Concurso de beleza (bizarra) infantil

11.08.09 - 11:15 PM Ester Castro Comente! Ler comentários






Outro dia o jornalista Luiz Carlos Prates se manifestou contra os concursos de beleza infantil. Bom e se antes alguém ainda estava reticente em concordar com ele, quem sabe o vídeo abaixo possa ser mais convincente.

As imagens foram gravadas para um documentário no canal HBO há algum tempo atrás e a intenção foi mostrar o outro lado dos concursos de beleza infantil.
Enquanto as meninas permaneciam no backstage para serem preparadas, a tristeza quase que mesclada com pavor estava estampada em seus rostinhos como se estivessem numa sala de tortura. Acompanhe:


Se o vídeo não carregar, clique aqui.

Este tipo de concurso é comum nos Estados Unidos desde a década de 60. É uma indústria muito lucrativa que continua em crescimento e movimenta em torno de um bilhão de dólares ao ano na América. [fonte]
Pais “orgulhosos” investem fortunas na preparação de suas filhas com o objetivo de conquistar a faixa. E como uma criança entre 6 e 10 anos não possui o menor discernimento e muito menos é apta a decidir, nos leva a concluir que o que fomenta esse tipo de concurso são pais aloprados que sobrepujam qualquer desconforto e sofrimento da criança para alcançar uma meta cujos maiores interessados são eles mesmos. Lamentável.

Clique para ver mais imagens
Errrrr…. a noiva do Chucky, é a do meio…

E como se não bastasse todo o ritual preparatório extremamente fatigante, eles deformam a criança de tal maneira que o que menos se vê é beleza. Está mais para um ensaio de escolha da versão carne e osso da Tiffany, noiva do Chucky. Vejam as fotos!
As meninas ficam bizarras!!! :80:

Aqui no Brasil infelizmente também são feitos concursos de miss desse naipe em algumas regiões. Sou totalmente contra e voto pelo fim de tudo isso. É como se os pais, ou as mães propriamente ditas, estivessem compensando na filha as frustrações vividas no passado impondo que a mesma realize o que não conseguiu realizar. Um absurdo!
Todo o stress, preocupações, frustrações e decepções gerados numa competição de beleza certamente não farão nada bem na cabecinha de uma criança.

Deixa a criança brincar e viver a sua própria época da forma que tem direito. É na infância, período mais curto de nossas vidas, que será moldado o adulto de amanhã. E tudo o que uma criança menos precisa nessa fase é se sentir excluída, diminuída ou preterida.
Deixe-a exercer a única coisa que sabe fazer com propriedade: ser criança!

Via O Buteco da Net









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. February 5th, 2012 at 20:02 | #1

    Esses pais são doentes, psicóticos mesmo! E tremendamente egoistas, roubam da criança o prazer de ser criança.Geram ansiedade nas menininhas.Merecem cadeia , pois isso é violência emocional e da grandes!!!

  2. December 28th, 2011 at 23:17 | #2

    anemmmmmm…..achei isso um abissurdo…..o direito da crianca e brinca,,,, profissao vem depois.sao elas q tem q escolher……meu coracao doeu quando vi aquelas carinhas de anjo tao tristinhas………

  3. Vick
    May 10th, 2011 at 13:33 | #3

    Eu tenho 12 anos e meu sonho é participar de um concurso de beleza.Eu moro em joinville SC, mas nunca consigo me escrever.Voce conhece algum site que possa me ajudar??

  4. roberta
    March 27th, 2011 at 05:44 | #4

    hi eu so a roberta do rbd e muityo legal eq agora a moda rbd ja foi neh e q eu vo participar desse concurso e q eu sei q coceguir é muityo fasiol, para todos os participantes e mcomo vcs sabem eu amava o diego bjs pessoal axo muito legal isso eu sei q alguem de vcs vao conseguir né

    • Leandro
      August 9th, 2011 at 16:58 | #5

      APKOAOKPAPOAPOPAOPAOK tava pensando qual post era mais ridiculo e merecia uma resposta… esse ou o do "Vick" skopasaopkksoapsopak mas esse era pior… Espanhol fail

  5. roberta
    March 27th, 2011 at 05:40 | #6

    Oiiie gente acho essa minininha muityo fofaa hehehe

  6. Maria Cardona
    March 16th, 2011 at 14:44 | #7

    ola tenho 13 anos e adorava participar num concurso ja vi imensos na tv e a raparigas que adoram se a ALGUMAS que nao gostam nao partipem

  7. Paula
    November 6th, 2010 at 08:28 | #8

    Nossa, mas essas minas ganham MUITO DINHEIRO nesses concursos…

    A vida é delas, elas fazem o que quiser né?

    • nina
      March 11th, 2011 at 19:11 | #9

      claro… uma menina de 3 ou 4 anos faz o que quer da vida dela, não é? que pensamento de jerico ¬¬

  8. August 25th, 2009 at 14:19 | #10

    Olá Ester , escrevi no meu blog de maquiagem sobre esse assunto, sou totalmente ao seu favor. Postando lá no meu blog creio eu que algumas mães caiam na real…parabéns viu , muito bom esse trabalho

    bjoks

    • Andréia Lu&ia
      September 11th, 2010 at 19:08 | #11

      Beijks!

  9. August 16th, 2009 at 08:27 | #12

    O Saber é Bom Demais!! foi escolhido como o Blog da Semana no Informação Virtual.

    Parabéns pelo excelente trabalho realizado no seu blog!

    • rita de cassia
      May 8th, 2012 at 10:24 | #13

      tem toda certesa

  10. Alexandre
    August 15th, 2009 at 15:50 | #14

    Cara Ester , quero te parabenizar pelo exelente blog , virei fã e já postei até um comentário no seu post sobre a lei antifumo . Ao ler sobre esses concursos de beleza infantil me veio na memória um caso que se passou em 1996 , onde uma menina foi assasinada em um caso certeiro de exploração infantiu que se sucedeu . A história é mais ou menos assim : Os pais da pequena JonBenet Ramsey, assassinada em 1996, quando era uma popular rainha de beleza infantil de apenas seis anos, no Colorado, foram inocentados do caso, no qual foram considerados suspeitos durante 12 anos.

    O gabinete da Procuradoria de Distrito do condado de Boulder divulgou uma nota, anunciando que "não consideram nenhum membro da família Ramsey, incluindo John, Patsy, (o irmão) Burke Ramsey, como suspeitos nesse caso".

    No comunicado, "lamentam profundamente" terem posto os Ramsey como principais suspeitos desse caso de grande divulgação na imprensa americana, durante mais de 11 anos.

    A Procuradoria explicou ter decidido fazer o anúncio, após receber, recentemente, novas provas científicas de DNA que inocentam os familiares directos da menina, que foi encontrada morta, agredida e estrangulada na cave da casa dos Ramsey, no dia seguinte ao Natal de 1996.

    O caso gerou enorme cobertura das TVs americanas, que mostraram vídeos da pequena modelo, narrando a trágica descoberta do corpo e, finalmente, as acusações que começaram a apontar os pais como maiores suspeitos. Perante a opinião pública ambos foram apontados como possíveis autores do crime. A mãe de JonBenet, Patsy, teve entretanto, um cancro e faleceu, em 2006, aos 49 anos.

    A ocorrência deste caso, para alem do crime em si, fez levantar, um pouco por todo o mundo, a questão de uma certa forma de trabalho infantil ou de exploração infantil, no caso, a sujeição de uma criança de apenas 6 anos a um concurso de beleza e possíveis consequências da sua exposição mediática precoce.Para os leitores que queiram se aprofundar no "caso" existe material farto na net . Valeu Ester .

    • August 15th, 2009 at 17:15 | #15

      Obrigada Alexandre! Fico super feliz que tenha gostado e voltado aqui. :)

      E puxa, que história bizarra! Vou pesquisar a respeito…

  11. August 13th, 2009 at 19:36 | #16

    Ester,

    Ler seu artigo me lembrou do filme Pequena Miss Sunshine. Já assistiu? É um ótimo filme, nele a Miss Sunshine sonha com um concurso destes. Mas o desenrolar da história é hilário e lindo!

    Também acho que a criança precisa brincar e ter o seu espaço respeitado. Crianças não são bonecas, imagina o que um concurso destes pode fazer a cabecinha delas. Quais danos pode causar.

    Seu post é muito pertinente e bom. Gostei muito de vir até aqui.

    Muito prazer,

    Áurea

    • August 13th, 2009 at 20:00 | #17

      Vi o filme sim Aurea e aliás gostei muito. Também tinha me passado pela cabeça ao escrever o post… ;)

      Seja sempre bem-vinda!

  12. August 13th, 2009 at 05:59 | #18

    Imagens lamentáveis, principalmente a que mostra a mãe(será que dá prá chamar de mãe?), tentando "acalmar" a menina que parecia estar em pânico, e percebe-se a mãe dizendo "shut-up". Cadeia nesse povo.

  13. August 12th, 2009 at 19:08 | #19

    Não posso deixar de concordar plenamente com tudo que já foi expresso aqui, inclusive naquele post anterior sobre a frivolidade desse tipo de concurso.

    Isso tudo pra mim não deixa de ser uma forma mais sutil de pedofilia – e mesmo um incentivo indireto à essa prática nojenta. Mas só por ser sutil, isso não significa que seja um atentado menos grave contra as crianças. Para mim, esse Império da Beleza em que vivemos hoje se parece muito com uma religião "moderna" que busca incutir desde cedo nas crianças valores moralmente perigosos como beleza física, frivolidade ("Barbie-Girls"), ignorância ("ignorance is bliss"), indiferença, individualismo, consumismo e – por que não – desumanidade.

    De que vai nos adiantar ter, em breve, a mais bela geração humana de todos os tempos se as futuras beldades forem pessoas infelizes e deprimidas e/ou consumistas e arrogantes? Não vai ser a nossa beleza – ou a de nossos filhos – que vai nos salvar do aquecimento global ou que vai nos garantir a "paz mundial" (bordão vazio dos discursos de misses que nem sabem do que falam).

    Ester, parabéns pelo blog e por manter esse conteúdo importantíssimo com o destaque que merece mas não recebe em outras mídias – até porque, como se viu, esse é mais um negócio bilionário.

    • August 12th, 2009 at 19:42 | #20

      Obrigada Renato! Faço questão de abordar vez ou outra assuntos que considero pertinentes.

      Fico feliz que goste e que frequente este espaço. ;)

  14. August 12th, 2009 at 05:51 | #21

    Nossa, que aflição ver as meninas sérias, com o olhar sem nenhum brilho de alegria… Criança tem que pular, rir, correr, brincar. Ficar sentada, paradinha, quietinha, só na escola, e olhe lá. Não consigo entender esses pais que acham que estão proporcionando uma atividade positiva levando as filhas para um lugar onde elas devem passar horas esperando para mostrar esse monte de maquiagens, tecidos e laquês…

    E os valores que elas estão aprendendo? Vão crescer achando que só se espera que elas sejam bonitas.

    • August 12th, 2009 at 10:20 | #22

      Esse é o ponto Renata. Os valores.

      Imagino o mix de sensações que passam na cabeça de uma criança submetida a esse tipo de competição. O quê de bom (se é que há) ela poderá tirar disso?

  15. Erunamo
    August 12th, 2009 at 05:27 | #23

    Concordo plenamente Ester.

    Agora, mta gente não percebe q na nossa TV temos isso. A própria "rainha dos baixinhos" (q tah mais pra rainha da pedofilia autorizada) promove esse tipo de coisa com os concursos de "eleição do principe" ou os programas do Silvio Santos com o Bebe mais bonito, etc…

    Ridículo!! Eh um bando de gente mal comida

  1. 12 August, 2009 at 02:19 | #1
  2. 12 August, 2009 at 02:19 | #2
  3. 16 August, 2009 at 17:46 | #3
  4. 16 August, 2009 at 17:46 | #4
  5. 18 August, 2009 at 11:36 | #5
  6. 22 August, 2009 at 21:41 | #6