Tá frio? Caldo de feijão é uma boa pedida!

07.08.08 - 8:27 PM Ester Castro






Caldo de Feijão
Clique para ampliar as imagens

Quando faz um friozinho, de repente uma chuvinha à noite, a gente sempre tem vontade de tomar uma sopa, um chocolate quente ou um caldo, não é?
Aqui em casa já é regra e sagrado eu fazer um caldo de feijão nesses momentos e, dando uma bicuda na modéstia, uma de minhas especialidades!! :p

Este das imagens eu fiz há umas 3 ou 4 semanas atrás, quando o frio havia chegado com força aqui em Goiás. Suuuuper fácil de fazer!
Quer aprender? Então continue lendo! ;)


Eu gosto de fazer um panelão cheio porque aí o que sobra posso congelar em porções menores e é tudo de bom ter no freezer quando bate aquela vontade. Por isso eu já cozinho 1 quilo de feijão, do tradicional mesmo, que rende bastante caldo.

Enquanto o feijão cozinha na pressão eu vou picando¹ em pequenos cubos, uma quantidade generosa de bacon e linguiça calabresa². Uso como medida aqueles potes de sorvete de 2 litros, colocando cada qual em um pote faltando uns 4 dedos para a borda. Nem sei quanto dá em gramas, mas fazendo assim não tem erro e é a quantidade ideal para um quilo de feijão.
Depois de tudo picado, eu coloco primeiro os cubinhos de bacon pra fritar. Não coloque óleo porque o bacon já solta gordura. Depois que o bacon já estiver corado e soltado parte da  gordura, acrescente a calabresa picada. Ambos vão fritando até chegar num ponto em que não fiquem secos e esturricados, mas já tenham soltado bastante gordura. Essa eu desprezo e escorro. Assim o caldo fica um pouco mais magro.

Aí eu acrescento umas 3 colheres bem cheias de extrato de tomate, deixando fritar um pouco e depois acrescento o purê de umas 3 cebolas médias. Pra conseguir o purê, é só batê-las no liquidificador e deixar coando em uma peneira. Faço isso, porque aqui em casa, marido e filhos não gostam de cebola, então desde que não exista pedaços, sem problemas.
Continua fritando um pouco mais.

Nisso o feijão, que você pode até deixar cozido antes³, deve ser batido no liquidificador. Se o caldo dele não for o suficiente, junte água pra facilitar esse processo. Fica um creme bem lisinho. Junte aos ingredientes que estão fritando. Acrescente mais água se necessário e deixe cozinhando em fogo brando para apurar, lembrando de mexer algumas vezes pra não grudar no fundo.

Notem que eu não falei em sal. NÃO coloquem sal até o cozimento estar quase finalizado, ou seja, quando o caldo estiver incorpado e assimilado os sabores. O bacon e a calabresa já possuem sal e quase sempre dispensam o seu acréscimo. Fica a critério, uma pimenta de cheiro, do reino ou um molho de pimenta.

Pronto! Aí é só saborear! Eu gosto de tomar o caldo salpicando cheiro verde bem picadinho! Fica tudo de bom! ;)

♦♦♦

¹ Nem tente facilitar o trabalho usando um processador pra picar o bacon e a calabresa. Não fica  legal. O lance é fazer manualmente pra ter os cubinhos bem certinhos, dando um aspecto mais bonito no caldo.

² Se preferir pode substituir a calabresa por um paio de boa qualidade ou ainda usar os dois, obedecendo as medidas pra não ficar muito pesado.

³ Pra facilitar e não se atrapalhar na hora, já deixe o feijão passado no liquidificador e reservado em uma tigela. Aí você não corre o risco de deixar os ingredientes fritando, passarem do ponto. Porque se o bacon fritar demais, tipo quase queimar, pode amargar o caldo. ;)

Bom apetite!!



Categorias: Culinária, Dica, Tudo, Vida Pessoal







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 19, agosto, 2012 em 18:32 | #1

    vou fazer sim essas receitas porque eu adoro caldo principalmente nesse friozinho.

  2. 20, maio, 2012 em 03:48 | #2

    huuummm… que vontade que deu de tomar um caldinho de feijão agora…

  3. 17, maio, 2012 em 22:56 | #3

    PQ… neste frio a gente só pensa em comida, ai a gente vê uma receita assim, não tem jeito…só de pensar já engordei !!!

  4. 17, maio, 2012 em 22:07 | #4

    vou fazer hj…adorei sua receita.

  5. MARIA
    27, maio, 2010 em 19:06 | #5

    Mto boa essa receita!

  6. vera caramella
    25, julho, 2009 em 13:25 | #6

    amei a sua receita pois estava a procura mais tinha que ser

    com feijão branco e não preto, porisso eu gostei, está fazendomuito frio hoje caiu como uma luva, obrigado.

  7. edilene araujo
    3, abril, 2009 em 23:29 | #7

    Muito bem ensinada essa receita. Deve ficar mesmo muito gostoso. Vou fazer, seguindo passo a passo. Tomara que dê certo. :yeah:

  8. Neidimar
    3, março, 2009 em 12:48 | #8

    Olá Ester Beatriz,

    Achei sua receita ótima. Preciso fazer um hoje, e não tinha idéia de como juntar os ingredientes e fazê-lo ficar "vermelhinho". Foi ótimo. :palmas: Vou fazer e amanhã respondo se deu certo. Tomara que dê.

    Obrigada,

    Bjs,

    Neidimar.

  9. Julia
    10, agosto, 2008 em 17:53 | #9

    Hum… vou pedir para a minha mãe fazer para mim… delícia

  10. 10, agosto, 2008 em 16:58 | #10

    Ester!!!! Já faz um tempinho que eu ia te pedir a receitinha do tão falado caldo de feijão, agora já sei como fazer essa maravilha.

    Aqui todos adoram feijão e esse caldinho com certeza vai fazer sucesso.Deu água na boca viu hahaha.

    Beijocas

  11. 8, agosto, 2008 em 09:48 | #11

    nossa, eu adoro caldinho de feijão… bjs e um ótimo final de semana… :)

  12. 8, agosto, 2008 em 05:48 | #12

    Boa dica… quando os meninos apelarem para algo no meio da noite, já sei o que fazer!

  13. Sil
    7, agosto, 2008 em 21:35 | #13

    :drool: pra acabar com meu regime, né?…rs

  14. 7, agosto, 2008 em 20:41 | #14

    nham nham nham!

  15. 7, agosto, 2008 em 19:46 | #15

    Nossa Ester, maravilhoso!! Deu um deseeeeeejo agora!!

    Beijos

    • 26, maio, 2009 em 19:55 | #16

      eu adoro caldos em geral já estou com vontade.kkkkkkkk.

Fechado para comentários.