Alho negro. Já ouviu falar?
Hoje, enquanto eu tomava meu café da manhã, vi uma matéria no Mais Você que falava sobre um tal alho negro. Fiquei curiosa e fui pesquisar mais sobre o assunto.
O alho negro nada mais é do que um alho comum condicionado a um processo de fermentação e envelhecimento numa estufa, tornando-se uma iguaria cada vez mais presente nos melhores restaurantes brasileiros.
E o que parece podre aos olhos leigos, é um alho metido àbesta todo trabalhado no black tie, que custa em média 100 reais o quilo, quase dez vezes mais que o alho comum. Paradoxos da culinária, não é mesmo?
A diferença, além do aspecto, é que o alho negro não tem gosto e nem cheiro de alho. O sabor, segundo dizem, é considerado umami (cuma?), sendo ÃÂmpar com notas doces e frutadas lembrando uma ameixa seca, por exemplo, e que vai bem em pratos doces ou salgados.
Quanto a origem é oriental (só podia ser né?), havendo divergências entre ser japonesa ou coreana, sendo consumida no Oriente há cerca de cinco anos.
Abaixo um vÃÂdeo explicativo:
TaÃÂ. Embora o segredo do processo seja mantido a sete chaves, talvez seja interessante buscar informações sobre a técnica. Para quem já lida com o plantio e afins, seria uma boa alternativa para aumentar a renda.
No Brasil, quem produz é Marisa Tiemi Ono, que segundo conta, começou a produção fazendo experiências até chegar no resultado esperado. Então quem se habilitar a comprar, já sabe onde procurar.
Fonte Globo Rural
Faça voce mesmo seu alho negro! Enviamos uma apostila completa e video explicativo de como proceder nas etapas de processamento assim como montar a estufa de envelhecimento.
Caso não queira produzir seu próprio alho em casa, vendemos ele já pronto a voce!
Contato. marceloweidner@globo.com ou mwsolucoes@gmail.com
fomos ao D.O.M. nesse sábado e comemos esse alho negro que deliciaaaaaaa
estou trabalhando diretamente com produtor de alho negro na cidade maravilhosa do rio de janeiro,,,,,,,,,,,, marcelo.mastroyane@gmail.com
Olá, obrigado pelo seu blog, gosto muito.
Eu produzo meu próprio alho negro aqui na cidade de joinville, SC.
Utilizando as receitas do ehow.com é possivel faze-lo em casa. Não precisa comprar , nem pagar esse absurdo que a Sra aquela cobra.
Parabéns pelo blog.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=4393919486…
Produzimos e comercializamos Alho Negro e Especiarias para entrega em todo o Brasil:
http://www.especiariasrossi.com.br
contato@especiariasrossi.com.br
Como bom simpatizante da culinária, foi dar uma pesquisada em como obter o alho negro sem pagar uma fortunha por isso.
http://www.ehow.com/how_5902625_make-black-garlic… esse site ensina a fazer, tá em inglês, mas parece ser facinho. vou tentar e depois posto aqui.
Que legal Marquim!!! Caramba, 40 dias com o forno ligado controlando umidade e temperatura…. Não me espanta ele ficar tão mais caro…
Disponibilizamos todas as etapas para produção do alho negro além de videos demonstrativos para construção da estufa ideal para envelehcimento que utiliza energia limpa para auxiliar na produção e reduzir o custo de energia gasto no processo. Voce podera produzir em casa para consumo próprio e presentear os amigos, ou mesmo podera iniciar seu próprio negocio obtendo uma excelente vantagem tecnológica em relação aos concorrentes que não utilizam energia limpa e gratuita no processo de envelhecimento e fermentação do alho.
Gostaria de saber como posso adquirir o vÃÂdeo com o processo de fabricação
Como acordei 12:00 hj ¬¬' não assisti o Mais Você, mas é muito bom ficar por dentro acompanhando o blog, que pode ser acompanhado em qualquer horario, confesso que o único alho negro que tinha visto era o meu quando eu queimo (acredite, sempre queimo!)
Ótimo post!!!
Eu também assisti ao Mais Você nesta manhã e acompanhei a matéria.
Achei bastante interessante e por ser, de fato, diferentemente no sabor que o alha comum.
Gostei mais ainda de me aprofundar sobre, aqui.
Muito legal! =)