“Lula diz que penalizar menores não resolve”

10.02.07 - 7:33 AM Ester Castro






A morte do menino João Hélio Fernandes Vieites de seis anos, que morreu por ter sido covardemente arrastado durante 7 quilômetros por bandidos que levaram o carro de sua mãe, faz levantar a questão da menor idade penal, uma vez que um dos bandidos era um menor.
Como mãe e ser humano, isso me chocou profundamente….
Interrogado sobre o tema, o presidente Lula diz ser contra imputar crimes a menores pois estaria absolvendo o “Estado, responsável pela formação de uma geração de jovens empobrecidos e desesperançados, e condenar esses jovens“… [link]

Pois se o governo não dá condições pra que esse jovem cresça e viva com dignidade afastando-o da criminalidade, então a solução a curto prazo é sim mexer na lei. Sou totalmente a favor da menor idade penal!!!!

Aí vem o Lula e diz novamente:
O problema não é apenas encontrar mais uma lei, mais um policial, ou discutir a Justiça; é rediscutir valores humanos para saber onde erramos“….
Mais do que já foi discutido?????? A cada crime cometido por um menor essa questão de “valores” é levantada e o que acontece??? Fica apenas na discussão!! São só palavras e mais palavras ao vento…até acontecer de novo e novamente não ser feito nada….

O presidente continua:
Será que é apenas a questão social a razão de tanta barbaridade? O que leva um jovem de 17 anos a praticar uma barbaridade contra outra criança?
Eu respondo: foi justamente a falta de lei para puní-lo!!!!!!!!!!!!!! O moleque é criminalmente inimputável, (só que para votar já é apto desde os 16), então o que o impede de ser um criminoso??? Não tem como ser mais óbvio!!!!

Então a gente ouve aquele papo de que a falta de educação, saúde, emprego…. engrossa ainda mais as estatísticas do crime….tudo bem, condordo! Mas isso não será resolvido de imediato, até porque entra ano e sai ano, tudo continua a mesma m*****. Se o governo não dá suporte pra que a criminalidade seja “cortada pela raiz”, então é urgente que haja suporte legal para conter esse avanço.
Diminuir a idade penal pode não resolver o problema sozinha, é preciso aliar a questão social, mas enquanto esta só regride, aquela terá mais resultado.

Tenho dito!!
Se alguém tiver a curiosidade de saber qual a menor idade penal em outros países, entre no link.



Categorias: Informação, Tudo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 12, janeiro, 2010 em 14:37 | #1

    Nós Agentes de Segurança socioeducativo de Minas Gerais estamos enviando o endereço de nosso blog que é uma de nossas ferramentas de luta para valorização dos servidores e todo o sistema socioeducativo de Minas e do País. http://www.agentesocioeducativo.blogspot.com Mandamos um forte abraço.

  2. rafa
    1, março, 2008 em 04:51 | #2

    bando de fascistas!

  3. Domingos Alves
    11, fevereiro, 2007 em 17:26 | #3

    Nos Estados Unidos, ocorrem sim, crimes em escolas, mas geralmente os autores cometem suícidio antes da policia chegar, pois sabem que pegarão perpétua ou serão condenados à morte, aqui no Brasil, o pobrezinho do menor fica rindo da cara das autoridades, pois sabem que nada ocorrerá com eles… E não me venham com medidas socios educativas… Criminoso é criminoso e com a consciência de que não será punido, aumenta o grau de violência

  4. Wagner
    11, fevereiro, 2007 em 07:04 | #4

    cara sinceramente acho que não estamos fudidos não!! o problema é que todos(sociedade)não exigem mais do gorverno…deixam tudo jogado aos ventos: "ah eles que resolvam não vou esquentar minha cabeça pq já tenho problemas demais…não vai levar à nada mesmo, tentar reinvindicar alguma coisa e…bláblá"(a mesma éstoria)…cara tem, muita gente relaxada nesse mundo e esperando que as coisas funcionem "caindo do céu"…ninguém luta mais por nada hoje em dia…"tudo passa, basta esperar"…uhauhauahauh xDaté mais, *eu poderia escrever um texto aqui mas acho que não caberia aqui…uhauaha abraço e adorei esse post…=D

  5. Pankwood
    10, fevereiro, 2007 em 18:45 | #5

    Já dizia o professor, devemos investir na educação. Esses meninos estao na violencia pq nao tem nada pra fazer alem disso…Bom, os EUA tem educação, infra-estrutura e nao sei o q mais, mas volta e meia um estudante sai matando quem ve pela frente por lá.Ou seja, estamos fudido !

  6. Ester Beatriz
    10, fevereiro, 2007 em 18:01 | #6

    Tudo bem que a menor idade penal poderia gerar outras controvérsias, até porque nosso sistema prisional é uma b*****, a legislação penal tem "N" lacunas, as penas previstas são uma piada…então resumindo, iria ficar "elas por elas"…A coisa é bem mais complexa do que se pode imaginar….Entretanto continuo a favor da menor idade penal, mas teria que ser revisto também a aplicabilidade da lei, o aumento das penas (apóio a perpétua) e o mais importante, um sistema penitenciário que obriga o bandido a trabalhar para produzir, para que ele possa conhecer outros valores além daqueles de ficar enjaulado de papo pro ar só comendo e dormindo às nossas custas.Aprender um ofício e produzir alimentos, roupas, mobílias, etc. para pessoas carentes geraria um elo positivo para a sociedade… Tranformaria um delinquente em uma pessoa de bem, mostrando que há outros caminhos e teria muita família carente beneficiada pelo que seria produzido. Utopia???? Pode ser….. Mas seria um caminho….

  7. Domingos Alves
    10, fevereiro, 2007 em 17:50 | #7

    Seguindo a lógica desse pessoal, a solução é simples… AUMENTAR a maioridade penal para 30 anos, aí vamos ter a diminuição dos crimes e vamos ter apenas menores infratores(SIC)Esse país é uma lástima, ah, mas se fosse com um filho de deputado…

  8. Anonymous
    10, fevereiro, 2007 em 15:19 | #8

    A pena tem carater punitivo e de preparar o criminoso para a vida em sociedade. O ECA possui sim esses meios, o que falta é por em pratica o que esta na lei. porque punição pela punição só vai gerar mais animais, pois por mais severa que seja a lei um dia esse criminos irá voltar a sociedade, e será melhor que ele volte preparado para isso e nao para cometer outros crimes iguais ou piores! A pena não pode ser mero instrumento de vingança, mas esse misto de punicao e socialização dessa pessoa.

Fechado para comentários.