FarmVille e Harvest Moon – déjà vu?

26.11.09 - 10:36 AM Ester Castro






Nos últimos tempos os usuários do Facebook estão às voltas com vários aplicativos tomadores de tempo e alimentadores de ócio disponíveis por lá.

Um deles é o FarmVille.
Bastou eu plantar a primeira beringela que a mazela estava feita. Me rendi por completo e viciei na coisa. :=)

Apesar de ter todas as limitações inerentes à um aplicativo e nem de longe pode ser comparado com um jogo propriamente dito, FarmVille ainda assim consegue ser deveras divertido. Aliás virou uma febre entre os usuários.

A ideia é simples. Cuidar de animais, árvores, plantar, colher, fazer dinheiro e ampliar a propriedade. Em meio a tudo isso você se vê motivado a executar tarefas para conquistar os ribbons que dão prêmios como grana, presentes, liberam novos ítens para comprar e dão XP que te faz subir de level.
Tem também a interação entre os fazendeiros e vizinhos através da troca de presentes e favores como por exemplo fertilizar a lavoura um do outro.

Eu estou lá, porém longe de ser uma latifundiária. Enquanto meu nível está nos míseros 24  já tem gente no level 44 entre os meus vizinhos.
Claro que existe um meio mais fácil e rápido de ampliar a fazenda que é comprar em dinheiro real mesmo, as farm coins e o farm cash, moeda local que também é conseguido a cada subida de level. Não é o meu caso e não acho que isso seja divertido. A partir do momento que você passa a tirar dinheiro do bolso, deixa de ser brincadeira.

No entanto o FarmVille também atende o lado social e suporta a campanha Sweet Seeds for Change: Haiti, onde as sementes que contêm o respectivo selo e são vendidas mediante farm cash, levantam parte da renda que beneficia famílias e crianças pobres no Haiti. Isso sim eu achei bem bacana.

FarmVille FarmVille FarmVille
Tirei uns prints da minha modesta Ester’s Farm… :p
(Clique para ampliar)

——

Bom, mas o que realmente me fez cair de amores por FarmVille foi a inevitável nostalgia por lembrar Harvest Moon – A Wonderful Life, um game de simulação lançado em 2004 que eu joguei atééééééé mesmo no bom e velho Game Cube. Mas também tem ele para o PS2.

Sim, eu não jogo só os hardcores da vida mas alguns jogos “menininhas” também, tá!  :=)

A série Harvest Moon é imensa tendo vários títulos e versões para várias plataformas, mas é A Wonderful Life o melhor disparado na minha opinião. Tem também o Another Wonderful Life, que nada mais é que um remake do outro só que com o personagem feminino.

Se quem passa primeiro por FarmVille fosse conhecer Harvest Moon, certamente iria delirar. Enquanto um está repleto de limitações o outro realmente simula uma vida na fazenda com tudo que tem direito.

Lá você vivencia as quatro estações do ano com muita chuva, neve e belos dias ensolarados. Amanhace e anoitece e você precisa dormir e se alimentar bem como alimentar e cuidar dos animais quando estão doentes. As vaquinhas ficam prenhas e quando parem dão leite que pode ser vendido ou transformado em queijo ou manteiga. Mas se você não ordenhar, escovar e dar carinho ao animal o leite seca.
Ou seja, existe todo um cuidado real que você precisa ter com as plantas e os bichos da fazenda, do contrário haverá consequências.

Dá pra fazer fortuna quando os vegetais e frutas plantados começam a dar frutos. Estes geram novas sementes que podem ser vendidas e por aí vai. Trabalhando à beça você consegue dinheiro pra melhorar e equipar a fazenda.

Harvest Moon - Wonderful Life

O legal é que o fazendeiro também precisa ir até a cidade conversar com as mocinhas de lá até conquistar uma que será sua esposa. Aí ele precisa trabalhar duro pra sustentar mulher e um filho que virá depois. E mais, o filho cresce e você precisa educá-lo.
Enfim, tem uma série de outras coisas pra fazer inclusive ajudar os habitantes da região, pescar e até cozinhar.

É um jogo sensacional que aliás é recomendadíssimo para crianças porque ensina muito, principalmente a ter disciplina e responsabilidade através da rotina diária de afazeres. Sem falar nas noções de economia, negócios e investimento. Show demais!!

Achei que seria interessante colar um vídeo do review pra quem não conhece ter uma noção da engine de Harvest Moon. Aos que conhecem, bem-vindos ao flashback!

——

PS¹ Quem quiser me adicionar no Facebook pra ser meu vizinho do FarmVille, sijoga!

PS² Uma dica é você deixar o seu avatar (fazendeiro) preso num cercado. Assim as tarefas se executam sem precisar esperar o personagem ir até ela e os vizinhos que entram na sua fazenda para fertilizá-la não ficam irritados. Tudo fica mais fácil e rápido.

PS³ Experimentem Harvest Moon, mas cuidado! Se FarmVille vicia, este então é passível de overdose.
;)



Categorias: Game, Opinião, Tudo, Vídeo, Web







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. João Paulo
    23, julho, 2011 em 11:08 | #1

    Eu jogo Country Story…

    Quem quiser me adicionar eu entro todos os dias e envio presentes e dou ajuda…

    procura por João Paulo Liberalino

  2. 24, fevereiro, 2011 em 19:24 | #2

    AAAAAAAAAAAAAH, HARVEST MOON! Que delírioo!

    Eu não consegui me acostumar com a versão do play2, então eu jogo aquela quadradinha do play1 que eu acho a coisa mais fofa do mundo. SHAUSHUASHUASHHAUS

    Ah, jogos de menininha são emocionantes, vai! xD

    • 24, fevereiro, 2011 em 19:48 | #3

      Nossa Mah, você dissecando o blog hauahauahauahauahaua Beijos!!!

      • 24, fevereiro, 2011 em 19:52 | #4

        Ah! SHUASUAHUSAHUSUHA

        É mania, eu leio um post, aí tem um link pra outro, que leva pra outro, que leva pra outro e por aí vai, quando vejo, já dei uma super volta pelo blog xD

        Mas é bom, sempre acho umas postagens interessantes xD

        • 24, fevereiro, 2011 em 20:03 | #5

          Ah que bom!!! Sijoga e fica à vontade então hahahahahahaha

  3. Andre
    27, agosto, 2010 em 15:06 | #6

    Aqui tem varias pessoas interessadas em ter mais vizinhos e tem uma tabela tambem que ajuda bastante na hora de decidir o que plantar:

    http://farmvillefeedbrasil.blogspot.com/2010/08/c

  4. dudu
    28, dezembro, 2009 em 16:31 | #7

    olha quem quise se meu vizinho é so procurar meu em e-mail narutosadam@yahoo.com.br ou dudu nego sem restrisoes so quero vizinhos para troca de presemtes

  5. 24, dezembro, 2009 em 13:56 | #8

    Gente.. Tô querendo vizinhos.. me add aew. please..

    http://www.facebook.com/profile.php?id=1000005573

    Abraços

  6. fabio
    21, dezembro, 2009 em 11:47 | #9

    como fasso para me cadastrar?

    toda vez que entro pesso pra me cadastrar sign up mas depois de preencher tudo aparece um erro q só ta escrito e…..

  7. 10, dezembro, 2009 em 10:31 | #10

    HAha, eu jogava o harvest moon back to nature do ps1, demorei pakas para conseguir 100% na minha fazenda, não tive oportunidade de jogar os outros harvest moon de outros consoles, dai so conheço esse mesmo, mais harvest moon, é foda, mto viciante, sempre aparece uma coisa nova na história para te animar a continuar jogando.

    Bem que podia ter Harvest moon para PC, ia ser foda =D

  8. TDS
    7, dezembro, 2009 em 16:11 | #11

    onde me cadastro?

  9. 4, dezembro, 2009 em 12:42 | #12

    Olha, eu ultimamente estou bem ociosa com o pé quebrado e tenho jogado muitos aplicativos do facebook, sou viciada em vários, mas o FarmVille é o mais especial mesmo… Mas acho que, no meu caso, por ele não ser assim tão real é que jogo mais. Ter de se preocupar em fazer várias atividades ocupa muito mais tempo e a gente até perde plantações, animais, etc. Vou até buscar esse outro jogo que citou, mas pra mim, a graça maior do farmville é vc nao ter de ficar tão dependente do jogo pra conseguir evoluir.

    Beijos

  10. 1, dezembro, 2009 em 12:58 | #13

    hehe, tem razão.. tirar dinheiro do bolso para jogos é a mesma coisa que alimentar vícios.. ;x

  11. 26, novembro, 2009 em 22:35 | #14

    Parece que o FarmVille é a nova "febre". Todo mundo de olho na sua colheita, hehe.

  12. 26, novembro, 2009 em 16:01 | #15

    Gente do ceu…adoro seu blog…me perco aqui lendo tantos posts bacanas…Parabens meeeesmo…

    Vc deve fazer "mol" sucesso com o filhos e os amigos do filhos heim???? Eles devem adorar

    Maezona super antenada e um tanto quanto nerd…eheheheh

    Abraço

    • 26, novembro, 2009 em 19:46 | #16

      Obrigada Raquel!!!!

      Ah sim os meninos tomam o maior susto tipo "caraaaaca, sua mãe joga videogame!!!" hahahahaha

      Até parece coisa do outro mundo… :D

  13. Luma
    26, novembro, 2009 em 11:59 | #17

    Gostava demais de Harvest Moon. Eu jagava o Friends of Mineral Town, pra GameBoy Advance.

    Eu tentei jogar FarmVille, mas não deu. Achei o jogo feio e chato. Sem falar que fiquei triste quando a minha plantação morreu.

    No Facebook eu jogo outro jogo de fazendinha, o Country Story. Acho ele bem mais legal de jogar. Apesar de ser meio limitado no começo, ele é bem divertido. Ainda mais quando você tem muitos amigos pra te ajudar enquanto você não pode comprar alguma coisa. Ele é um jogo bem social mesmo.

    A mesma empresa que faz esse jogo, a Playfish (que foi comprada pela EA recentemente), tem outros joguinhos legais que eu adoro. Jogo quase todos os jogos deles: Restaurant City, Pet Society e mais um monte.

    Se quiser jogar me adiciona lá que eu te ajudo =] Procura por Luma Perrete lá no Facebook.

  14. 26, novembro, 2009 em 08:01 | #19

    hauhuahauh Ester tá o vício em pessoa no Farmville. Aqui em Goiânia também tá virando febre. Não tinha pesquisado esse lance Haitiano =] Muito bacana. Só agora entrei no lvl 30 lá hehehe A caminho de me tornar o Rei do Gado. hauahuha

    • 26, novembro, 2009 em 19:42 | #20

      Oh só o Bruno Mezenga do FarmVille hahahahahah

      Então, quando eu vi umas sementes com um selo diferente clique pra ver. Fiquei surpresa com a iniciativa…

  15. 26, novembro, 2009 em 07:57 | #21

    Te adicionei mas o meu nivel ainda é o 9.

    Ainda porque do jeito que me viciei HAHAAH

    Bjs e bom dia!

  16. 26, novembro, 2009 em 07:55 | #23

    Olá vizinha de fazenda :D

    Ótimo post. Realmente Farmville vicia e serve como um bom escape para aqueles momentos de stress elevado :D

Fechado para comentários.