E Tropa de Elite não foi…

28.09.07 - 8:52 AM Comente! Ler comentários




filmes.jpg

A tentativa de incluir Tropa de Elite na lista para o Oscar exibindo-o “escondido” no interior de São Paulo a fim de cumprir o prazo exigido, não adiantou de nada. 
Segundo uma nota no O Globo, o filme não foi páreo para O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias que foi escolhido anteontem como candidato brasileiro a tentar uma das cinco vagas para a disputa da estatueta no quesito Melhor Filme Estrangeiro.
Aí eu pensei… que diabo de filme é esse que eu deixei passar em branco? Preciso ficar mais atenta aos meus momentos moon world….
Enfim, fui direto atrás do bendito filme pra ver o que é que a baiana tem!
Eu vi e sim, gostei muito também… É um ótimo filme e tem lá seus méritos… tecnicamente a edição e a fotografia são impecáveis, embora eu ainda prefira Tropa de Elite.

Não sou crítica de cinema, mas sou assumidamente uma achóloga que ama a sétima arte e analisando mais a fundo, os filmes tem pontos em comum. Ambos retratam a realidade do país, porém em diferentes épocas, em diferentes situações e proporções. Enquanto o filme de José Padilha retrata a violência, a corrupção e o caos social na década de 90 sem o menor pudor em ser explícito, o filme de Cao Hamburguer é totalmente antagônico no modo de retratar a violência gerada pela opressão na época da ditadura. O filme é reprimido, enfatizando mais o medo do que a violência e é ambientado na década de 70, mais precisamente no ano de 1970, no momento em que o Brasil disputa a Copa e se torna Tri-Campeão Mundial. 
Achei o filme morno e o roteiro idem, mas tem grande chance de cair na graça da comissão julgadora, a exemplo do que ocorreu com o gostoso Little Miss Sunshine, pois o filme também se desenrola às voltas de uma criança apelando para uma trama mais sensível, o que não deixa de ser interessante por isso. Miss Shunshine, inclusive levou um Oscar em Melhor Roteiro Original, para a surpresa de todos.

Eu até entendo o porquê de Tropa de Elite ter sido preterido. É mais cômodo para o Brasil colocar na disputa um filme que retrate uma vergonha do passado do que um filme que escancare uma situação que é notoriamente retrato da atual realidade brasileira, como se o mundo não soubesse do que acontece aqui. 
Talvez o momento realmente peça que todos revejam o Brasil sob um ângulo mais poético e nostálgico reverenciando a glória de Pelé, Rivelino e Carlos Alberto num dos eventos que fez o brasileiro esquecer por alguns momentos o terror da ditadura.
Portanto, muito embora eu esteja pesarosa por Tropa de Elite não entrar na disputa, mas como boa brasileira ficarei na torcida é claro, até porque o cinema brasileiro está se tornando um orgulho e cada vez mais vem mostrando que não deixa nada a dever para as grandes produções do cinema estrangeiro.
Enfim, agora resta torcer e aguardar para que O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias realmente consiga conquistar a vaga na disputa ao Oscar…


Categorias: Filme, Tudo, Variedade

Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. October 3rd, 2007 at 07:05 | #1

    Eu ainda não vi Tropa de Elite, até porque só tem versão pirata por aí…

    ¬¬

    Acho sacanagem com o cinema brasileira. Hollywood não, eu baixo mesmo. Eles tem de tomar vergonha na cara.

    hehehehe

    Claro, os filmes que eu gosto, vou ver no cinema tb!

    ^^

    Mas tecnicamente, pelo que li nos sites críticos de cinema, O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias é bom pacas. Espero que ele ganhe.

    Pq senão, chega o Wágner Moura e diz:

    "PEde pra sair, p****"

    aheuahuha

    Responder

  2. FRANKLIN
    September 29th, 2007 at 18:27 | #2

    bando de otarios

    Responder

  3. September 29th, 2007 at 14:16 | #3

    A verdade é que o Brasil não gosta de Oscar.

    Ester, blogo de Aparecida de Goiânia. Ví que você é daqui de Ipameri. Não conheço pessoalmente mas já ouvi falar bastante. Que beleza.

    Mais uma conterrãnea ns blogosfera.

    Já vejo bastante seu blog rodando pelos comentários mas até então não havia conhecido mais profundamente. Gostei demais. Mais uma fonte de Ctrl+C. rs

    Abração

    Responder

  4. September 28th, 2007 at 08:25 | #4

    "É mais cômodo para o Brasil colocar na disputa um filme que retrate uma vergonha do passado do que um filme que escancare uma situação que é notoriamente retrato da atual realidade brasileira, como se o mundo não soubesse do que acontece aqui."

    Falou tudo!!!

    Responder

  5. September 28th, 2007 at 06:10 | #5

    O QUÊ??? TROPA DE ELITE FORA DO OSCAR?!?!?! Fodeu.

    Responder

  1. Nenhum trackback por enquanto.