Blogagem Coletiva: Semana Mundial da Amamentação

31.07.08 - 12:08 PM Ester Castro






Amanhã dia 1º de agosto, sexta-feira, terá início a 17ª Semana Mundial da Amamentação promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O evento estimulou a iniciativa de Denise Arcoverde do blog Síndrome de Estocolmo a lançar uma Blogagem Coletiva para abordar o tema.
Tô dentro.

Como eu já incentivei o parto normal aqui antes, então agora vou aproveitar pra falar de amamentação.
Só que infelizmente, ao contrário do parto natural, não posso falar de amamentação como conhecimento de causa. Fui uma ótima parideira mas uma péssima leiteira. É isso. Não tive leite. Pelo menos não o suficiente. Eu tentava de tudo para fazer o leite descer, mas nada. E olha que eu não tive nada do que chamam depressão pós-parto, minha gravidez foi tranquila, nenhum problema de saúde, nenhum stress com nada e além disso não fumo, não bebo e nunca usei drogas. Enfim… não fui feliz nessa questão.
Acho que é genético. Com minha mãe também foi assim…
Claro que eu tive o precioso colostro e pelo menos esse eu pude dar aos meus filhos nos primeiros dias. Isso até me deixava super animada pensando… se tenho o colostro, também terei o leite. Mas depois a fonte secava… curiosamente em todas as minhas três gestações. Não conseguir amamentar foi uma de minhas maiores frustrações.

Pois então. Eu não tive o gosto de amamentar os meus filhos essencialmente até o 6º mês de vida. Não foi uma opção. Mas sei de casos de mães que tem o leite jorrando das mamas, e no entanto se recusam a amamentar por pura vaidade, tipo ah, meu peito vai cair…
Que besteira….
Saibam que um estudo apresentado pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (SACP) revelou que o ato de amamentar por si só, não interfere no formato dos seios, ou seja, não faz com que eles caiam. Outros fatores como fumo, envelhecimento, massa corporal acima do normal, pode sim nesse caso gerar influência na estética das mamas.

A amamentação traz sim vantagens infinitas tanto para o bebê como para a mãe. Quem tem o privilégio de poder amamentar e ampliar ainda mais o elo mãe e filho numa materialização de doação e amor sublime, não deixe isso de lado. Não jogue fora o que outras mães dariam tudo pra ter.

Outra dúvida que as mães de primeira viagem tem é se os bebês amamentados no peito também tem cólicas?
As cólicas são normais em bebês nos primeiros 3 ou 4 meses, independente de estar no peito ou na mamadeira. Várias podem ser as causas de cólicas.
Mas é interessante citar que uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou que o sabor de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno. Isso não é ruim não. De certa forma o bebê começará a preparar o paladar, estando mais familiarizado com os sabores quando passar a ingerir outros alimentos.
E não existe nenhuma comprovação científica de que a ingestão de alimentos pela mãe e a alteração do sabor possa causar cólicas.
A única ressalva, que também não foi conclusiva, feita pela Gastroentorologia Pediátrica da  USP num seminário sobre cólicas em lactentes (veja o material em ppt), é que a proteína do leite de vaca e derivados passa para o leite materno (fato) e o bebê que tiver intolerância à ela poderia apresentar  esses distúrbios gastrointestinais (conjectura).

Contudo, o aleitamento materno é indiscutivelmente ainda a melhor forma de alimentar seu filho.
E como eu disse antes, no meu caso não posso falar o quanto é maravilhoso amamentar, mas o quanto é horrível não amamentar. Minhas viagens eram munidas de sacolas cheias de tralhas e mamadeiras e era um tormento quando chegava a hora da mamada. Ter que encontrar um lugar pra fazer a mamadeira e tal. Sem falar na esterilização dos acessórios que ficava comprometida. Péssimo!
Já o leite materno está pronto e disponível a qualquer momento, sendo só tranquilidade para ambos, mãe e filho.

É isso aí. Pra finalizar e voltando à campanha da amamentação, quem quiser abraçar a causa e participar falando do assunto, fique à vontade! Escreva um artigo e comunique a Denise, mentora da Blogagem Coletiva, sobre sua participação.

Ah! E não deixe de ver também um apanhado dos cartazes dos últimos 10 anos da Semana Mundial de Amamentação feito por ela. Vale a conferida.

;)



Categorias: Campanha, Saúde, Tudo, Vida Pessoal







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 31, julho, 2008 em 11:55 | #1

    Amanhã vai parar no ZeroOitocentos com destaque na Home também se possível. Muito legal essa iniciativa. Como eu disse no seu post sobre parto normal, eu não sou mulher e nem peito tenho, mas eu sei o que vai ser melhor pros babys e pros meus futuros rebentos e incentivo com certeza :joia:

    Parabéns pela iniciativa :palmas:

Fechado para comentários.