Antena óptica permitirá DVDs com até 3 terabytes de dados

24.10.06 - 9:46 AM Ester Castro






Engenheiros da Universidade de Harvard, Estados Unidos, criaram um novo dispositivo capaz de focalizar um raio laser em uma área mil vezes menor do que era possível até hoje. A área de focalização do laser é a única limitação para o aumento da capacidade de armazenamento de CDs e DVDs, já que somente é possível ler e escrever bits com tamanho no mínimo igual ao diâmetro do foco do laser.


O dispositivo, chamado de antena laser plasmônica, é uma espécie de antena óptica.”A antena óptica coleta luz do laser e concentra essa luz em um ponto de alta intensidade, medindo alguns décimos de nanômetros,” explica o cientista Ken Crozier.
Com uma espessura tão pequena, a antena óptica poderá ser utilizada para se escrever e ler bits muito menores do que os atuais, aumentando dramaticamente a densidade de armazenamento de dados – a quantidade de informações que se pode guardar numa determinada área. Os cientistas afirmam que um disco óptico, do tamanho de um CD, poderá atingir capacidades na faixa dos três terabytes – um terabyte é igual a mil gigabytes.Mais…

Esse dispositivo, que também terá aplicação em outros campos, possibilitará a gravação de uns 200 filmes com qualidade de DVD em apenas um disco!!!! Um brinde à tecnologia!!!!!


Fonte:
Players









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. SERRAO
    25, outubro, 2006 em 18:04 | #1

    quando será que essa tecnologia sai para o publico em geral?

Fechado para comentários.