Big Buck Bunny

09.06.08 - 8:35 PM Ester Castro






Foi lançado recentemente o Big Buck Bunny (Projeto Peach), segundo curta de animação feito pela Blender Foundation, uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento de um programa open-source (Blender) para modelagem em 3D. A fundação se identifica por ter como objetivo, dar uma oportunidade à comunidade mundial de ter acesso às tecnologias 3D em geral.

Tanto esse curta como o primeiro, Elephants Dream (Projeto Orange), também open-source, foram feitos sob o registro do Creative Commons.

Tá bom Ester, expinica e não comprica. Que raio de trem é esse source e commons?

A grande maioria que produz ou cria alguma coisa sabe que ao estar sob o Creative Commons, permitirá uma utilização mais ampla de seus materiais, mas sem infringir as leis de proteção à propriedade intelectual, ou seja, tem a licença liberada para fazer uso compartilhado do material, tipo baixar, copiar, reeditar, redistribuir, vender pra sogra… salvo é claro algumas restrições preestabelecidas. No caso da Blender Foundation, manter todos os logotipos dos projetos e a lista de créditos finais.
E sendo portanto open-source, esse projeto abre e disponibiliza livremente todo o programa, incluindo os curtas para que aspirantes à modeladores 3D possam modificar e melhorar alguns ítens do curta podendo praticar e aprender muito com isso.

Mas voltando ao Big Buck Bunny, este curta traz como protagonista um coelhão grandão super fofo que tem um coração tão grande quanto o seu tamanho mas se vê às voltas com três camaradinhas encrenqueiros. Uma delícia!
Claro que você pode baixá-lo pra ver em uma definição melhor mas de qualquer forma deixo o vídeo pra quem quiser:

Veja também:

Blog BlenderNation
Blog do Big Buck Bunny
Blender – Site Oficial

Via O Velho



Categorias: Tudo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 10, junho, 2008 em 09:50 | #1

    Sensacional o vídeo, Ester!

    O finalzinho é classe A!

  2. 10, junho, 2008 em 08:37 | #2

    O filminho é muito legal mesmo. Aliás, bem feito pra caramba né? Só usando ferramentas livres, isso que me deixou mais impressionado ainda. tem outros nesse mesmo esquema, mas esse aí tá chamando bastante a atenção.

  3. 10, junho, 2008 em 08:27 | #3

    :joia: o finalzinho do passarinho cagando na cabeça do "esquilo" foi demais hauahuahuahuahuauha

Fechado para comentários.