O que Fortaleza tem de bom…

17.11.07 - 2:59 PM Ester Castro






Como prometido, senta que lá vem a história… :))

fortaleza-019.jpg

Passei uma semana deliciosa e porque não dividir esses momentos com meus leitores fiéis, não é mesmo? Quem sabe será útil para aqueles que pretendem conhecer Fortaleza. Com exceção do sul conheço quase todo o litoral brasileiro, mas é Fortaleza que mais me conquistou. A simpatia do povo, o mar, a areia e o clima são singulares. Quem quer fugir do frio ou da chuva, esse é o lugar. Ter o sol estralando às 5 e meia da manhã e se pondo às 5 e meia da tarde é um estímulo à parte. Fui pela segunda vez, minha primeira ida foi há 4 anos e quero ir outras vezes mais…

Em nossas viagens, costumamos abrir mão de hotéis preferindo alugar por temporada porque além de ficar mais barato, temos mais privacidade e mais liberdade. Como já falei da pechincha da passagem aérea, então começo recomendando em especial o apartamento que alugamos no Edifício Vista Del Mare que fica na Av. Historiador Raimundo Girão, 700, na Praia de Iracema. fortaleza-223.jpgFizemos a locação através do site Fortaleza Temporada e pra vocês terem uma idéia, esse big AP (andar 18 do primeiro bloco) custou uma diária de 125 reais, outra pechincha, porque além da ótima localização, nos acomodou (estávamos em 7) com conforto absoluto sobrando espaço para bem mais gente. Melhor do que qualquer hotel, porque com mais gente o valor pode ser rateado ficando super em conta!  Fica aí a dica pra quem também gosta desse esquema. Depois é só alugar um carro, de preferência com seguro; qualquer locadora te busca e te leva até o aeroporto, que o conforto e a comodidade estarão completos. Os preços da locação variam de 50 a 60 reais/dia, preço mínimo pra carro econômico. Já alugamos pela segunda vez na Maresia Rent a Car, que é de confiança e nos deu o melhor preço.

Voltando à localização do prédio, é um ótimo lugar para se ficar, não pela praia, mas porque fica perto de tudo. Está perto da Av. Beira Mar à direita, repleta de bares e restaurantes, bem iluminada, movimentada, com artistas de rua e uma feira de artesanato todas as noites. Também fica próximo do Mercado Central à esquerda, onde você pode comprar o que não comprou na feira por um preço bem melhor. Ali perto também fica o famoso Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que é passagem obrigatória pra quem vai à Fortaleza. Além dos eventos culturais que sempre acontecem lá, tem bares super charmosos e acolhedores.

fortaleza-247.jpgAgora quando se fala em praia, fala-se em Praia do Futuro. Apesar de lá ser péssimo para hospedagem e a parte urbana deixa muito a desejar, tem o melhor no que se refere a praias. Tem dezenas de excelentes bares, areia clara, fina, limpa e mar de água morna pra todos os gostos favorável à prática de bodyboard e kitesurf. Tem policiamento na areia e salva-vidas nos pontos mais aglomerados. A maioria dos bares estão equipados com quiosques de palha individuais munidos de “cofres” onde se pode guardar pertences de valor. Esse tipo de coisa eu ainda não tinha visto em outras praias. Os vendedores ambulantes vem aos montes, mas faço uma recomendação especial ao Doce da Geni, talvez o melhor que já comi, e uma ótima opção para a reposição de glicose… se é que vocês me entendem… não no meu caso, é claro!

fortaleza-097.jpg fortaleza-015.jpg fortaleza-072.jpg

Dos bares que tem lá, eu frequentei:

– o Côco Beach, que até possui uma boa infra-estrutura, música ao vivo, cardápio diversificado, mas pecou pelo atendimento. Muita má vontade em servir e nem estava tão cheio.
– o Croco Beach, que atende a gostos mais exigentes. Tem uma infra-estrutura mais requintada, shows de humor, internet, bufê com self service, ótimo atendimento mas é considerado o bar mais caro da Praia do Futuro.
– o Vira Verão que tem um ambiente bem mais simples, mas não menos aconchegante e gostoso, ótimo atendimento e um cardápio com preços bem mais convidativos.
– e o Cuca Legal, talvez o melhor de todos porque também tem uma ótima infra-estrutura, embora também menos suntuosa, mas tem os melhores preços. Foi lá que tivemos o melhor atendimento.

fortaleza-016.jpgUm ponto importante a ser levado em conta é que a maioria dos bares tem a mesma infra-estrutura na areia, ou seja, pra quem quer pegar praia e beber até “arrepiar o cabelo do relógio“, uma boa pedida é um bar com o cardápio mais barato, pois o resto não fará diferença. Já quem não quer praia, mas quer usufruir de um bom ambiente à brisa do mar com todo o conforto, terá que observar a qualidade do bar, de acordo com suas exigências, é claro. Estes sim são ideais para um ótimo programa noturno.

feira-mucuripe.jpg


Outra grande pedida é visitar o Mercado de Peixes do Mucuripe. Lá você encontra peixes e frutos do mar que chegam frescos durante o dia todo. Também tem sempre alguém vendendo frutas da estação lá, que mais parecem feitas de plástico de tão perfeitas. Já os camarões são um espetáculo à parte! Belos, grandes, frescos e baratos. Você tem a opção de, ao comprá-los, levá-los nas barracas ao lado e pagar cerca de 3 reais para que sejam preparados. Em outras palavras, você escolhe o camarão e manda prepará-lo ali mesmo enquanto toma uma cerveja e aguarda para degustá-los.

peixe-ao-forno.jpg


Mas se você também gosta de se hospedar no esquema de aluguel por temporada, tem a chance de comprar e preparar o que quiser no conforto de um lar. Na imagem acima está um pargo, peixe bastante comum lá, que compramos e foi preparado pelo meu sobrinho, que tem uma habilidade sem igual na cozinha. Esse pargo ele fez ao forno dispensando qualquer comentário!! Tudo de bom!!

É claro que tem muito mais coisas pra se ver e fazer no litoral cearense. Ao oeste você pode ir até Cumbuco fazer aula de kitesurf, andar de buggy nas dunas e desfrutar de suas lagoas… tem lugares lindos lá… na primeira vez fomos parar numa ilha deserta digna de filme paradisíaco! Tem também a famosa Jericoacoara que fica a + ou – 300 km de Fortaleza e exige um veículo 4×4 pra ir até lá, devido a ausência de estradas em seus últimos trechos por se tratar de uma área de proteção ambiental. Não fui até lá, deixei essa aventura ecológica para uma próxima viagem.
Na costa leste você pode ir até o Porto das Dunas desfrutar do Beach Park, com seu famoso Insano, sendo um dos maiores parques aquáticos de litoral do mundo. Mais adiante vem a praia do Morro Branco, onde tem imensas falésias de areias coloridas, estas que são retiradas pra fazer aquelas paisagens de areia dentro de garafas. Esse roteiro também fiz na primeira viagem, só faltando uma esticada até Canoa Quebrada, outra praia famosa que deixamos para uma próxima vez.

Bom, é isso pessoal!!! Ah! Também existem infindáveis programas urbanos que podem ser feitos na “Capital da Luz”. Sem dúvida uns dos roteiros turísticos mais completos porque agrada a todos os gostos e anseios. Quem vai até Fortaleza apaixona-se de imediato!!
Pronto…  (sempre usam essa expressão quando concordam com algo :D )

Caso queiram acompanhar algumas fotos de lá, é só acessar meu Flickr!

Só lembrando que este não é um post patrocinado. O que acabei de escrever é um parecer pessoal e tem mero caráter recomendativo.









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 17, fevereiro, 2012 em 16:51 | #1

    Quem tiver o prazer de conhece Fortaleza…não vai se arrepender, melhor lugar de se conhecer no brasil

  2. 23, janeiro, 2012 em 23:14 | #2

    Boas dicas, viajarei dia 14/02/2010 e essas dicas servirá com toda certeza. Obrigado!!!

    • 24, janeiro, 2012 em 21:16 | #3

      Que bacana Patrick!! O post já tem mais de quatro anos, mas acho que não mudou muita coisa de lá pra cá. Pelo menos dá pra ter uma referência. Fico feliz que servirá de ajuda! Boa viagem!

    • 24, janeiro, 2012 em 21:45 | #4

      Vixi… nem reparei a data da postagem, mas também acho que não tenha mudado muito. Mais uma vez obrigado!

  3. 17, janeiro, 2012 em 23:47 | #5

    estas foram as melhores dicas que já li a respeito de fortaleza… obrigado…

  4. valmir
    25, setembro, 2011 em 08:33 | #6

    sou do sul, passei 2 meses em fortaleza, a trabalho claro, particulamente detestei a cidade
    pessoas feias,sempre mal intencionadas,praia de iracema,cartão postal do estado só tem prostitutas, travestis e ladrões, praia do cumbuco foi um dos lugares mais sujos que ja visitei
    o que salva são: morro branco em beberibe e canoa quebrada mas não é lá essas coisas
    quer ver praias belas? visite florianopolis,bal. camburiu,bombinhas etc.
    pena que não fomos agraciados com o clima do nordeste

  5. Jamile
    5, julho, 2011 em 14:18 | #7

    Fortaleza é sem dúvida um dos lugares mais lindos do Brasil. Perdi as contas de quantas vezes fui.
    Praias maravilhosas, diversidade cultural e gastronômica ímpar. Além de um povo muito hospitaleiro e criativo.
    Se vc ainda não conhece eu recomendo visitar o Centro de Cultura Dragão do Mar que oferece várias opções culturais e uma área de barzinhos excelente.
    Vc ñ vai se arrepender!!!

  6. Cirne
    11, abril, 2011 em 21:14 | #8

    Esta semana dia 08/04/11 passei 3 dias em Fortaleza, me hospedei num apartamento flex enfrente da praia de Iracema,

    achei muito bonita mais a praia e podre e totalmente um esgoto, ninguém toma banho, infelizmente se alguém quiser tomar um banho de praia tem que se deslocar para praia do futuro q fica a 40 Quilômetros,as dunas á 160 e a praia da canoa q e muito conhecida, a mesma distância.

    Tem uma rede de ônibus e bestas que fazem turismo para estas praias custa 40 reais por pessoa e a viagem gasta 300 quilômetros ida e volta. Vc ñ se diverte nada pq passa mais tempo viajando do que se divertindo nas praias, pq o ônibus fica muito pouco tempo em cada uma,são trens praias q visitam.

    Falando do custo de preços e um horror na praia, tanto de Iracema como as outras,

    os hotels e pra matar qualquer um o mais barato fica em torno de 260 reais.

    O park aguático e muito lindo, mais custa 120 reais por pessoa

    O flex q aluguei me cobraram 510 reais por 3 dias, sem festa e chovendo, calcule nos dias de festas.

    Se vc esta afim de gastar muito alto e tem muito dinheiro pode ir.

  7. Dayanne
    23, dezembro, 2010 em 17:19 | #9

    Concordo plenamente… Fortaleza é tuuddoooo… ^^ .. é só o caso da prostituição, mais todo lugar do Brasil tem isso… e a questão do trânsito também, é uma cidade grande, é normal…

    e a qustão dos assaltos, rio de janeiro, são paulo… tem isso também, vêem, mais não fazem nada, aff!!!

    é isso… Fortaleza além de lindo é mega showwww

  8. Karoline
    25, julho, 2010 em 14:22 | #10

    você viajou em 2007 ?

  9. 13, fevereiro, 2010 em 20:17 | #12

    por favor preciso os dado direitinho desse apt que vc alugou… contatos… se o preço de 125,00 é por pessoa como faço pra entrar em contato… é urgente….

  10. 31, julho, 2008 em 11:04 | #13

    Concordo em gênero, número e grau.

    Fortaleza é maravilhosa!!!!

  11. 22, novembro, 2007 em 05:09 | #14

    :spyglass:

    Oi Bia ! Muito legal a viagem. Tive a sorte de poder visitar duas vezes essa cidade fantástica que é Fortaleza. É realmente um paraíso. Os lugares são paradisíacos, ou como diz minha mulher, são as verdadeiras "praias powerpoint".

    Na época em que fui também vi muitas meninas de 11, 12 anos se prostituindo em frente aos hotéis. É uma pena que isso ainda continue acontececendo (já fazem 5 anos que estive lá pela última vez).

    Mas, deixando de lado as esperadas mazelas socias, é realmente um lugar para nunca mais esquecer !

    Beijo prá vc e bom retorno !

    Luz e Paz

    HorseMan

  12. Fabricio
    20, novembro, 2007 em 14:33 | #15

    A cidade é linda, mas a segurança é uma porcaria. Fui pra lá no começo do ano passado. Minha prima com o namorado sofreram um arrastão em pleno calçadão. Vi dois turistas na praia sendo roubados e agredidos. E o pior: NINGUEM FAZ NADA. Fomos falar com um policial e o cara disse que é normal. Pra lá não volto mais.

  13. 19, novembro, 2007 em 20:00 | #16

    Cassio, a minha opinião é de turista, ou seja, de alguém que só foi atrás do melhor do lugar. Acho que a opinião de quem mora lá, tem que ser de fato levada em consideração.

    Agora violência, prostituição e drogas, você há de convir comigo que há em todo lugar. Nem onde eu moro, que é uma cidade pequena do interior goiano, eu estou livre disso.

    Por isso, na minha opinião, se a parte ruim geralmente está em todo lugar, é a parte boa que tem que ser levada em consideração.

    Obviamente que seja qual for lugar que vc for se mudar, vc irá conhecer antes né? Faça isso, vá como turista e se informe bastante com quem mora lá, como por exemplo a questão de emprego, campo para profissional liberal ou um próprio negócio…

    Acho que é isso… :cool:

  14. 19, novembro, 2007 em 19:16 | #17

    valeu ester!…obrigado pela atenção!!…mas e a questão segurança??…estou indo de mala e cuia…c 2 filhas nascidas aqui no japão…mulher japonesa…tenho receio de tira-las do conforto e segurança de tokyo p mete-las na "roubada" de seguir o MEU sonho de morar na praia!!!

    tenho um amigo fotografo q mora lá e diz q não é nada disso….mas o cara já está meio "vacinado"!!…nada como a opinião de um visitante…se tiver um tempinho me ilumina mais um pouquinho ok?

    abs

    cassio

  15. Luiz
    19, novembro, 2007 em 08:59 | #18

    nooooooosssssssssssaaaaaaaaaa… isso me deu muiiiito vontade de voltar la =x :yeah:

  16. 19, novembro, 2007 em 08:48 | #19

    MIga! Ficou mt show o post!! eh maravilhoso passar nosso ponto de vista pelos lugares q andamos nao?! por isso q adoro fazer meu blog…

    e agora entende q tbm nao eh nada facil ne?! ainda mais qndo as pessoas nao entendem certas "expressoes" ou "comentatios"…

    Mas amei! Tri Legal Tche!!!

    bjkas gauchas

  17. 18, novembro, 2007 em 12:32 | #20

    AHAUAHAUAHAUAHAUA

    Mário, a Dani Koetz já tinha me dito isso há um tempo atrás! Mas sei lá, pareço não, pareço? Nunca me achei parecida com ela…

    Mas obrigada mesmo assim! :yep:

  18. Mário
    18, novembro, 2007 em 10:23 | #21

    Ester, acompanho seu blog sempre que posso (inclusive tenho ele no meu Feeds do orkut pra ficar mais fácil de estar sempre antenado)… e gostei muito da sua descrição sobre a viajem a Fortaleza. Deu até agua na boca :tintin:

    Aproveitando, vim dizer que vc lembra MUITO a atriz Jullianne Moore, já te disseram isso? Principalmente depois de ver uma foto sua de vestido azul no Flirck, tive mais certeza ainda.

    Acho aquela atriz linda, e vc também. Claro, que sua familia é ainda mais linda ainda. :joia:

    Bjos!!!

  19. 18, novembro, 2007 em 07:56 | #22

    Casio, achei o trânsito bastante agressivo… buzinam muito uns para os outros e param no meio da rua…

    Outra coisa que nos contaram é que a Beira Mar está tomada pela prostituição. Fiquei pasma quando vi travestis e garotas de programa na rua do prédio onde fiquei, quando era apenas 9 horas da noite!! :blink:

    Acho que são os únicos pontos negativos que pude captar. Apesar disso Fortaleza e o litoral cearense propriamente dito, devem ter inclusão obrigatória em qualquer roteiro turístico. :cool:

  20. casio
    17, novembro, 2007 em 20:13 | #23

    oi ester,…agora conta o q vc não gostou de fortaleza!!…me ilumina mais um pouquinho por favor!

    bjs a familia!

    cassio

  21. 17, novembro, 2007 em 18:25 | #24

    Ewaldy, não é post patrocinado, nem tenho cacife pra isso… fiz questão de escrever sobre, porque amo o lugar!

    Também tenho orgulho por não fumar e não beber. O único porre que tomei na vida foi há mais de 16 anos quando passei no vestibular, o que considero perdoável. No mais bebo socialmente e ocasionalmente. :cool:

    A expressão que usei foi somente direcionada aos que gostam de beber. :cebolinha:

  22. 17, novembro, 2007 em 17:19 | #25

    Tem certeza que não é um post patrocinado?

    "reposição de glicose… se é que vocês me entendem… " coisa feia tia Beatriz. Lá se foi meu exemplo de blogueira responsável, saudável e que não bebe… :triste:

  23. 17, novembro, 2007 em 15:07 | #26

    Pronto… voltarei lá sim! ahauahauahau

    Obrigada Letícia!!! Uma semana foi realmente muito pouco para "extrair" de Fortaleza o que eu gostaria.

    Amei de paixão sua cidade!!!

    Pronto. :tintin:

  24. 17, novembro, 2007 em 14:47 | #27

    Bom… Em primeiro lugar gostaria de falar q estou muito feliz pelos elogios q vc fez a minha cidade… Aqui agente sofre muito com o preconceito das pessoas de fora… E realmente faltou vc ver MUITA COISA… Inclusive q naum está no roteiros e q é muito legal… Mas nada q da próxima vez vc naum resolva… E PRONTO!!!

    Pronto nada… Em segundo lugar, adoro o blog de vc's e venho sempre aqui… PARABÉNS!!!!

    Bjus,

    LeLe:) :palmas:

Fechado para comentários.