As semelhanças entre os logotipos dos eventos esportivos com as obras de Henri Matisse

02.01.11 - 4:43 PM Ester Castro






Logo do Rio 2016 e sua semelhança com o logo da fundação Telluride

Logo do Rio 2016 e sua semelhança com o logo da fundação Telluride

Mal foi lançado o logotipo Rio 2016, criado por Fred Gelli da agência Tátil Design, que começam a minar especulações (ou quem sabe constatações) sobre a sua criação não ser original.
Fred admite a semelhança com o logo da fundação americana Telluride mas nega que seja plágio. Ele alega que por representar um ato universal como dar as mãos e dançar, é natural que o referido logo levante polêmica e comparações.

Mas muito antes de um alegar cópia do outro, quem na verdade foi o grande plagiado em questão é o pintor e escultor francês Henri Matisse (1869-1954).
Alguém aí discorda?

Dance II, 1909-10 - Henri Matisse

Dance II, 1909-10 - Henri Matisse

E tem mais.
Curiosamente essa não teria sido a primeira coincidente semelhança com as obras do autor.
Se você botar reparo no logo do Rio 2007 e da Copa 2014, irá descobrir de cara a origem de tanta inspiração como bem lembrou a blogueira Daniela Name. Não é um espanto?
Portanto se alguém estiver sendo vítima de plágio, este alguém parece ser mesmo Henri Matisse. Basta dar uma olhada na galeria de suas obras.

Eu sei que a velha máxima do “nada se cria, tudo se copia” é um fantasma entre aqueles que produzem arte e conteúdo, mas se o indivíduo admira ou se inspira em algo, por que não deixar claro isso em sua criação?

Parece ser mais doloroso ter que admitir que não criou algo do zero do que sofrer a vergonha de ser acusado de plágio. Como as pessoas são complexas… ou então burras mesmo!

Via Globo.com e Daniela Name



Categorias: Informação, Notícia, Tudo







Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 2, janeiro, 2011 em 18:36 | #1

    Olá, Ester.

    Pessoas de mãos dadas é tão universalmente representativo de uma mesma idéia que só no caso Telluride vejo ter se inspirado, e vagamente, em Matisse.

    O próprio Matisse pode ter se inspirado em gravuras rupestres, tantas que existem, ou rústicos desenhos de manifestações indígenas dos primeiros exploradores.

    Quanto ao logo do Rio de Janeiro, das Olimpíadas, já vejo mais distante um propositada colagem.

    Primeiro, vamos considerar que estamos tratando de profissionais e eles naturalmente devam ter por ofício conhecer de um tudo que já foi feito e imaginado em matéria de logos.

    Logo, existe a possíbilidade real que tivessem sim, conhecimento da Telluride.

    No entanto, juntamente com essa, devam ter conhecimento de muitíssimas outras e, de do próprio movimento olímpico de edições anteriores, visto que devam frequentar foruns onde muitos exibem trabalhos não selecionados nessas edições.

    Como, no caso da Olimpíada do Rio, pessoas ligam pés e mãos e estilizado trazem a topografia dos morros cariocas e, estilizada também, a palavra RIO, fico mesmo pela originalidade.

    Sem contar, é claro, sua concepção tridimensional, certamente única em uma logo para um evento olímpico e, quem sabe, até de forma geral.

    Assim, alguma alusão minimizadora do "coincidência criativa" é desnecessária e incabível.

    • 2, janeiro, 2011 em 19:35 | #2

      Então Sérgio, mas não há como negar que geralmente qualquer protótipo de logomarca tende a ser uma espécie de híbrido de algo que já foi visto ou criado. E com esse do Rio 2016 não é diferente. A própria agência, num vídeo sobre a criação (dica deixada pelo O Velho) admitiu inspiração em outros trabalhos.

      Infelizmente o resultado acaba sendo foco de N conjeturas e especulações já que cada um de nós identifica ou relaciona a criação com algo parecido que já tenha visto.

  2. 2, janeiro, 2011 em 18:20 | #3
    • 2, janeiro, 2011 em 19:25 | #4

      Nossa, um logo de 2004 idêntico ao usado pela Telluride hahahaha

      Não tinha visto o vídeo sobre a criação do logo Rio 2016. De fato um dos integrantes admitiu que buscaram inspiração em "vários artistas". Menos mal…

Fechado para comentários.