Bonitos que fazem bonito na cozinha!

06.02.11 - 6:59 PM Ester Castro






Eu sempre digo que o homem que cozinha bem, cozinha melhor do que mulher, pelo menos melhor que muita mulher. Tenho cunhados e um sobrinho que são prova disso.
Longe de desmerecer os dotes culinarísticos femininos, mas a verdade é que não se vê muitas chefs de cozinha por aí. Cozinheiras sim, chefs não.
Por exemplo, se for pra citar uma chef feminina que faz sucesso na mídia, só consigo lembrar de Nigella Lawson, que aliás adoro! Provavelmente tem mais, mas alguém cita?

O fato é que os homens dominam e não precisei pensar muito pra lembrar de alguns nomes de chefs famosos que além de fazer bonito na cozinha, fazem bonito na cútis. Acompanhe, mas antes acomoda a buzanfa que o post e longo! :=)

Anthony Bourdain

Anthony Bourdain

O chef, escritor, apresentador e lindooo Anthony Michael “Tony” Bourdain tem 55 anos e continua charmosérrimo. Nascido em New York com descendência francesa, começou a se interessar por culinária, quando ainda jovem provou ostras num barco de pescador, interesse este que se consolidou quando ainda estudando, passou a trabalhar num restaurante de frutos do mar.
A partir daí acumulou um currículo de respeito trabalhando durante cerca de 28 anos em grandes restaurantes. Mas o que lhe deu fama mesmo foi o seu primeiro livro Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly publicado em 2000, onde além de contar suas experiências com a cozinha e seu amor pela comida, joga no ventilador os podres dos bastidores das cozinhas profissionais.
Atualmente ele apresenta o tudibão e delicioso Anthony Bourdain: No Reservations, que passa nos canais Travel Channel e Discovery Travel&Living, exercendo um dos melhores empregos do mundo: viajar pelo planeta para conhecer e provar as mais diferentes e exóticas culturas gastronômicas.
Ele até já esteve no Brasil mostrando as comidas de butiquim, a feijoada e o nosso churrasco. Simplesmente adoooooro esse programa!
Abaixo, a primeira parte dessa visita.


Veja também a parte 2 e parte 3.
Leitura complementar: O Sabor do Livro, Wikipedia, Site Oficial

***

Olivier Anquier

Olivier Anquier

O francês Olivier Anquier, igualmente lindo no auge de seus 52 anos, veio ao Brasil em 1979 como turista num passeio que duraria um mês, se apaixonou pelo país e acabou ficando.
Só que antes de se consolidar como padeiro e chef de cozinha, Olivier trabalhou durante 10 anos como modelo, fazendo desfiles de alta costura pelos grandes centros de moda do mundo. Chegou a ficar entre os 10 top models masculinos em meados da década de 80.
Mas não era o que lhe realizava. Foi então, após a morte de seu pai em 1989, que decidiu atender ao clamor de sua vocação: cozinha.
Hoje é naturalizado brasileiro, foi casado com a atriz Débora Bloch com quem teve dois filhos, teve padarias e restaurantes e se tornou apresentador de quadros culinários em canais da TV aberta. E por ter tomado gosto de cozinhar em frente as câmeras, Olivier desenvolveu o projeto Diário do Olivier transmitido originalmente pela GNT, mas que também pode ser visto no Viva e na TV Record. O programa segue a mesma linha do de Anthony Bourdain e é  igualmente delicioso de ver.
Outro dia assisti o episódio em que ele visitou a cidade de Goiás, onde cozinhou pequi e guariroba na casa de Cora Coralina. Foi o máximo!!
Abaixo, uma demonstração do programa.

Leitura complementar: Site Oficial, GNT

***

Jamie Oliver

Jamie Oliver

O inglês James Trevor Oliver tem apenas 36 anos, mas já fez muito barulho na cozinha.
Por ser disléxico (olha, vejam só!), não conseguiu se formar em nenhum curso regular, então acabou montando uma banda de música, a Scarlet Division, aos 13 anos.
Mais tarde, aos 16, começou a estudar culinária e passou a trabalhar com um chef de cozinha londrino. Foi o seu start para os holofotes da panelas.
Acabou sendo descoberto por uma produtora enquanto trabalhava num restaurante, talvez mais por sua carinha linda e seus olhos azuis, e desde então começou a aparecer na TV fazendo programas e quadros de culinária.
Mas a sua fama ficou mesmo consagrada através do seu programa Oliver’s Twist, exibido hoje por cerca de 70 países. Quem quiser acompanhar, só se jogar na GNT.
Claro que Oliver teve que abandonar a banda, que acabou ficando em hiato. Esta só retornou a ativa pelo menos por mais um tempo, quando Jamie pediu a um dos fundadores e compositores da banda, Leigh Haggerwood, para compôr a música tema do seu programa, chamada Just The Start. Bem gostosa de ouvir, por sinal.
Jamie é casado, tem duas filhas lindas, escreveu vários livros, faz coisas deliciosas e se tornou respeitado por encabeçar programas de reeducação alimentar nas escolas britânicas, além de trabalhos humanitários. Isso lhe rendeu em 2003, uma indicação a Membro do Império Britânico pela própria Rainha Elizabeth II. Uia!


Leitura complementar: Site Oficial, GNT, Wikipedia

***

G. Garvin

G. Garvin

Ai… ai… Gerry Garvin é quase tão lindo quanto Denzel Washington e é uma comédia na cozinha. Imagina um negão enorme de boné virado pra trás dando receitas ao som de Hip Hop hahahahaha Muito massa ele!
G. também começou cedo. Aos 13 anos anos já limpava chão, lavava pratos e nos bastidores da cozinha de um restaurante quatro estrelas, absorveu tudo o que pode aprender na época. Com 23 anos, já era chef e tinha no currículo hotéis e restaurantes de grande calibre.
Atualmente é aclamado não só como chef, mas como escritor e dedicado filantropo. Segundo G., como alguém pode descansar sabendo que tantas pessoas vivem sem um lar e passam fome? Sua fundação Onte Bite At A Time, está justamente voltada a dar suporte e dignidade à estes necessitados.
G. Garvin apresenta o programa Turn Up the Heat, originalmente exibido na TV One, mas também está na GNT. Sua principal característica é a culinária simplificada e usa sempre o slogan “super simple” dizendo que se ele pode fazer, você também pode.

Leitura complementar: Suavv, GNT, Site Oficial

***

Chuck Hughes

Chuck Hughes

O canadense Chuck Hughes ia se tornar publicitário quando meio que sem querer começou a se interessar por administração de restaurantes, buscou se especializar e montou seu próprio negócio. Mas quando criança, já tinha um certo interesse por culinária e fez uma torta de maçã para surpreender sua mãe. Ela o agradou dizendo que a torta estava “comível”, mas ele não se convenceu muito não. Então mais tarde fez aula de culinária e mesmo tendo sido o único homem na sala, adorou a experiência.
Hoje Chuck comanda o programa Chuck’s Day Off no Cooking Channel e que também pode ser visto na GNT. Também preza por pratos simples e práticos de fazer.

Leitura complementar: GNT, Lesley Chesterman

***

Edu Guedes

Edu Guedes

Claro que o brazuca Eduardo Guedes não podia ficar de fora né? Aquele mesmo que foi dispensado pela Eliana dedinhos (mandou o juízo pro limbo né fia?) como se ela tivesse podendo. Mas como sempre, se não quer, tem quem quer e atualmente Edu está casado com a herdeira da Nestlé, com quem tem uma filha. Só uma louca pra não querer um homem desses na cozinha, né não?
Seu gosto pela culinária também começou na infância quando via só avó materna cozinhar. Formou-se em administração de empresas mas foi estudar gastronomia na Itália.
Começou no ramo em 1996 quando abriu uma sorveteria usando matéria-prima italiana, frutas frescas e açúcar orgânico. Não demorou para que fosse chamado para fazer receitas em programas femininos até ganhar seu próprio quadro culinarístico no programa Hoje em Dia da Record. Edu também lançou vários livretos com suas receitas.


Leitura complementar: Site Oficial, Wikipedia

***

Alex Atala

Alex Atala

O chef Milad Alexandre Mack Atala é um paulista de origem palestina. Quando adolescente era meio rebelde, saindo de casa aos 14 anos e indo trabalhar como DJ. Com 18, encarou uma viagem de mochila pela Europa, pintou muros na Bélgica e por sugestão de um amigo foi fazer um curso profissionalizante de gastronomia.
Suas experiências pelas cozinhas da Europa, lhe possibilitaram aprender inglês, francês e itialiano.
Voltou ao Brasil e não demorou para que abrisse em sociedade o D.O.M, restaurante de sucesso que foi considerado por várias vezes um dos melhores do mundo. E pra coroar, no mês passado Alex Atala entrou pra lista dos 20 chefs mais influentes do mundo segundo a cúpula gastronômica internacional Madrid Fusion. Chique né?
Na TV, ele fazia o programa Mesa pra Dois junto com Flávia Quaresma, na GNT. Pena que acabou.
Abaixo, um dos vídeos do programa.


Leitura complementar: Isto É Gente, Wikipedia

That’s all folks!! ;)









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. cassia
    9, fevereiro, 2011 em 13:11 | #1

    todos lindos, todos cozinheiros e todos na GNT (menos o edu), que coisa fofa !!

Fechado para comentários.