Caso do seqüestro em Santo André – faltou um sniper!!

18.10.08 - 1:54 AM Comente! Ler comentários




Eloá e Nayara - Imagem via EstadãoPrimeiro o confronto da polícia X polícia, que a despeito das reivindicações ou dos motivos que alimentaram o imbróglio, não deixou de ter um lado cômico afinal num país em que os ratos criminosos deitam e rolam, os gatos policiais resolveram esquecer que estão do mesmo lado.

Depois teve o desenrolar desse seqüestro em Santo André que demonstrou o evidente despreparo da nossa milícia.

O que eu vi foi um cara, que ao que parece não tem antecedentes criminais mas resolveu se portar como um bandido portanto precisava ser tratado como tal. Só que ele fazia, mandava e exigia o que queria da polícia.
O cara atirou por DUAS vezes na direção da multidão que estava no local e nada aconteceu. Sem falar que o cárcere não estava durando horas, mas dias!! Já era o suficiente para atitudes mais enérgicas. E o que foi aquilo da menina Nayara ter sido libertada e depois ter voltado ao cativeiro?
O tal Lindemberg que até deu entrevista via celular para o programa sensacionalista ruim de doer, A Tarde é Sua da Rede TV, disse que mataria se a polícia invadisse e a versão da polícia diz que só invadiu porque ouviu um disparo. Final da história, as meninas foram baleadas, sendo que a jovem Eloá talvez nem sobreviva e as armas, tanto de Lindemberg como dos policiais passarão pela perícia pra que se confirme a autoria dos disparos. :80:

Pois eu repito o que disse nesse post do Castrezana – faltou um sniper!
Sim eu sou a favor de meter bala. O cara tinha dado sopa na janela por várias vezes, portanto não seria difícil por um fim na história. Problema facilmente resolvido. Com certeza teria evitado esse desfecho tragicamente atrapalhado.
Sempre fui contra essa coisa de execução sumária ou pena de morte, mas hoje em dia tenho revisto meus conceitos. Tá tudo correndo muito frouxo e medidas drásticas precisam ser tomadas, só que antes é preciso refazer toda a legislação penal que é uma vergonha. É o criminoso que precisa ter medo e não nós.

Infelizmente aqui no Brasil, polícia precisa pedir bênça pra bandido e ainda por cima se virar nos 30 num modelo ultrapassado de ação policial. Não existe aparato legal, bélico e nem poder de autonomia. A polícia precisa pisar em ovos pra que não vire alvo de investigação só porque bandidinho levou uns tirinhos. Sim porque o indivíduo por mais hediondo que seja precisa ter a integrigade física preservada. Já o cidadão de bem que sofre um assalto ou um seqüestro pode levar bala à vontade, afinal o meliante sabe que se for preso vai passar só uma temporada na prisão. É ou não é assim que acontece?

Resumindo, tá tudo errado!! Um Código Penal cheio de entrelinhas com uma pena máxima que é uma piada; uma polícia que além de receber mal não tem preparo e nem poder de ação e a merda dos “direitos humanos” querendo colocar bandido em pé de igualdade com a vítima.

É por isso que a criminalidade consegue cada vez mais adeptos.

Imagem via Estadão


Categorias: Mundo, Notícia, Opinião, Tudo

Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. Pedro
    October 20th, 2008 at 05:27 | #1

    Ester, eu concordo com sua opinião sobre os sniper. Mas acho que vocês não estão entendendo a questão. Direitos humanos é um acordo internacional que impede que absurdo como a Alemanha nazista não ocorra mais.

    Vários países que defendem os direitos humanos iriam utilizar um sniper. Os direitos humanos impedem que o criminoso seja morto após ser rendido e não antes (como seria o caso). Acho o que conta é a opinião popular, quem sabe se o criminoso fosse alvejado você não estaria aqui colocando uma frase da própria vítima (a menina) falando que foi injusto?

    De qualquer forma, aqui só expressamos opinião inflamados por um acontecimento recente que logo será esquecido.

    Responder

  2. eduardo
    October 19th, 2008 at 23:52 | #2

    esqueci do link pro caso daqui do DF

    http://www.clicabrasilia.com.br/clicatv/index.php

    Responder

  3. eduardo
    October 19th, 2008 at 23:52 | #3

    Isso só me lembra de um caso aqui no DF onde um assaltante manteve 2 pessoas refens, na mesma manhã um atirador de elite acabou com a festa. Bem simples, colocou em risco a vida de pessoas inocentes, deu mole, levou tiro no olho.

    E no caso dessa menina, eles não entregaram comida pra eles, não era fácil colocar um sonífero na comida e pronto?

    Responder

  4. dracco
    October 19th, 2008 at 18:04 | #4

    Concordo com a opinião do amigo. Sou Militar, pertencente a uma tropa de elite e sou como dizem "sniper", que no Brasil tem outro sinônimo: "caçador", no sentido de preparar sua posição, espreitar, observar, selecionar e abater sua presa…

    Jargões à parte…me subiu a ira por ver o desfecho deste crime. A fim de satisfazer a mídia, a politicagem e o show de dúvidas da polícia paulistana, não empregaram um caçador ou sniper policial, como queiram. Vem a grande pergunta…o que seria melhor para todos, políticos, policiais, imprensa, ong, direitos humanos e outros…principalmente a família e a garota morta…o que seria melhor? Explodir a cabeça daquele rato pela janela ou ver a menina com uma vida inteira pela frente morta agora? o que seria melhor?

    Responder

  5. October 19th, 2008 at 14:48 | #5

    @Wilson: O Estado na prática já tem esse poder a muito tempo e sempre usa de forma abusiva e desnecessária, se eles estourassem a cabeça dele (e é possível sim, talvez com mais precisão do que imagine, vide esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=jDSwdZNbaGY ) como a Ester disse, hoje duas jovens estariam almoçando com suas famílias em casa e não um condenado comendo na cadeia. Isso é uma decisão executiva necessária. E não se engane, isso acontece todos os dias, decisões feitas por policiais, médicos e similares ao escolher atender, matar ou assistir uma pessoa ao invés de outra em uma situação de tensão, avaliando qual vida é mais "valiosa".

    Pode parecer desumano, mas situações as vezes desumanas, causadas por "humanos" são comuns e requerem decisões difíceis. Claro que o propósito não é esse, mas como o próprio comandante disse, só não foi feito por conta da crítica pública a polícia depois. O que vai acontecer de qualquer forma e de um jeito muito pior agora.

    Por exemplo, a polícia teria sido recriminada no caso do 174 se a refém tivesse saído ilesa e o bandido levado o tiro na cabeça apenas? Acredito que não. A opinião pública aqui é violenta também e não reclama de ver sangue, desde que seja o "sangue certo". Triste mas é verdade. Porém, não por retaliação e sim por uma decisão matemática. A vida de duas jovens estáveis vale sim muito mais que a de um criminoso mentalmente perturbado ao meu ver e acredito que não precisa de muita consideração para se chegar a essa conclusão matemática. :angry:

    Responder

  6. October 19th, 2008 at 14:05 | #6

    @Wilson: Eu já pensei da mesma forma e até me vejo em você batendo boca com alguém como eu na época da minha faculdade.

    Por que eu mudei de opinião? Porque acordei pra realidade. Já li dezenas de processos dos mais variados e horrendos crimes; tive meus filhos e com ele um sentimento de proteção irracional; me choquei com casos como o de Daniela Perez, do filho de Massataka Ota, da jovem Liana Friedenbach, dos irmãos esquartejados em Ribeirão Pires e tantos outros que não me recordo agora mas que calejaram a minha alma.

    Você questionou a minha prepotência em achar que temos o direito de tirar a vida de alguém, mas aí eu te pergunto: e o Lindembergue, teve o direito de tirar a vida de Eloá?

    Se fosse uma filha sua, você diria "tirem-na de lá mas não machuquem o rapaz"?

    Eu ainda acho que apodrecer (eu disse apodrecer e não descansar uns dias por lá) numa prisão é punição muito maior do que perder a vida, afinal só sofremos enquanto vivos. Concordo que ninguém de fato tem o direito de tirar a vida de ninguém, mas pela milésima vez eu vou dizer, quem tá cagando pra vida do seu refém, passou absurdas 101 horas fazendo a polícia de idiota e deixando sinais evidentes de que o final não deixaria ninguém feliz, não poderia ter um final diferente do de levar uma bala na cabeça. Se tivesse sido assim, a moça hoje teria tido um feliz almoço de domingo em família.

    Executar o cara não se trata de pré condenação, de vingança, de insensibilidade ou seja lá que nome queira dar, mas de tentar salvar duas vidas colocadas em risco por ele.

    Ter peninha de bandido é o que eu chamo de dar um tiro no pé ou na cabeça e a própria Eloá é uma prova disso.

    -

    @Eliane: Sim Eliane. Ele acabou saindo ileso e em pouco tempo estará de volta às ruas só porque tiveram "peninha" dele.

    Responder

  7. October 19th, 2008 at 13:22 | #7

    :triste:Coisa horrível que aconteceu.Uma verdadeira tragédia.Um louco passional,que possivelmente daqui a alguns anosestará livre,pois vai mostrar bons antecedentes e logo após boa conduta dentro da cadeia,fora certamente que a família irá arrumar um excelente advogado pra atenuar o assassinato.Neste país tudo acaba em "pizza! Vamos torcer pra que desta vez eu esteja errada.

    Beijinhos

    Responder

  8. Wilson
    October 19th, 2008 at 11:00 | #8

    Ops, onde lê-se "tácito", entenda-se "taxativo".

    Responder

  9. October 19th, 2008 at 11:00 | #9

    @ricardo aluizio cobra: Pois é, você tocou num outro ponto que também irá gerar muuuita discussão. Primeiro: já não é normal um sujeito de 19 anos se interessar e namorar uma CRIANÇA de 12 anos.

    Segundo: como é que um pai permite uma coisa dessas???

    -

    @Sandra viana: Ele não ia se entregar. Esse tipo de seqüestro de cunho emocional na maioria das vezes termina em tragédia e o sujeito deixou isso claro em vários momentos: "vou matar e me suicidar"

    -

    @carla: Justamente Carla. Houveram vários indícios que comprovavam a intenção dele. O tempo do seqüestro, o voltar atrás nas negociações por várias vezes, as diretas e indiretas de um desfecho que já era premeditado, enfim…

    Seis snipers estavam de prontidão e por 4 vezes eles tinham tido a chance de atingir o alvo sem prejuízo da vítima, mas não tiveram a autorização pra atirar.

    Fico sabendo agora há pouco que a menina não sobreviveu e a família agora vai ter que juntar os cacos dessa tragédia.

    Eu volto a frisar que enquanto colocarem a integridade física de um criminoso no mesmo patamar da vítima, esse episódio será só mais um dentre outros que porventura se seguirão.

    Não tem negociação com louco ou bandido. Não acredito mais nisso. Quem não está nem aí pra vida de suas vítimas, não merece de igual forma ter a sua vida considerada.

    Responder

  10. Wilson
    October 19th, 2008 at 10:48 | #10

    Ester, de fato, opinião é direito de todos (apesar de ser superestimado pelos blogueiros, em geral).

    Mas, opinião infundada não passa de fanfarrice irresponsável.

    Pra dar um parecer tão tácito sobre uma situação como aquela é preciso ter um expertise tão amplo, que francamente… você crê mesmo que tem? Essa capacidade pra julgar quando alguém deve morrer?

    Me soa tão abusado e prepotente dizer que faltou um sniper estourar os miolos da pessoa.

    Aliás, dificilmente um especialista daria um parecer tão radical, porque simplesmente não é possível fazer isso.

    Eu acho que tem muita coisa errada no Brasil, de cima a baixo, mas achar que a saída é dar essa envergadura de poder de execução para a polícia, é francamente dar um tiro no pé. Ou na cabeça.

    Responder

Comment pages
  1. 18 October, 2008 at 04:59 | #1
  2. 19 October, 2008 at 20:24 | #2
  3. 23 October, 2008 at 09:31 | #3
  4. 17 February, 2012 at 19:54 | #4