em 23:04 | #30

    Eu fui no tal "blog" do Macedo conferir e, apos ler atentamente os vários cometários, confirmei a minha tese de que a maioria (99,9%) dos que lá frequentam (a IURD) são completamente anacéfalos, pessoas ignorantes e que mal sabem escrever.

    Aproveitei para deixar um cementário, que obviamente não foi "aceito" pela moderação, mas que felizmente consegui salvar como PDF para comprovar que eles apenas permitem manifestações favoráveis ou que não ofereçam risco.

    Esse é mais um assunto deplorável de nosso país, mas fazer o que, se até aqueles que são escolhidos para nos representar, nos roubam… ficamos completamente indefesos diante de situações como esta.

    PS: caso você queira ver o que escrevi, me mande um mail que te envio.

    Abraços

  23. Franco
    23, abril, 2009 em 20:17 | #33

    Olá. Toda generalização é meio injusta. Se cobrassem IR (aliás, 27,5% é a aliquota de Pessoa Física) destas arapucas , eles continuariam a faturar e é obvio que sonegariam o quanto pudessem. É uma questão complicada, pois o fundamento desta isenção é a liberdade religiosa. A intenção é não permitir que o estado "proiba" tal religião impondo a ela pesados tributos. Lembro que existem igrejas sérias, que não exploram a ignorância do povão. Mas estas não aparecem, mas pode crer que existem.

    • 23, abril, 2009 em 20:22 | #34

      Esqueci de deixar o convite para visitar o Blog que eu participo. Abraços.

      • 25, abril, 2009 em 11:26 | #35

        Talvez você tenha razão sob alguns aspectos. Mas você há de convir que começar a taxar igrejas impediria que em cada esquina abra outra e cada uma com um nome diferente, nome esse, algumas vezes maior que o próprio cômodo utilizado.

        Só muda o rótulo mas a intenção é a mesma…

  24. 23, abril, 2009 em 16:56 | #36

    Tirou as palavras da minha boca. Também sou extremamente a favor de que as igrejas, independentemente qual seja, devam pagar imposto de renda! Pelo menos alguma parte do dinheiro voltaria para bens para sociedade (ao menos teoricamente, já que todos sabemos que não é bem assim no Brasil). =|

    • 23, abril, 2009 em 17:35 | #37

      Exatamente Cab! Imagina o quanto poderia ser revertido e o quanto isso poderia resolver parte dos problemas sociais se fosse gerido honestamente.

      As soluções saltam aos nossos olhos e é uma lástima não serem de fato executadas…

Fechado para comentários.