Evolução Convergente

16.07.07 - 3:26 PM Ester Castro






cavalo.jpgVocê alguma vez já se perguntou porque animais de espécies diferentes desenvolvem os mesmos traços?

Pesquisadores australianos concluíram recentemente que o que chamam de “evolução convergente” está relacionado com as dietas similares.
Mas o que seria isso??
Segundo eles, animais diferentes que seguem uma dieta similar, tendem a evoluir para o mesmo formato de tromba ou focinho, mesmo não tendo parentesco algum.

O paleontologista Dr. Stephen Wroe da Universidade de New South Wales explana melhor o estudo explicando que animais com focinho longo e magro tendem a comer plantas ou pequenas presas e animais com focinho curto e largo tendem a ser verdadeiros carnívoros. A convergência acaba ocorrendo quando por algum problema ambiental estes animais precisam se adaptar ao problema assumindo a dieta de outras espécies e por consequência acabam assumindo também os mesmo traços.

Para exemplificar Dr. Wroe pergunta: porque o Diabo da Tasmânia se parece com um lobo sendo que ambos não tem nenhuma relação?
Wroe acredita ter encontrado a resposta para a convergência e diz ser uma importante descoberta para a teoria da evolução. Leia mais…

Se dietas similares e tamanhos de nariz realmente tem co-relação com a evolução das espécies, não sei, mas por via das dúvidas melhor deixar de comer bananas por uns tempos….  :))

Via: Green Diary









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 18, novembro, 2007 em 19:57 | #1

    Hi, <a href="http://john.drosgwcisha.com&quot; rel="nofollow">there!..ddfecbd83e7b5be89ce52ddd2af28460

  2. 16, julho, 2007 em 14:17 | #2

    Preciso parar de comer formiga hehehe.

Fechado para comentários.