Criador e criatura. Quando personagens tomam lugar…

28.10.09 - 10:58 AM Ester Castro






É comum ver isso acontecer. Atores que desempenham certos personagens, especialmente em séries ou filmes sequenciais, perderem terreno para seus personagens.

Quando um roteirista cria um personagem, cria apenas um esboço de como pretende que ele seja. Mas é quem o interpreta que empresta vida à ele contribuindo com elementos que acabam se caracterizando e se tornando intrínsecos à este personagem.

Existem atores que são verdadeiros camaleões e podem interpretar inúmeros papéis sem que façamos qualquer ligação entre eles.

Já outros ficam estigmatizados. O personagem fica tão impregnado que qualquer tentativa de desempenhar um outro papel em outro trabalho é fadada à frustração. Parece que não combina. A criatura tomou posse do criador e ponto final.

Mas isso não significa que os camaleões são melhores que os estigmatizados ou vice-versa. Incorporar um personagem de corpo e alma é um dom inquestionável. O que ocorre é que enquanto uns conseguem desenvolver várias facetas, outros se tornam reféns de sua maior criação perdendo suas próprias identidades.

Abaixo relacionei alguns exemplos clássicos que comprovam o que eu quero dizer.

Hugh Laurie e Dr. House

Já pensou se Hugh Laurie tivesse sido condenado a ser apenas o pai de um ratinho branco e a ter cabelo lambido para sempre? Nãããooooo…
Pois é. Felizmente mesmo depois de três filmes sendo o sem sal e inexpressivo Sr. Little praticamente ninguém lembra que ele fez esse papel.
Então eis que a vida lhe trouxe de presente o espetacular mestre do sarcasmo inteligente, Dr. House. Pronto. Não existe mais o Sr. Little e tampouco o próprio Laurie.  Onde quer que ele vá, será sempre o House.

Jim Parsons e Sheldon

Jim Parsons como nerd meio afeminado e mega hilário Sheldon da fodáxima série The Big Bang Theory. Consegue imaginar esse cara ser mais alguém além de Sheldon? Eu não.

Elijah Wood e Frodo

Esse aí então nem se fala. Não importa o que Elijah Wood fizer, ele sempre terá cara de Frodo.

Matthew Perry e Chandler Bing

Adooooro o Chandler Bing!! Ou será o Matthew Perry? Ou Chandler? Ou Matthew??
Bom vocês entenderam. Só quem devorou Friends irá concordar que esse é mais um caso perdido. #inconfundível

Kiefer Sutherland e Jack Bauer

Já no caso de Kiefer Sutherland que a despeito de ter se miscigenado ao fodão Jack Bauer de 24 Horas prefiro acreditar que não existe mais o Kiefer, somente o personagem. Pelo menos Jack Bauer jamais faria isso e nem isso.

Jason Segel e Marshall Eriksen

Eu vi outros filmes com Jason Segel mas não consegui enxergar nele outro personagem que não fosse o marmanjão desengonçado Marshall Eriksen da deliciosa série How I Met Your Mother. Parece que ninguém mais faria melhor o Marshall no lugar de Jason e este não consegue ter outra cara senão a de Marshall.

Daniel Radcliffe e Harry Potter

No caso de Daniel Radcliffe talvez haja uma salvação. Ele começou a fazer Harry Potter ainda criança e embora continue fazendo sendo adolescente, ainda é muito jovem. Talvez com o passar da idade e com traços mais maduros o estigma de bruxinho fofo não perdure. Mas por hora a ligação é inevitável.

E aí, o que vocês acham?
Por que tamanha e intensa incorporação acontece? Personalidades fortes e singulares? Os criadores são tão verdadeiros que não conseguem se dividir? Ou seria realmente pouco talento para fazer outros papéis?
Durmam com esse barulho… :mmm:



Categorias: Cinema, Gente, Séries, Tudo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 14, setembro, 2010 em 05:03 | #1

    Eu vou além. Pra mim todos os atores de How I Met Your Mother me lembram os personagens, seja onde estiverem. Esses dias vi uma participação do ator que faz o Ted em algum lugar e, apesar de ser anterior a HIMYM, a minha associação foi imediata!! O mesmo ocorre com todos os de Friends, incluindo a ex sra Pitt. O filme pode ser um drama, mas sempre que a vejo, acho que é a Rachel! :)

  2. 23, novembro, 2009 em 11:58 | #2

    o orkut e bom p vcs conversarem com seus amigos e se dirvertirem

  3. 7, novembro, 2009 em 14:33 | #3

    Não só Chandler, mas todo mundo de Friends! Não dá pra ver eles em um filme e não pensar em Friends

  4. 31, outubro, 2009 em 19:06 | #4

    Olá, Ester! trabalho na Edelman, Agência de Comunicação Online da Samsung. Acho que , além da característica do ator, tem também a força dos personagens. Em muitos filmes, eles são tão bons que acabam por se apossar dos atores por muitos anos. Talvez isso se aplique ao Harry Porter. Aproveitando o assunto, o filme "Miss Potter", que conta a história sobre a criadora do jovem bruxo, também está disponível em Blu-ray.

  5. 30, outubro, 2009 em 19:01 | #5

    Comecei a a olhar How I Meet Your Mother a pouco tempo, mas não consigo dissociar o Jason Segel do Nick Andopolis de Freaks and Geeks.

  6. 30, outubro, 2009 em 18:50 | #6

    se tem um q ñ existe mais pra mim é o Anthony Hopkins, pra mim sempre será o Hannibal Lecter hehe

  7. Roriz
    30, outubro, 2009 em 10:20 | #7

    … não vem que não tem, esse coitado que faz o Potter vai ter cara de Harry Potter o resto da vida, mesmo que seja um Potter professor, Potter inspetor, Potter Diretor, Potter Reitor ou até o Potter da cantina…

  8. 30, outubro, 2009 em 09:21 | #8

    Muito bom o texto… Realmente, Jim Parsons e Hugh Laurie são epicamente fuckin' bons no que fazem… Eu diria que no lugar do Marshall, colocaria o Barney, para tirar a estigma do ator vai ser complicado viu x)

  9. william haddad
    30, outubro, 2009 em 07:53 | #9

    ADAM WEST = BATMAM

    TOM SELLECK = MAGNUM

    E DAI VAI

    • 30, outubro, 2009 em 08:49 | #10

      Esse é moderninho hein? huhauhaua

      • willim haddad
        30, outubro, 2009 em 11:21 | #11

        tá e dai que é antigo vc daqui alguns anos será pré histórico antes de dar pitocos nas observações alheias leia mais seja mais plugado em tudo, todos estes que comentaram acima eu vi nascer e acompanho até hoje por isso sei das coisas vc ao menos sabe quem foi o doutor smith o nome do meio do cap. kirk quem foi nacional kid nãooooooooooooooooo então vá a merda

        • 30, outubro, 2009 em 12:33 | #12

          Amigo, foi uma piada.

          Geee, povo griladinho hein?

          Mas, respondendo suas perguntas. Sim, eu sei quem foi Doutor Smith de Perdidos no Espaço, adorava essa série. O nome do meio de Kirk era Tiberius e NATIONARU KIDOOOO era muito legal e uma lenda. Só existiu Jaspion e Power Rangers por causa dele.

          Não sou burro nem moleque, só tenho critérios. Como não trazer Nacional Kid para uma discussão sobre atores marcados pelos seus personagens, ou levar piadas como ofensas pessoais porque enfrento alguma crise de meia-idade. Favor aprender o que é "critério", grato.

        • william haddad
          30, outubro, 2009 em 16:08 | #13

          eu venho em píblico lhe pedeir desculpas pela minhas palavras de vá a…. sim eu sei que vc sabe quem foram os citados. não deveria ter usado o palavreado desta forma sei que vc manja do assunto afinal estamos sempre plugados eu fui um tanto que digamos estúpido na resposta tb sei que não justifica minha resposta para com vc agora mas sempre que posto algo neste sentido de trazer seriados antigos e ou os injustiçados por terem sidos relegados ao esquecimento assim como o ator de zorro não o de capa e espada o nosso gay willians que viveu posteriomente o dr robinson em perdidos no espaço é que sempre aparece um mlk dando pitoco e eu após ler quem tinha me dado a resposta era outro fã assim como eu de seriados antigos e tb tendo sido vc que manja do assunto eu venho LHE PEDIR DESCULPAS PELO MEU PALAVREADO E gostaria que vc destacasse que eu errei em ser grosseiro para com vc ACEITE MINHAS DESCULPAS HUMILDES POIS FUI SIM GROSSEIRO EM PROFERIR MINHAS PALAVRAS E QUE INFELIZMENTE ME COLOQUEI EM POSIÇÃO DE UM ESTÚPIDO…..FORTE ABRAÇO E MINHAS SINCERAS DESCULPAS

          ASS….WILLIAM HADDAD

  10. David
    30, outubro, 2009 em 06:02 | #14

    Faltou o Homem-Aranha/Peter Parker. Como é o nome do ator mesmo? rs

  11. 30, outubro, 2009 em 04:38 | #15

    Eu acho que mesmo os mais estigmatizados ainda conseguem mudar. Eu lembro do David Duchovny, que era o eterno Fox Mulder de X-Files, e hoje só os mais velhos lembram; hoje ele é o Moody de Californication

    • 14, setembro, 2010 em 05:07 | #16

      Pois eu vi a primeira temporada inteira de Californication brincando: "nossa, como o Mulder ficou safado!" :D

      Mas realmente, para quem não viu arquivo X, não há essa associação. Todos os atores estigmatizados têm chance então de se livrar disso.

  12. 29, outubro, 2009 em 05:51 | #17

    Gostei do post Ester, mas acredito que mesmo ficando marcado, o grande ator consegue se desvinciliar da marca de um personagem.

    Posso citar dois exemplos: Harrison Ford, que atuou como Han Solo no clássica Star Wars e é o arqueologo mais famoso do cinema, Indiana Jones. Além de Blade Runner que é um caso a parte.

    E também Al Pacino que fez dois filmes que são aulas de atuação na minha opinião: O Poderoso Chefão e Scarface.

    Esse dois exemplos mostram bem como um grande ator pode ser eternamente ligado a um personagem, mas, devido ao enorme talento, consegue nos “pegar” com outro personagem se não mais, tão icônico quanto.

    Hugh Laurie e Kiefer Sutherland pra mim são os únicos dessa lista que até agora provarão que são capazes de desvinciliar desses já clássicos personagens.

  13. 28, outubro, 2009 em 08:53 | #18

    Concordo com todos, menos Jason Segel e Elijah Wood. Eu conheci Segel ele por Forgetting Sarah Marshall (me recuso a usar o nome Ressaca do Amor) e desde então ele tem emplacado um filme atrás do outro. Lembrando que How I Met Your Mother é até divertido mas longe de ser um dos campeões de audiência americano, acho difícil que ele chegue a ser estigmatizado já que não tem 6 temporadas no papel como, por exemplo, Hugh Laurie.

    Elijah Wood realmente tem Frodo como referência, apesar de ter feito ótimos papéis antes e depois. Infelizmente ele não é o tipo "personagem principal" de filmes de ação/ficção/aventura, mas já era tão conhecido antes de Senhor dos Anéis que não corre o risco de ficar tão estigmatizado assim. Se ele emplacar algum outro protagnista nerd, essa "cara-de-Frodo" vai embora fácil.

    Os outros realmente, parecem condenados até prove o contrário. hauhauah Nota especial para Hugh "camaleão" Laurie que é o mais absurdamente diferente de seu personagem possível, até o tom de voz – sem falar no sotaque britânico totalmente bizarro.

    • 28, outubro, 2009 em 09:05 | #19

      Fernando, uma vez vi um filme com Elijah Wood, não me lembro o nome, em que são várias histórias paralelas contadas e que Elijah fez um vampiro. Sério, foi um vampiro com cara de Frodo hahahahahaha

      Mas ele de fato ainda tem tempo "limpar" essa fama.

      Já Hugh Laurie é uma sumidade. O próprio Laurie estaria até desenvolvendo um "mau jeito" na perna por conta do personagem.

      Fantástico ele.

Fechado para comentários.