Saber é Bom Demais!! » Através do olhar daltônico


Através do olhar daltônico

21.12.07 - 2:13 PM Ester Castro






daltonico.jpg

O site Critique Wall fez uma pequena seleção de imagens comparando-as com outras imagens que simulam a visão de um daltônico.

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos orgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

Não existe tratamento para o daltônico mas ele pode adaptar-se perfeitamente à certas situações com alguns mecanismos de ajuda, por exemplo quando mesmo não identificando o vermelho ele aprende que quando a primeira luz do semáforo está acesa,  deve-se parar.
Há também algumas curiosidades inerentes ao indivíduo daltônico, como ter a visão noturna mais aguçada e maior facilidade para identificar camuflagens no meio da mata. Para eles o arco-íris não tem sete cores e a sua predileção pelo azul e o roxo é mais comum por serem cores mais vivas.
Mais informações sobre o assunto, consulte o tio Wiki.

Via Inusitatus









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 14, maio, 2012 em 17:07 | #1

    adorei essa reportagem muito interessante e tive certeza que enxergo muito bem.

  2. silvana
    14, setembro, 2009 em 11:35 | #2

    não gostei!!!!

  3. 26, dezembro, 2007 em 06:00 | #3

    Esse exemplo do Critique Wall só simula o tipo "clássico" de daltonismo, e tem muito misticismo em cima disso… eu, por exemplo, tenho deuteranopia, um dos tipos de daltonismo, e não troco vermelho por verde a torto e a direito. Muito disso tem a ver com a incidência e intensidade da luz, tonalidade da cor e tipo de superfície (aliás, o exemplo do cara vermelho ficando verde é ridículo). Mas confirmo as afirmações do arco-íris e da visão noturna.

    Em tempo: adoro seu blog! Visita diária!

    Obrigada por sua visita e por seu depoimento Fernando! No link do Wikipedia explica bem essas variações. ;)

  4. Raphael
    24, dezembro, 2007 em 09:57 | #4

    Muito bom! Sempre tive curiosidade saber como um daltonico enxerga, mas nunca me veio a idéia de procurar sobre isso na internet

    Grato

    Rafa, espero que tenha sanado sua curiosidade…

  5. 22, dezembro, 2007 em 16:49 | #5

    :joia:

    Um Feliz Natal e Prosperidade em 2008 para você Ester e toda sua família. Vlw.

  6. 21, dezembro, 2007 em 16:44 | #6

    passando para fazer uma visita, e desejar um Feliz Natal e um ótimo ano novo!!

    abraço!

    Tibu (Blog do Tibu)

Fechado para comentários.