Acervo digital dos 40 anos da Revista Veja

11.02.09 - 10:51 PM Ester Castro






veja

Olha só uma das coisas mais bacanas que descobri na net nos últimos tempos!!!

Já pensou poder ler e consultar todas as edições da Revista Veja na íntegra desde a sua primeira edição em 11 de setembro de 1968 até hoje??
Pois isso é possível através do projeto Acervo Digital Veja que é totalmente gratuito.

O hotlink possui uma interface fantástica, extremamente funcional e fácil de usar podendo inclusive filtrar pesquisas por matérias ou temas específicos em um campo de busca. Escolhida a edição é possível folhear a revista como se estivesse folheando uma no mundo real. Show!!

Resultado de 12 meses de intenso trabalho, o projeto foi desenvolvido por VEJA em parceria com a Digital Pages, empresa responsável por estruturar a digitalização de cada uma das mais de 2 mil edições e convertê-las em revistas digitais.
Dado o porte do projeto, uma equipe de 30 pessoas foi montada para cuidar desde o desgrampeamento das edições impressas até a publicação dos quase nove milhões de arquivos que compõem o acervo.

“A idéia é democratizar o acesso à história recente do país e do mundo”, diz Yen Wen Shen, diretor da Veja.
“Essa iniciativa coloca VEJA ao lado dos maiores acervos digitais do mundo e em condição única no Brasil.”

Caramba, eu achei isso fantástico!! Poder conferir edições de 40 anos atrás é incrível. É uma excelente ferramenta de pesquisa online com certeza!

Dica da Ana da Lua









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. Josete
    8, maio, 2011 em 21:19 | #1

    Simplesmente, excelente esta atitude de democratizar o saber através de um acervo de alto nível como é o da Revista Veja. Nestas horas, dá orgulho ser brasileiro. Parabéns a todos os que trabalharam neste importante projeto!!

  2. moacir cordeiro de r
    3, maio, 2011 em 05:52 | #2

    Sou Assinante da revista veja. Considerei muito importante ter o acervo digitalizado de todas publicação da revista, pois estou fazendo um trabalho de pesquiza para um curso de pos-graduação na área de história e, portanto estou utilizando este recurso. Entretanto, depois de ter iniciado a pesquiza a partir do ano de 1995, não estou conseguindo mais abrir a página que dá acesso ao acervo. Acho que deve ter havido algum problema.

    Moacir

    • Ana – Rj
      30, julho, 2011 em 18:01 | #3

      Poxaaa!!!O ensino tá ruim mesmo,até nas faculdades,uma pessoa que cursando pós,escrever pesquisa com Z é demais.

  3. mario sampaio
    10, fevereiro, 2011 em 05:49 | #4

    é louvavel quando uma revista desse timbre nos deixe ver todo um acervo dessa natureza parabens.

Fechado para comentários.