| Translate to English







Concurso de beleza (bizarra) infantil

11 August, 2009 por Ester Castro | Se gostou do post, envie para alguém!


Outro dia o jornalista Luiz Carlos Prates se manifestou contra os concursos de beleza infantil. Bom e se antes alguém ainda estava reticente em concordar com ele, quem sabe o vídeo abaixo possa ser mais convincente.

As imagens foram gravadas para um documentário no canal HBO há algum tempo atrás e a intenção foi mostrar o outro lado dos concursos de beleza infantil.
Enquanto as meninas permaneciam no backstage para serem preparadas, a tristeza quase que mesclada com pavor estava estampada em seus rostinhos como se estivessem numa sala de tortura. Acompanhe:


Se o vídeo não carregar, clique aqui.

Este tipo de concurso é comum nos Estados Unidos desde a década de 60. É uma indústria muito lucrativa que continua em crescimento e movimenta em torno de um bilhão de dólares ao ano na América. [fonte]
Pais “orgulhosos” investem fortunas na preparação de suas filhas com o objetivo de conquistar a faixa. E como uma criança entre 6 e 10 anos não possui o menor discernimento e muito menos é apta a decidir, nos leva a concluir que o que fomenta esse tipo de concurso são pais aloprados que sobrepujam qualquer desconforto e sofrimento da criança para alcançar uma meta cujos maiores interessados são eles mesmos. Lamentável.

Clique para ver mais imagens
Errrrr…. a noiva do Chucky, é a do meio…

E como se não bastasse todo o ritual preparatório extremamente fatigante, eles deformam a criança de tal maneira que o que menos se vê é beleza. Está mais para um ensaio de escolha da versão carne e osso da Tiffany, noiva do Chucky. Vejam as fotos!
As meninas ficam bizarras!!! :80:

Aqui no Brasil infelizmente também são feitos concursos de miss desse naipe em algumas regiões. Sou totalmente contra e voto pelo fim de tudo isso. É como se os pais, ou as mães propriamente ditas, estivessem compensando na filha as frustrações vividas no passado impondo que a mesma realize o que não conseguiu realizar. Um absurdo!
Todo o stress, preocupações, frustrações e decepções gerados numa competição de beleza certamente não farão nada bem na cabecinha de uma criança.

Deixa a criança brincar e viver a sua própria época da forma que tem direito. É na infância, período mais curto de nossas vidas, que será moldado o adulto de amanhã. E tudo o que uma criança menos precisa nessa fase é se sentir excluída, diminuída ou preterida.
Deixe-a exercer a única coisa que sabe fazer com propriedade: ser criança!

Via O Buteco da Net





Related Posts with Thumbnails


Já que está aqui, aproveite para conferir a "PÁGINA PRINCIPAL" e ver quais foram as postagens mais recentes neste blog! Seja bem-vindo!!!





Confira os anúncios:



ESPECIAL DIA DOS PAIS!


CÂMERA DIGITAL NIKON COOLPIX S8000 14.2MP PRETA


TV PLASMA 50" FULL HD PANASONIC TC-P50G11B + HOME THEATER SC-PT570LB-K




18 Comentários

  • Erunamo says:
    Concordo plenamente Ester.
    Agora, mta gente não percebe q na nossa TV temos isso. A própria “rainha dos baixinhos” (q tah mais pra rainha da pedofilia autorizada) promove esse tipo de coisa com os concursos de “eleição do principe” ou os programas do Silvio Santos com o Bebe mais bonito, etc…
    Ridículo!! Eh um bando de gente mal comida

    Responder

  • Nossa, que aflição ver as meninas sérias, com o olhar sem nenhum brilho de alegria… Criança tem que pular, rir, correr, brincar. Ficar sentada, paradinha, quietinha, só na escola, e olhe lá. Não consigo entender esses pais que acham que estão proporcionando uma atividade positiva levando as filhas para um lugar onde elas devem passar horas esperando para mostrar esse monte de maquiagens, tecidos e laquês…

    E os valores que elas estão aprendendo? Vão crescer achando que só se espera que elas sejam bonitas.

    Responder

    Ester Beatriz Respondeu:

    Esse é o ponto Renata. Os valores.
    Imagino o mix de sensações que passam na cabeça de uma criança submetida a esse tipo de competição. O quê de bom (se é que há) ela poderá tirar disso?

    Responder

  • Não posso deixar de concordar plenamente com tudo que já foi expresso aqui, inclusive naquele post anterior sobre a frivolidade desse tipo de concurso.

    Isso tudo pra mim não deixa de ser uma forma mais sutil de pedofilia – e mesmo um incentivo indireto à essa prática nojenta. Mas só por ser sutil, isso não significa que seja um atentado menos grave contra as crianças. Para mim, esse Império da Beleza em que vivemos hoje se parece muito com uma religião “moderna” que busca incutir desde cedo nas crianças valores moralmente perigosos como beleza física, frivolidade (“Barbie-Girls”), ignorância (“ignorance is bliss”), indiferença, individualismo, consumismo e – por que não – desumanidade.

    De que vai nos adiantar ter, em breve, a mais bela geração humana de todos os tempos se as futuras beldades forem pessoas infelizes e deprimidas e/ou consumistas e arrogantes? Não vai ser a nossa beleza – ou a de nossos filhos – que vai nos salvar do aquecimento global ou que vai nos garantir a “paz mundial” (bordão vazio dos discursos de misses que nem sabem do que falam).

    Ester, parabéns pelo blog e por manter esse conteúdo importantíssimo com o destaque que merece mas não recebe em outras mídias – até porque, como se viu, esse é mais um negócio bilionário.

    Responder

    Ester Beatriz Respondeu:

    Obrigada Renato! Faço questão de abordar vez ou outra assuntos que considero pertinentes.
    Fico feliz que goste e que frequente este espaço. ;)

    Responder

  • Imagens lamentáveis, principalmente a que mostra a mãe(será que dá prá chamar de mãe?), tentando “acalmar” a menina que parecia estar em pânico, e percebe-se a mãe dizendo “shut-up”. Cadeia nesse povo.

    Responder

  • Aurea says:
    Ester,

    Ler seu artigo me lembrou do filme Pequena Miss Sunshine. Já assistiu? É um ótimo filme, nele a Miss Sunshine sonha com um concurso destes. Mas o desenrolar da história é hilário e lindo!
    Também acho que a criança precisa brincar e ter o seu espaço respeitado. Crianças não são bonecas, imagina o que um concurso destes pode fazer a cabecinha delas. Quais danos pode causar.
    Seu post é muito pertinente e bom. Gostei muito de vir até aqui.
    Muito prazer,
    Áurea

    Responder

    Ester Beatriz Respondeu:

    Vi o filme sim Aurea e aliás gostei muito. Também tinha me passado pela cabeça ao escrever o post… ;)
    Seja sempre bem-vinda!

    Responder

  • Alexandre says:
    Cara Ester , quero te parabenizar pelo exelente blog , virei fã e já postei até um comentário no seu post sobre a lei antifumo . Ao ler sobre esses concursos de beleza infantil me veio na memória um caso que se passou em 1996 , onde uma menina foi assasinada em um caso certeiro de exploração infantiu que se sucedeu . A história é mais ou menos assim : Os pais da pequena JonBenet Ramsey, assassinada em 1996, quando era uma popular rainha de beleza infantil de apenas seis anos, no Colorado, foram inocentados do caso, no qual foram considerados suspeitos durante 12 anos.
    O gabinete da Procuradoria de Distrito do condado de Boulder divulgou uma nota, anunciando que “não consideram nenhum membro da família Ramsey, incluindo John, Patsy, (o irmão) Burke Ramsey, como suspeitos nesse caso”.
    No comunicado, “lamentam profundamente” terem posto os Ramsey como principais suspeitos desse caso de grande divulgação na imprensa americana, durante mais de 11 anos.
    A Procuradoria explicou ter decidido fazer o anúncio, após receber, recentemente, novas provas científicas de DNA que inocentam os familiares directos da menina, que foi encontrada morta, agredida e estrangulada na cave da casa dos Ramsey, no dia seguinte ao Natal de 1996.
    O caso gerou enorme cobertura das TVs americanas, que mostraram vídeos da pequena modelo, narrando a trágica descoberta do corpo e, finalmente, as acusações que começaram a apontar os pais como maiores suspeitos. Perante a opinião pública ambos foram apontados como possíveis autores do crime. A mãe de JonBenet, Patsy, teve entretanto, um cancro e faleceu, em 2006, aos 49 anos.
    A ocorrência deste caso, para alem do crime em si, fez levantar, um pouco por todo o mundo, a questão de uma certa forma de trabalho infantil ou de exploração infantil, no caso, a sujeição de uma criança de apenas 6 anos a um concurso de beleza e possíveis consequências da sua exposição mediática precoce.Para os leitores que queiram se aprofundar no “caso” existe material farto na net . Valeu Ester .

    Responder

    Ester Beatriz Respondeu:

    Obrigada Alexandre! Fico super feliz que tenha gostado e voltado aqui. :)
    E puxa, que história bizarra! Vou pesquisar a respeito…

    Responder

  • O Saber é Bom Demais!! foi escolhido como o Blog da Semana no Informação Virtual.

    Parabéns pelo excelente trabalho realizado no seu blog!

    Responder

  • Janaína says:
    Olá Ester , escrevi no meu blog de maquiagem sobre esse assunto, sou totalmente ao seu favor. Postando lá no meu blog creio eu que algumas mães caiam na real…parabéns viu , muito bom esse trabalho
    bjoks

    Responder

Trackbacks / Pingbacks

Deixe um comentário:



PS1 - Desculpe o transtorno mas por motivo de força maior os comentários estão sendo moderados. Em outras palavras, seu comentário ficará aguardando a minha aprovação antes de ser publicado. Muito obrigada!



PS2 - Comentários ofensivos e de baixo calão não serão mais aprovados. Conto com vossa compreensão.



PS3 - Comentários cujo o único objetivo é uma tentativa tosca de fazer spam deliberado, descarado e barato serão sumariamente deletados sob qualquer circunstância. Se o Akismet deixou passar, eu não deixo! Obrigada.











  • Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links


  • Follow-me!



    Siga-me no Twitter! Me adicione no Facebook! Faça parte da comunidade do Saber no Orkut!
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline

THE BOBs Creative Commons License