Blog Action Day 2009 – Reciclagem

15.10.09 - 2:16 PM Ester Castro






Hoje, enquanto uns comemoram o Dia dos Professores, blogs e redes sociais se unem no Blog Action Day para uma blogagem coletiva mundial sobre um mesmo tema: mudanças climáticas.

Cada blogueiro escolhe uma forma de abordar o assunto. Eu escolhi a reciclagem.

Mas o que reciclagem tem a ver com mudança climática???
Tudo oras!

Prestenção.

Uma vez que se recicla, menos recursos naturais serão extraídos da natureza. E embora a reciclagem ainda exija dispêndio de energia e por tabela emita poluentes, ainda assim é bem menor do que ocorre no processamento de matérias-primas.
Reciclar reduz sim a emissão do gás carbônico e outros poluentes que resultam no aumento dos gases estufa e consequentemente provocam o aquecimento global e uma desordem no clima do planeta.

Abaixo um trecho de uma publicação sobre o tema feita pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), uma organização sem fins lucrativos que se dedica à conscientização da sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo:

A reciclagem diminui a necessidade de exploração dos recursos naturais, “economiza” inúmeras etapas de produção e transporte (bens naturais, matérias-primas, materiais etc.) que geram emissões e contribuem para a mudança climática e reduz a disposição final, tanto de resíduos inertes (constituintes de embalagens como plástico, alumínio, aço, vidro etc.) quanto de restos de alimentos que, sendo biodegradáveis, também contribuem para o efeito estufa. No caso do alumínio, por exemplo, a reciclagem elimina uma etapa de alto consumo de energia: a transformação do minério em matéria-prima, diminuindo as emissões de gases.

E já que estamos falando em reciclagem, você sabe identificar as respectivas cores das latas de lixo que separam o material reciclável? Se sua cidade ou comunidade realiza esse tipo de coleta, então é bom saber né?

* Azul: papel/papelão
* Vermelho: plástico
* Verde: vidro
* Amarelo: metal
* Preto: madeira
* Laranja: resíduos perigosos
* Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
* Roxo: resíduos radioativos
* Marrom: resíduos orgânicos
* Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.

Bom é isso. Se você tem um blog e também gostaria de usar o seu espaço para citar algo a respeito, faça!
Será você e outros mais de 9 mil blogs (até o momento) levantando a mesma voz. ;)

“Um dia. Um assunto. Milhares de vozes.”



Categorias: Blogs, Informação, Tudo, Web







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 16, outubro, 2009 em 14:15 | #1

    Muito bom. Além de consciência sobre respeito ao meio ambiente, ainda estamos defasados no quesito "educação". É mto comum encontrarmos pessoas que jogam papéis na rua (só para citar um exemplo simples). Em contrapartida, em vários parques de NY, há vários displays com sacos biodegradáveis para as pessoas retirarem e colocarem seus lixos e/ou cocô de cachorros.

  2. 16, outubro, 2009 em 00:23 | #2

    Que mierda, todo ano fico sabendo 1 dia depois hauahuahua

Fechado para comentários.