Halloween

30.10.06 - 6:20 PM Ester Castro






O Halloween , nome original na língua inglesa, é um evento tradicional, que ocorre nos países anglosaxónicos, com especial relevância nos EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase “trick-or-treat” (gostosuras ou travessuras), exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.

Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário Celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão. Esse momento era considerado como ano novo para os Celtas e também uma data sagrada uma vez que, durante este período, os Celtas acreditavam que o “véu” entre o mundo material e o mundo dos mortos(ancestrais) e dos deuses(mundo divino) ficava mais tênue.
A fim de espantar os espíritos considerados maus eles usavam máscaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam o nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama. Quando os Romanos conquistaram os Celtas eles assimilaram o festival de Samhain, adaptaram à sua cultura mas com diversas mudanças. Em 835 o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain para a comemoração do dia de todos os Mártires e mais tarde para o dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13 de maio e passou para 1º de novembro. A noite anterior 31 de outubro ficou então conhecida como Halloween (Hallow=Santificar).
Atualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasias, podemos encontrar pessoas que celebram à moda Celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos Celtas) ou da wicca (considerada como uma forma de bruxaria moderna).
Nos Estados Unidos quase todas as residências tem uma abóbora esculpida colocada na varanda para comemorar o dia 31 de outubro, e serve para espantar os maus espíritos que possam estar vagando como alma traiçoeira.

Fonte: !ObaOba



Categorias: Curiosidade, Tudo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 11, novembro, 2008 em 16:14 | #1

    :angry:muito doido :joiless: :sick: :yeah: :xonado: :entendeu: :palmas:fino de garagem!!!!!

  2. AMANDA
    27, outubro, 2008 em 22:58 | #2

    :toin: :choro: :tintin: :puke:

Fechado para comentários.