Colírio que muda a cor dos olhos é HOAX!!

07.06.10 - 11:01 AM Ester Castro Comente! Ler comentários






Iro Color Eye Drops

Eu vi que há alguns dias atrás vários blogs, sérios e famosos inclusive, postaram sobre um suposto colírio que prometia mudar a cor dos olhos.

Tratava-se do Iro Color Eye Drops e que não sei de onde tiraram que seria um produto japonês. Só porque tudo o que é bizarro quase sempre vem do oriente? rsrsrsrs
O referido produto estaria prometendo mudar a cor dos olhos instantaneamente com apenas uma gota e seu efeito cessaria após umas 12 horas.
Abaixo, até um vídeo propaganda:

Seria perfeito se fosse realmente possível, né?

Mas esse colírio que muda a cor dos olhos não existe!
Isso não passa de uma das criações do RockGRoup, uma agência de marketing criativo especializada em desenvolvimento de branding, publicidade interativa e conceitos.

Em outras palavras, trata-se de uma galera fanática por publicidade que faz campanhas sérias para clientes mega importantes, mas que também gosta de brincar com conceitos. É o caso desse bendito colírio que além do vídeo ganhou até site oficial fazendo com que muitos levassem isso a sério.
O único modo mais fácil de mudar as cor dos olhos ainda é a lente de contato. Há também o modo drástico e invasivo para os mais loucos, é claro.

Entretanto, contudo, porém, existe sim no mercado um colírio geralmente usado em pré-maquiagem para sessões de fotos (absurdo né?), que promete remover o tom amarelado do branco do olho e realçar a cor da íris. Só que isso é explicado pelo site The Beauty Brains, editado por um grupo de cientistas que esclarem dúvidas na área da estética, da seguinte forma:

Nós não encontramos nenhuma menção de qualquer mecanismo pelo qual a intensidade da cor da íris pode ser aumentada através de colírios. Assim, estamos supondo que, se o efeito de clareamento descrito acima realmente funciona, o que está acontecendo é que essas gotas aumentam a aparência da cor da íris, aumentando o contraste entre a parte branca do olho. Em outras palavras, a cor da íris aparece mais brilhante e mais profunda contra um fundo branco do que em relação a uma esclera (fundo branco) amarelada. Parece que esse tipo de alegação poderia ser facilmente apoiada em algumas pesquisas, mas não há nenhuma referência a qualquer tipo de estudos em qualquer um dos sites que nós olhamos. Leia mais…

Você pode usar um produto como colírio para “tirar o vermelho.” Mas se você realmente quiser fazer seu “branco” branco, você precisa de uma solução mais drástica, como clareamento de olho por meio cirúrgico. Leia mais…

Existe outra situação que também pode ser mencionada como exemplo, que é o efeito colateral de um colírio usado no tratamento de glaucoma. Seu uso pode alterar gradualmente a cor dos olhos através do aumento do número de melanossomas (grânulos de pigmento) nos melanócitos. (…) A alteração na cor da íris ocorre lentamente e pode não ser notada durante meses ou anos.

Anatomia do olho

Em suma, o que dá pra entender é que os olhos sim absorvem substâncias, do contrário não fariam sentido os colírios que agem como antibióticos, anti-inflamatórios ou antiglaucomatosos por exemplo, mas acreditar no que sugere o conceito do Iro Color Eye Drops seria como acreditar em gnomos no jardim…

De qualquer forma, se por ventura algum médico oftalmologista passar por aqui e quiser dividir novas informações sobre o tema, por favor sinta-se livre para usar o espaço nos comentários. Seria ótimo!
Afinal a medicina está em constante evolução e sempre surgem novidades. ;)









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. June 7th, 2010 at 11:38 | #1

    Por que será que eu não estou surpreso? Essa história estava muito estranha mesmo, mas é bom pra gente pensar até uma brincadeira tem que ir.

  2. Dunga
    June 10th, 2010 at 13:49 | #2

    Tem uma cirurgia que também muda a cor dos olhos, dá uma olhada neste site. Já vi até uma reportagem de uma brasileira que a fez.

    http://www.newcoloriris.com

  3. jose carlos santos
    January 27th, 2011 at 08:16 | #3

    estou na realidade um pouco alarmado. sempre tive a íris castanho escura, quase que preta entretanto, a medida que os anos se passam (estou com 58 anos), tenho notado alterações em sua cor inclusive com reflexos azulados. alguém sabe de alguma patologia alarmante nesse tipo de alteração?

    • le
      November 17th, 2011 at 12:29 | #4

      José Carlos,
      Eu estou com 30 anos. Nasci com os olhos castanhos, mas eles mudaram de cor. Já fui ao oftamologista e está tudo normal. Meus olhos ficaram verde musgo com tons azulados. No sol, fica bem verde. Acho que acontece com algumas pessoas… pode ser uma menor produção de melananina, não sei…

  4. May 5th, 2012 at 20:14 | #5

    gostaria muito de comprar esse colirio que colore os olhos! existe mesmo? onde compro?

  5. Jacqueline Barbosa
    May 9th, 2012 at 12:43 | #6

    Muito Massa… te tivesse acesso aqui já teria gasto meu salório todo nele rsrs'.

  6. August 18th, 2012 at 15:38 | #7

    adorei mais tenten descobrir como se clareia a iris iria adorar.

  7. September 25th, 2012 at 14:42 | #8

    O que acontece é, o destacamento the cor the íris perante a esclera, não há como mudar a cor the íris por meio de colírios, muito menos clarear a esclera…

  1. 7 June, 2010 at 11:26 | #1