A Lei Antifumo. Minhas impressões…
Antes de mais nada, não sou fumante. Mas confesso que já experimentei pra ver qual é a graça da coisa.
Sabe como é né, adolescência, baladas, amigos que fumavam… enfim, aquela ideia rota de que fumar era bonito e teria lá o seu charme. Ou seja, tive o juízo de uma ervilha.
Felizmente eu não manifestei propensão ao vício. Não levei a insanidade adiante. Foi a minha sorte em meio a burrice de acender o primeiro cigarro.
Hoje sou antitabagista confessa. Não odeio quem fuma. Muito pelo contrário. Tenho parentes e amigos queridos que fumam e obviamente o cigarro não mensura o caráter de ninguém e não diminui o respeito que merecem.
Só não gosto que fumem perto de mim. O cheiro impregna feito praga. Também fico estarrecida quando vejo uma grávida com cigarro na mão ou mesmo pais com criança no colo enquanto fumam vigorosamente. E acho broxante a visão de jovens lindos acendendo um cigarro. Sinto pena…
Tenho meio que uma aversão sobrenatural ao fumo. Talvez meu marido, que é cardiologista e antitabagista ferrenho, seja um dos maiores responsáveis por isso.
Já vi gente morrendo por causa dos pulmões fodidos. E uma morte agonizante em busca de ar não é nada lindo de se ver…

Charge by Rick Jaime
Ocorre que infelizmente a grande maioria dos tabagistas não fumam com consciência (hein?), ou seja, perdem o senso crítico fumando perto de quem não fuma, especialmente em lugar fechado e não estão nem aí se incomoda ou não. Tipo eu sou cool e você é careta, portanto os incomodados que se retirem. Não é assim?
Em outras palavras, como se fosse pouco um fumante cometer suicídio a crediário, existe também a questão do fumante passivo, ou seja, o cara que escolheu não fumar pode morrer pelo mal do cigarro fumado por quem tá do lado. Foda-se, né?
É aí que entra a questão da Lei Antifumo que vigora a partir de hoje em São Paulo, onde ficará expressamente proibido fumar em recintos fechados de uso público.
Isso gerou nos últimos dias uma infinidade de comentários via blogs e ânimos alterados via Twitter sobre o assunto. Tem até não fumantes tomando as dores de fumantes alegando arbitrariedade que fere o direito à liberdade em seu sentido amplo e que haveriam coisas “realmente necessárias” com que se preocupar. Mas como assim?
No geral as opiniões estão divididas e levantam aquela briga: fulano quer manter o direito de fumar onde quiser e ciclano quer ter o direito ao ar puro.
E aí? Como se pode medir quem tem mais direito nesse caso?
Eu respondo perguntando se lhe parece justo sobrepor o direito de praticar o vício ao direito de querer ter uma vida saudável? O que vale mais, uma vida ou um cigarro fumado?
C’moooonnnnn…

Charge by Adão Iturrusgarai
Quem é fumante precisa entender que as restrições da lei não estão impostas à pessoa. Que ele continua sendo cidadão brasileiro com os mesmos direitos e obrigações que os demais. E que assim como os portadores de HIV estão conscientes de que não se deve expor um terceiro aos riscos de contraí-lo (sendo inclusive crime em alguns casos), um fumante deve ligar o desconfiômetro e concluir que alimentar o seu vício perto de alguém, estará lhe causando um mal igual ou maior que a si próprio.
Acho a lei lamentável sim. Mas é lamentável por ser necessária muito embora ela não produza efeito nos lares onde filhos, maridos ou esposas estão expostos continuamente praticamente submetidos à uma morte lenta e compulsória. Porém espera-se que o tabagista, ao se acostumar a não fumar em lugares públicos, passe a não fumar mais dentro de casa. A coisa tem que virar lei sim pra ficha cair, infelizmente…
Bom, e se os chiliques pela aplicação da lei ainda persistirem, vale lembrar que o fumante passivo é considerado hoje a 3ª maior causa de morte evitável no mundo segundo o INCA. Morte evitável se ninguém fumar por perto, claro.
Veja o vídeo da matéria exibida no Fantástico no último domingo, que deixa claro o quanto um não fumante é prejudicado:
Se o vídeo não carregar, clique aqui.
Ah, e tem mais. Anualmente são gastos pelo SUS algo em torno de R$ 338,6 milhões de reais no tratamento de patologias relacionadas ao cigarro. [Fonte]
Quem sabe ao invés da Lei Antifumo, fosse acertado que estes gastos sejam repassados às indústrias tabagistas que por sua vez fariam o repasse ao consumidor final, né?
Já pensou que lindo seria?
Vou encerrar recomendando mais uma vez aqui por ser extremamente pertinente, o artigo Tutorial: Como fumar sem ser odiado escrito pelo brilhante amigo Christian Gump.
Enjoy!







Gostei do repasse da conta pra indústria. Seria um bom deincentivo tanto a ela quanto ao consumidor. E de fato aqui no Brasil o cigarro ainda é muito barato. Chegarm uns franceses fumantes aqui e faziam a festa comprando do mais caro e ainda achando barato.
Tinha que fazer isso também com os custos de acidentes devido a bebida.
Acho que demorou essas leis de incentivo a uma vida mais saudável. É isso aí, tem que dar valor é a quem busca essa vida saudável, não a quem só atrapalha a sua própria saúde e a de outros.
Responder
PArabéns pelo blog.
Gostei bastante do post, por isso ao escrever sobre a lei antifumo recém aprovada no Rio de Janeiro recomendei o seu blog.
Você trouxe dados muito interessantes que só reforçam que a proibição de fumar é mais do que válida.
Abraços.
Responder
Ester Beatriz Respondeu:
August 12th, 2009 at 1:53 PM
Obrigada Bárbara!!! Seja bem-vinda e valeu por citar o post!
Responder
Sou a favor da lei afinal não está sendo proibido fumar e sim, fumar em locais fechados. Agora vou fazer uma analogia bem grosseira, é a mesma coisa de pedir pra não fazer pum no elevador, não é super sensato?
Responder
Queridos quero dizer que estou adorando a participação de todos vocês e que leio todos os comentários.
Um obrigado especial ao Fernando (Mestre Zen) e ao Vitor pela participação ativa e contínua no debate! Tô adorando!!
Fico feliz que o debate continua e é para isso que esse espaço está aberto. Vamos dividir opiniões!
Em tempo, vocês viram?
Shanghai pode ser a primeira cidade na China a proibir fumar em público! http://www.cctv.com/program/worldwidewatch/200908…
E aí, será lá os orientais também vão bater o pé bradando ser uma lei eleitoreira?
Pelo que vejo, leis antifumo serão tendência futuramente…
Responder
Vitor Respondeu:
August 11th, 2009 at 10:45 PM
Opa, estamos aqui pra isso, expor nossos pontos de vista
Comparaçãozinha do G1 até +- http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1257927-… com outros lugares…
Uma coisa que José Serra falou e é muito interessante. Desde sempre é proibido fumar em cinema, alguém reclama?
Gosto de comparar esta lei com a lei que obriga o uso de cinto de segurança. As duas visam melhoria para a pupulação. A obrigatoriedade do uso do cinto demorou a "pegar", mas hj é uma realidade. Pessoas na minha faixa etária já tiraram carteira com essa lei, é impensável dirigir sem cinto. Mas para teu pai, teu avô, não é.
Daqui 5, 10, 15 anos, as pessoas vão achar estranho que antigamente era possível fumar em um restaurante, em um bar.
Responder
Ester Beatriz Respondeu:
August 12th, 2009 at 1:51 PM
Fechou Vitor! É exatamente isso. Só uma questão de tempo para que o que é lei vire hábito.
Responder
sinceramente é inutil ficar debatendo com nao fumantes, pois, cada tem a sua razão, nao fumar em restaurantes, shoppings, isso é uma atitude coerente, mas um bar onde 90% das pessoas fumam, nao tem nexo, e outra isso tudo é uma forma de cegar a todos sobre problemas realmente importantes, será q sou eu q crio doença para um nao fumante, ou pandemias como essa q esta tendo onde nao temos nenhum tipo de suporte e muito menos remedios para combate-las, ou até melhor vai até um hospital publico com qq tipo de doenca e veja o q irá acontecer, é verdade meus queridos amigos a saúde esta nas maos dos fumantes, somos nós q causamos doenças, concordo plenamente q cobrem algo de nós, qdo todos os outros problemas forem sanados, enquanto isso pra mim não cola essa atitude tao bonita em relacao a saude, aposto q o serra nao usa a saude a publica e nem um de vcs q estao opinando nesse site, para q nós nos transformemos num pais de primeiro mundo tem q comecar a mudar em primeiro lugar o atendimento ao cidadao em qualquer reparticao do governo
Responder
Fernando Quirino Respondeu:
August 11th, 2009 at 6:40 PM
Novamente o discurso "esqueçam o fumo e vão cuidar de suas vidas". Infelizmente o fumo mata muito mais que a gripe suína (que tem uma taxa de mortalidade bem menor do que 3% por exemplo, você sabe a taxa de morte entre fumantes passivos?). Infelizmente o fumo e os problemas contraídos por não-fumantes são maiores estatítica e "eticamente" (ao meu ver pelo menos) do que qualquer pandemia corrente no planeta.
Só para citar: Sim, temos tráfico, gripe suína, problemas de trânsito, violência, corrupção, etc. etc. etc. Mas qualquer fumante que tenta tirar o erro de fumar ao lado de um não-fumente por apontar outros erros, ao meu ver não está sendo ético, está simplesmente tampando o sol com a peneira.
Odeio ser repetitivo, mas se observar qualquer recinto do legislativo vai ver que eles não fica discutindo sobre uma única lei indefinidamente, mas sim resolvem vários problemas ao mesmo tempo. Então…
VIREM O DISCO, FUMANTES.
Argumentos sensatos, né galera?
Responder
Vitor Respondeu:
August 11th, 2009 at 10:40 PM
Proponho um negócio, já que acreditas que há este bar onde 90% das pessoas fumem.
Abra um bar somente para fumantes, em outro estado.
DUVIDO que vc ficará aberto por um ano.
Responder
andressa Respondeu:
August 12th, 2009 at 8:00 AM
entao vitor, só pra vc saber eu ja sou empresaria e tenho sim um bar localizado em sao bernardo do campo onde, meu bar o adequei para os fumantes e sinceramente esse final de semana foi um dos mais rentaveis pra mim, mas nao estou aqui pra discutir isso, só uma pergunta vc mora no Brasil? vc conhece as deficiencias q existem aqui? Mas tudo bem vcs estao certos se vcs tem pessoas q fumam na familia de vcs e por isso vcs sofrem eu até posso entender, mas cada escolhe seu caminho, ah e outra coisa é verdade, estamos tampando o sol com a peneira ou até mesmo sendo anti-eticos, sendo q né o legislativo tem muitas leis e muitas coisas para definir kkkkkkkkkkkkkkk, coitados.
Vitor Respondeu:
August 12th, 2009 at 11:18 AM
ué, que ótimo que vc adequou o bar para fumantes. Isso mostra que vc tem visão, pq não vai perder a clientela dos não fumantes tb. e com um bar adequado aos fumantes vc vai ter lucro não somente esse fds, mas aposto que aumentará daqui pra frente. o que comentei acima foi um bar somente para fumantes. no seu bar, quando tem uma pessoa fumando, todas fumam tb? eu aposto que não…
não, não moro no brasil, estou fora há quase um ano.
que diferenças vc está falando? penso que conheço muitas delas e que vivenciei muitas delas.
eu tenho pessoas que fumam na minha família sim, meu avô não fala mais pq teve um câncer, e minha avó continua fumando. sem contar amigos que fumam. como já disse em um comentário anterior, eu não me importo com isso. o que estou discutindo é a lei e o quão benéfica ela é.
e se vc acha que os vereadores são uma piada, ou os deputados, ou senadores, ou qlqr um, a culpa é sua que votou neles.
Sou quase um ex-fumante, me concientizei e sei que devo parar. Estou tomando remédio para ajudar a largar o vício aos poucos. Reparei no domingo passado que os bares na região do Itaim/ Vila Olimpia estavam bem vazios, ou seja, uma grande parte dos frequentadores já está deixando de frequentar os bares. Primeiro por que não pode beber por causa da Lei Seca, agora porque não pode fumar por causa da Lei Antifumo. Tem muitos amigos meus que estam marcando reuniões de happy hour nas suas casas, além de sair mais barato o gasto com as bebidas, não fere o direito de quem bebe e fuma querer se divertir também. Hoje por exemplo fui bem no meio do estacionamento de um shopping totalmente descoberto e longe de paredes e locais fechados e o segurança do shopping mandou eu apagar o meu cigarro. A lei não diz que em locais abertos é permitido? Comentem por favor. Abraços.
Responder
Fernando Quirino Respondeu:
August 11th, 2009 at 4:52 PM
A lei se refere a estabelecimentos não residenciais onde possa existir aglomerações de pessoas, independentes de serem abertos ou fechados. Pelo menos foi o entendimento geral. O estacionamento se enquadra como um desses lugares, infelizmente. Mas o segurança foi bem linha dura também. Fica difícil analisar a situação particular nesse caso.
Parabéns pelo esforço de qualquer forma. =]
Responder
Ester Beatriz Respondeu:
August 11th, 2009 at 5:52 PM
Concordo com o Fernando.
O estacionamento faz parte das dependências do estacionamento e se antes já havia alguma norma interna do próprio estabelecimento de proibição ao fumo, agora com a lei eles devem ficar ainda mais em cima.
E eu até entendo o segurança. Se o lugar for multado, bem capaz do cara pagar o pato.
Responder
SEMPRE FUI A FAVOR DO BOM SENSO, NÃO DA DITADURA!!!
Concordo que a falta de bom senso é geral…….isso não só falando de fumantes, mas de tudo.
Sou fumante e sei quanto a fumaça incomoda, por isso sempre tive bom senso.
Mas daí, concordar com uma lei que me permite fumar somente na rua, como um marginal, é demais.
Se eles estivessem tão interessados na saúde da população, distribuiriam remédios para tratar o tabagismo, que para quem não sabe é caríssimo e melhorariam os hospitais públicos.
E o melhor de tudo…..proibiriam a venda de cigarros!!!
Mas o interesse não é pela minha saúde e nem pela sua que não fuma.
Porque se a saúde fosse a real preocupação tenha certeza que o governo abriria mão dos impostos milionários arrecadados com a venda do cigarro.
Por isso volto a dizer.
SOU A FAVOR DO BOM SENSO E NÃO DA DITADURA!!!
Responder
Fernando Quirino Respondeu:
August 11th, 2009 at 4:57 PM
Tem gente que faz questão de ser burra e treina ou nasce assim mesmo. Novamente comparando alguns problemas com outros ou sugerindo soluções absurdas.
Porque com certeza é MUITO fácil acabar com os cigarros. É uma idéia tão infantil quanto dizer "vamos acabar com as guerras e estabelecer a paz mundial amanhã, façam uma lei a respeito".
O interesse é pela saúde sim, mas as vezes é mais fácil começar pelas pequenas coisas como a conscientização ou pelo menos dificultar o surgimento de uma variável que influencie o fumo (como por exemplo, dificultar lugares para fumar) do que simplesmente tirar a droga de milhões de pessoas de uma só vez. Concorda? Bem, na verdade a pergunta já tem resposta, pois isso não digo só da boca pra fora, é um processo que qualquer behaviorista acho que concordaria. Isso são outros quinhentos na verdade.
De todo jeito, tá com problema com "ditadura" muda o político que elegeu e para com discurso pseudo-esquerdista non-sense né? Tenha dó.
Responder
Fernanda Respondeu:
August 12th, 2009 at 11:33 AM
Amigo Fernando Quirino,
em nenhum momento ofendi você e nem seus amigos não fumantes.
Tenho um prisma, vocês tem o de vocês e assim caminha a humanidade.
Não concordo com o radicalismo, e essa é minha opinião.
Você defende suas idéias e eu vou defender as minhas.
MAS RESPEITO ACIMA DE TUDO!
Não culpo ninguém pelo vício que eu escolhi……..sempre tive bom senso…….um bom senso tão exagerado que nem no MEU carro eu fumava quando havia um não fumante.
Acho que todos tem seus direitos e suas razões.
Também concordo que o cigarro não deve ser aceso em lugares fechados, mas assim como entendo o lado de vocês, tente entender ao menos um pouco o meu.
Pago os mesmos impostos que você……e o que quero não é fazer apologia ao cigarro e nem ao meu vício, mas quero respeito.
Não custaria nada para um bar, por exemplo, ter um fumódromo, pois esse espaço respeitaria você que não fuma e eu que tenho o vício.
Reclamo por direitos iguais, e é só isso!!
Quanto ao politico eleito, não se preocupe, não colaborei para ele estar onde está.
Acho muito legal os debates…..são saudáveis.
Mas sem ofensas!
Responder
Fernando Quirino Respondeu:
August 12th, 2009 at 2:18 PM
Desrespeito é você chamar uma lei como essa de DITADURA! Você tem noção do que é uma ditadura? Sua família passou na pele pelos problemas de uma real ditadura? Você pelo menos estudou história do Brasil no ensino médio? Porque se você passou por qualquer uma dessas situações vai notar o porque da comparação da sua frase com o coloquialismo que usei de chamar os argumentos (não só os seus) mas o de todos os outros de BURRICE.
Não conheço sua posição quanto aos não fumantes. Não sei se joga fumaça na cara dos outros, como se comporta perto deles. Não te conheço, não julgo a sua pessoa, só que seus argumentos são no mínimo pífios para não dizer coisa pior. E eu respeito sim vários comentaristas, até uns muito sensatos, mas a teoria de conspiração governamental e o rótulo "Ditadura" são de uma arbitrariedade tamanha que não encontrei palavra melhor para caracterizar.
Fumódromos já existem em vários lugares, como algumas empresas, mas não são institucionalizados ou mesmo fiscalizados, pois são mantidos pelos próprios fumantes (que novamente, em sua maioria, faltam com o respeito para com os não fumantes). Se resolvessem o problema, eu te garanto que a taxa de mortalidade já teria caído muito. Uma decisão enérgica serve para mostrar que, assim como em vários outros países, uma mudança cultural é mais do que necessária. E chamar uma legislação apoiada pela maioria de não fumantes – e até alguns fumantes – de ditadura… é, não vou nem terminar, para não faltar com o "respeito".
Respeito é merecido e conquistado e nunca obrigatório.
Fernanda Respondeu:
August 13th, 2009 at 8:35 AM
Fernando,
Agradeço muito pela aula de DITADURA!!!!!!
Mas continuo com o mesmo pensamento……se quero ver o verde e chamá-lo de amarelo vou chamar e FIM!
Você defende o que acha certo e critica o que acha errado.
Certíssimo!!!!
Eu faço a mesma coisa!
VOCÊ QUER SEU ESPAÇO E EU QUERO O MEU!!!!
SIMPLES ASSIM!..rs
Fernando Quirino Respondeu:
August 13th, 2009 at 9:18 AM
Ótimo, agora você tem seu espaço, é bem aberto, arejado, asfaltado e você pode fumar e falar abobrinha sobre a história política do nosso país o quanto quiser, longe dos meus pulmões!!! Acho isso bastante democrático na verdade, porque ninguém é obrigado a ouvir opiniões ou passar por atitudes (que são seu "direito", me poupe) que firam a saúde e a inteligência dos outros.
E se quer um espaço só seu para expressar suas opiniões sem ser questionada e ter as baboseiras apontadas, favor montar seu blog, onde você com certeza vai ter seus argumentos refutados, mas pode simplesmente fazer o que quiser, pois é SEU espaço.
Nem o blog dos outros e nem o meu pulmão são seus espaços. Acho que você resumiu bem com o lace de SEU espaço. ;]
Fernanda Respondeu:
August 13th, 2009 at 10:30 AM
Que bom que agora você entendeu….MEU ESPAÇO.
Percebi que a palavra DITADURA te causou um grande mal estar, vide a revolta que você expressa.
Mas para alegrar seu dia vou mudar SOU CONTRA A DITADURA para SOU CONTRA INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO.
Ah, e antes que eu me esqueça, faço das suas palavras as minhas NINGUÉM É OBRIGADA A OUVIR BABOSEIRAS E FICAR QUIETO!
Falta amor na sua vida?????
Na minha não!!!
UM GRANDE BEIJO!!!!!!
Fernando Quirino Respondeu:
August 13th, 2009 at 11:30 AM
Adoro psicóloga de butiquim, principalmente porque sou acadêmico da área. Agora sou "mal amado" porque defendo a lei antifumo e não tolero baboseiras políticas. Que bom que você acha que não sou obrigado a ouvir asneiras e ficar quieto. Pelo menos entendeu porque chamo as asneiras de asneiras. Parabéns!
Sou a favor da intolerância a (pobrezinha) fumaça composta por dezenas de elmentos químicos que são nocivos a minha saúde e podem facilmente ficar FORA do estabelecimento. Se pra isso o coitadinho do fumante também tem que sair junto com ela, queria que eu fizesse o que? Ficasse lá inalando ela caladinho tolerando e não discriminando a mesma? Ah, que peninha. E por favor, não desvia o assunto (intolerante e discriminatório de acordo com sua visão de fumante) para a minha vida amorosa, que vai muito bem, orbigado.
PS: Essa é uma figura de linguagem chamada "sarcasmo", caso não esteja familiarizada. Pra quem não sabe o que ditadura, passar sarcasmo desapercebido é bem fácil, né?
Responder
Fernanda Respondeu:
August 13th, 2009 at 12:18 PM
Você pode até ser um acadêmico da área e ter conhecimentos mais amplos……… mas é clara a sua ignorância quanto ao significado da palavra respeito.
Concordo com o bom senso……e ninguém é obrigado a inalar minha fumaça.
É claro e evidente a parte benéfica da lei, não estou defendendo o cigarro em lugares fechado e nem muito menos agredir a saúde de quem não fuma, quero apenas ser respeitada…..assim como você exige respeito.
Fernando, eu discuto sobre qualquer assunto, e posso dizer que mesmo não tendo a sua formação tenho uma bagagem de experiência relacionada a vícios que nenhuma instituição de ensino vai ser capaz de oferecer.
Mas, talvez, eu não tenha sido tão clara ao expor minha opinião, por isso chegamos a essa discussão.
Vou tentar ser mais objetiva, assim, quem sabe agente consiga estabelecer um debate mais saudavel.
Depois que a lei entrou em vigor, eu continuo fumando nos mesmos lugares, abertos, na minha casa, em locais públicos e etc, a única diferença foram os bares, mas até ai, ok.
O Problema foi o desconforto que a lei nos trouxe.
As pessoas nos olham como criminosos e isso nos faz sentir discriminados.
Nos observam, como marginais, esperando a primeira baforada errada para nos punir.
É disso que não sou a favor!!!
Responder
Fernando Quirino Respondeu:
August 13th, 2009 at 1:06 PM
Respeito quem respeita os outros e a mim mesmo. Alguém que defende o direito de inalar fumaça prejudicando outros, não é exatamente uma figura "respeitável", concorda?
Citei minha formação por conta da sua análise psicológica da minha pessoa. Ataques pessoas sempre voltam com respostas bastante pessoais.
"Percebi que a palavra DITADURA te causou um grande mal estar, vide a revolta que você expressa."
"Falta amor na sua vida?????
Na minha não!!!"
Resumindo, vou apontar algo bem contraditório no seu comentário. A palavra "desconforto". Você conhece o gigantesco "desconforto" de um não-fumante? Sabia que em ambientes onde a maioria é fumante, um não-fumante também é marginalizado? Isso é geral, não surgiu por conta dessa lei. Agora, o que está em questão é SIM a saúde do não-fumante e é óbvio que os fumantes não se tocam disso, principalmente os que vem aqui discutir direitos, pois se estivessem realmente preocupados com a saúde e o bem-estar dos outros, não teriam começado para começo de conversa. Talvez esse sentimento de "não to nem aí pro meu pulmão, o seu que se ferre de tabela" é que façam vocês serem marginalizados, já pensou nisso?
Que pena que existam pessoas intolerantes com seu fumo, seria sensato fazer uma lei para que elas aceitem de cara boa seu vício? É, quem sabe né?
Fernanda Respondeu:
August 13th, 2009 at 2:44 PM
Talvez esse sentimento de “não to nem aí pro meu pulmão, o seu que se ferre de tabela” é que façam vocês serem marginalizados, já pensou nisso?
SE TENHO O SENTIMENTO DE TÔ NEM AI OU NÃO É UM PROBLEMA MEU. FAÇO DA MINHA VIDA E DA MINHA SAUDE O QUE BEM QUISER, ATÉ PORQUE SOU LIVRE PARA FAZER O QUE QUISER…..ENTÃO NÃO VENHA GENERALIZAR SÓ PORQUE NA SUA VIDA VOCÊ SÓ ENCONTROU PESSOAS SEM EDUCAÇÃO E BOM SENSO.
"Agora, o que está em questão é SIM a saúde do não-fumante e é óbvio que os fumantes não se tocam disso, principalmente os que vem aqui discutir direitos"
VOCÊ ESTÁ FALANDO DE QUEM? DO SEUS AMIGOS, DOS SEUS VIZINHOS……DE QUEM?
QUEM NÃO SE TOCA???????? AS PESSOAS QUE CONVIVEM COM VOCÊ?
SIM…SÓ PODE SER!!!
se estivessem realmente preocupados com a saúde e o bem-estar dos outros, não teriam começado para começo de conversa
SÓ UMA PERGUNTINHA……..É O SEU PULMÃO QUE EU USO???? ACHO QUE NÃO NÉ!!!
QUANDO VOCÊ DECIDIR TRATAR A SUA EGOLOTRIA, QUE ALÉM DE FAZER MAL A SUA SAUDE TAMBÉM PREJUDICA OS OUTROS, AGENTE VOLTA A CONVERSAR!
Que pena que existam pessoas intolerantes com seu fumo, seria sensato fazer uma lei para que elas aceitem de cara boa seu vício? É, quem sabe né?
EM QUE PARTE DO MEU TEXTO EU DISSE QUE ALGUÉM TERIA A OBRIGAÇÃO DE ACEITAR MEU VICIO?????
Ã??????
Fernando Quirino Respondeu:
August 13th, 2009 at 3:51 PM
Adoro quando as pessoas perdem a linha. É porque geralmente já perderam todos os argumentos. E também gosto quando dividem em tópicos. ^^
Seu sentimentos de "to nem aí" são seu problema quando só afeta você, quando afeta as pessoas a sua volta em termos de saúde já é um problema de saúde pública. Que o Estado está tratando de resolver.
Na verdade uma grande parcela dos fumantes entende a lei e concorda. Quem não se toca é que vem esbravejar em caps lock no blog dos outros, sem razão, argumentos decentes ou uma linha de raciocínio lógica.
Você pode até não usar meu pulmão, mas se estiver fumando perto de mim vai estar alugando para estacionar a sua fumaça, então faço disso automaticamente problema meu. Quanto a vir aqui aporrinhar seus comentários, faço o mesmo que está fazendo agora, expondo minhas opiniões, só que sem usar caps lock no blog alheio. =]
E você não falou que ninguém tinha obrigação de aceitar seu vício, só que a lei que garante isso também está sendo criticada por você também. O que automaticamente, usando de lógica (você já teve aula disso?) geralmente leva a crer que você é contra algo que garante que eu não tenha que aceitar seu vício do meu lado. O que também faz ser meu problema.
Já falei em todos meus comentários e repito. Você pode fazer, falar, deixar de executar, o que quiser, desde que não me afete direta ou indiretamente, aí passa a ser problema meu. Suas críticas a lei que garante meus direitos são problema meu. O fumo indireto de fumantes sem bom senso também é problema meu. Eu posso citar a lista toda (de novo), mas não convém né? Entendeu?
angela Respondeu:
August 23rd, 2009 at 7:48 PM
Esclareço que sou tabagista e não apologista do cigarro.
Esclareço ainda que, conheço a ditadura e que tenho conhecimento profundo de história
Li atentamente diversas manifestações e em sua maioria não são contra o fumo e sim contra o fumante. Falam de respeito aos não fumantes, de IPI reduzido para os carros e aumentado para o cigarro.
Há que se ressaltar que um carro polui dezenas de vezes mais q um cigarro…! A opção seria aumentar também o IPI e reduzir o nº de veículo…(pela lógica da poluição). Ar puro, convenhamos, não se encontra nas cidades.
A primeira campanha anti fumo da história foi na década de 30. Leia: Movimento anti-tabagismo na Alemanha nazista – Origem: Wikipédia.
Fácil constatar, até pelas manifestações anteriores que não se trata de ser contra o fumo e sim contra o fumante, e deixa o enfoque de saude em quinto plano. Está sendo a campanha direcionada para a intolerancia "legal" contra pessoas rotuladas, no caso os fumantes. Amanhã,devemos tomar cuidado pois não se sabe contra quem. Durante a ditadura sabiamos. Agora, se eu pago os impostos, mais que os não fumantes(pois eles estão isentos deste gasto),não há ilicitude no fato de fumar (opção ou dependencia).A nossa Constituição diz que todos são iguais (fumantes ou não) e veda a discriminação (todo tipo). Há lei contra a vadiagem e não gosto de ver tantos pelas ruas ou nos sinais de transito. E agora? Onde estão os fiscais?
Responder
Meu pai morreu por causa do fumo, então não existe alguém que consiga me convencer que fumar é bom ou que essa lei está infringindo um direito, pois eu acho que essa droga (sim, todos sabem que é uma droga) deveria ser proibida!
E viva essa lei e que ela se espalhe por todo o Brasil.
Responder
A problema não é não ter direito de fumar em lugar fechado e sim, não ter o seu lugar para fumar.
Uma descarga de escapamento de ônibus numa parada, prejudica dez vezes mais, e eu não estou vendo ninguém se manifestar.
Uma motocicleta parada na porta de um estabelecimento prejudica ainda mais pois não existe lei que obriga este tipo de veiculo a sair de fabrica com catalizador.
Viver na cidade de São paulo já mata com sua poluição e ninguém fala disso.
O Governo está arrumando um bode expiatório e todos estão indo na onde dele.
O governo não fará mais nada, pois a cortina de fumaça surtiu efeito.
Responder
Vitor Respondeu:
August 10th, 2009 at 7:49 PM
Não acho que o governo está pegando nenhum bode espiatório, pois os males do cigarro não são "inocentes", ou só "malvadinhos". São muito grandes.
"O governo não fará mais nada, pois a cortina de fumaça surtiu efeito."
Cabe a VOCÊ, cidadão, cobrar o seu governo! É sua função! Acha que vai ficar só nisso? Quer uma lei pra colocar catalizador nas motos? COBRE ISSO do SEU representante!
Sabia que vc pode propor um projeto de lei? Sabe onde fica a câmara dos vereadores da sua cidade?
Faça uso dessas informações.
É fácil sempre chegar e criticar, difícil é criticar e APONTAR UMA SOLUÇÃO.
Responder
Cara Ester , não encare o meu comentário como apologia ao cigarro , pois com toda certeza , tal vício mata , mas certos comentário e fatos sobre tabagismo não me passa pela garganta .Questiono muito esses milhões de reais que o governo insiste em falar que gasta com doenças provinientes do tabagismo , pois é fato que doenças relacionadas ao cigarro quando chegam a se manifestar , a pessoa já se encontra em estado terminal , portanto nem tendo tempo para "desfrutar" dessa dinheirama , penso então que a maioria esmagadora dessa grana , na verdade é diluida no bolso de algum político , que por algum estranho motivo , nunca corremos atrás o suficiente para recuperar o dinheiro que esses canalhas roubam de nós . Será que somos coniventes ? Será que roubo de políticos não é um problema a ser observado ? Sou agronômo , e faço lembrar que tão preocupante , ou mais até , é o uso indiscriminado de agrotóxicos , sem respeito ao período de carência do produto , e do uso , também indiscriminado de antibióticos na criação animal , fazendo agentes patogênicos se tornarem mais resistentes às drogas e se tornando perigosos para os seres humanos . Vale lembrar também a quantidade de chumbo na gasolina , se de fato ainda está sendo monitorada a quantidade permitida por lei para a precença deste metal na gasolina . E o bromato de potássio que era usado para "crescer" o pão e se tornou notícia no Brasil na década de 80 ? Sou ex-fumante , ainda bem , que como eu disse acima , cigarro mata , mas fico P da vida quando eu percebo que o mesmo está sendo usado como factóide . Nos brasileiros temos a péssima mania se sermos tão influênciaveis por notícias "da hora". Nos sensibilizamos por uma morte de uma criança que virou noticiário nacional , mas esquecemos de nos sensibilizarmos por desgraças que acontecem a quadras de nossas casas . Parece que as coisas só se tornam importantes de fato ,quando viram mídia , e perdem a impotância quando a deixa de ser . Vamos olhar o futuro mais sem deixar , vez ou outra , de dar uma olhadinha para trás , para o passado .
Mais uma observação : O meu pai morreu de cancêr na próstata , como não tinhamos condições , na época para um plano de saúde , demorava um ano inteiro para juntar todos enxames feitos pelo SUS . Quando chegavamos a juntar todos os enxames , os médicos diziam que teriam que serem feitos de novo pois a data de validade dos enxames haviam se perdido . Foi assim até meu pai morrer de um câncer decoberto no começo . Cadê o dinheiro que o governo de fato destina à saúde ? Falta maquína de raio-x , maquinas de eletro , máquinas……….
Responder
Ester Beatriz Respondeu:
August 10th, 2009 at 11:16 AM
Bom Alexandre, mais uma vez estão sendo listados uma infinidade de outros problemas "pra competir" com a Lei Antifumo.
Concordo que cada qual mereça atenção mas não acho que um seja maior que o outro, especialmente no que se refere ao cigarro.
Por hora alguém resolveu dar um basta observando o problema do fumante passivo e lamento que seja só em São Paulo e não no restante do país. E como comentaram acima, são tantas coisas a serem feitas que é preciso começar por uma delas…
Quanto a questão do SUS, entendo perfeitamente a sua revolta. Essa é realmente uma questão que merece um capítulo à parte. Sabe-se que verbas são destinadas ao órgão mas no que se refere ao repasse à saúde, aí já é outra história…
Responder
Vitor Respondeu:
August 10th, 2009 at 7:45 PM
Se o governo tivesse feito qlqr coisa em qlqr sentido pra melhorar qlqr desses problemas citados, iriam aparecer aqui um monte de gente falando que deveriam proibiri o cigarro, que deveriam cuidar do senado, disso e daquilo.
Mais uma vez: temos um monte de problemas. TEMOS QUE COMEÇAR DE ALGUM LUGAR!
Brasileiro nunca acha nada bom.
Responder