Através do olhar daltônico

21.12.07 - 2:13 PM Ester Castro Comente! Ler comentários






daltonico.jpg

O site Critique Wall fez uma pequena seleção de imagens comparando-as com outras imagens que simulam a visão de um daltônico.

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos orgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

Não existe tratamento para o daltônico mas ele pode adaptar-se perfeitamente à certas situações com alguns mecanismos de ajuda, por exemplo quando mesmo não identificando o vermelho ele aprende que quando a primeira luz do semáforo está acesa,  deve-se parar.
Há também algumas curiosidades inerentes ao indivíduo daltônico, como ter a visão noturna mais aguçada e maior facilidade para identificar camuflagens no meio da mata. Para eles o arco-íris não tem sete cores e a sua predileção pelo azul e o roxo é mais comum por serem cores mais vivas.
Mais informações sobre o assunto, consulte o tio Wiki.

Via Inusitatus



Categorias: Curiosidade, Informação, Tudo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)