“Ferrofluid”

05.02.07 - 9:16 AM Ester Castro






O “ferrofluid” é um interessante material desenvolvido originalmente pela NASA, e trata-se de um líquido que contém nano-partículas magnéticas que sob o efeito de um ímã, cria espantosas formas.

Simplificando, quando um ímã é colocado embaixo de um prato que contém o “ferrofluid” gera uma disposição de pontas no líquido. A atração magnética é forte o bastante para prender o ímã no lugar e impedir que o “líquido” derrame quando o prato for inclinado. Quando o ímã é removido os pontos desaparecem e o “ferrofluid” volta ao estado normal de líquido.
O “ferrofluid” é usado na fabricação de dispositivos eletrônicos, na engenharia mecânica, na medicina e em inúmeras outras aplicações.
A japonesa Sachiko Kodama aplica o “ferrofluid” na arte, fazendo exibições de esculturas dinâmicas com esse fluido. Veja no site.
Abaixo uma relação de vídeos mostrando como o “ferrofluid” atua:

Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
 

Via: Neatorama









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. alex
    30, abril, 2008 em 17:16 | #1

    Esse líquido e muito interessante, conseguimos produzi-lo no laboratório da faculdade na semana da química, e ficou muito show.O processo utilizado para produzir o ferro fluid e muito louco. Pretendemos produzi-lo novanente nesse ano de 2008, em maior quantidade para dar um resultado melhor.

  2. Hemerson
    13, novembro, 2007 em 07:24 | #2

    pow esse liquido aew eh muito loko mesmo!

    jah consegui fazer no laboratorio da facul mas proceso é muito foda de fazer…a dificuldade do liquido esta em conseguir nanoparticulas de magnetita. Se nao tiver em nano nao adianta tentar num vai subir as pontas ateh fica legal ter um liquido que é atraido por imã mas o melhor é vê-lo subir pelas linhas do campo! :joia:

    qualquer interese hemersonangeluci@hotmail.com

    abraço a todos!

  3. Carbono
    11, fevereiro, 2007 em 19:59 | #3

    é um imã que é posto em baixo do substância… pesquise também sobre o fluído newtoniano.ja sei até onde vou colocar algumas imagens desse ferro…

  4. Wagner
    6, fevereiro, 2007 em 15:40 | #4

    muito boa a arte mas ainda não entendi como é que eles fazem para olíquido flutuar?! OOoO muita viagem doido…uahuahuahuaha até!!!XD

  5. Pancho
    5, fevereiro, 2007 em 19:54 | #5

    bahh eu queria um vidrinho dessa substancia ^^muito legal !

  6. gledwood
    5, fevereiro, 2007 em 19:50 | #6

    I love that abstract, airbrushy illustration you have there … I only found you by accident 'next blog' hopping… I have a blog too, though it's quite different to this one. I'm at gledwood2.blogspot.com… Feel free to drop round! Take care now and all the bestYours trulyGledwood

Fechado para comentários.