A lagartixa que morreu pela boca, literalmente…

19.08.09 - 1:37 PM Ester Castro Comente! Ler comentários






A lagartixa que morreu pela boca, literalmente...

Ontem eu passei parte do dia na casa da minha mãe e então ela me chamou dizendo que tinha algo interessante que talvez eu pudesse colocar no blog.
Bom, só o fato dela se interessar em arranjar “assunto” pra publicar já foi MARA!!! hauahauahauahauahaua

Ocorre que no canto do muro da casa dela havia uma lagartixa com uma aranha na boca, ambas mortas há alguns dias mais precisamente desde o último sábado e preservadas na posição exata do momento da caça. A lagartixa permanecera presa ao muro na posição vertical pelas ventosas de suas patinhas como se fosse um ímã de geladeira.

Claro que achei isso curioso! A aranha, que aliás não faço ideia de qual espécie seja, provavelmente deve ter tido peçonha suficiente para fulminar a lagartixa no momento em que foi abocanhada. Achei intrigante porque do modo como estão, não houve tempo para que a lagartixa pudesse se debater e cair da parede ou mesmo terminar de fazer sua refeição fatal.

Tirei algumas fotos que não ficaram muito boas mas valeram para o registro. Clique em “saber mais” pra conferir! ;)

A lagartixa que morreu pela boca, literalmente...
Clique para ampliar.

A lagartixa que morreu pela boca, literalmente...
Clique para ampliar.

A lagartixa que morreu pela boca, literalmente...
Clique para ampliar.

A lagartixa que morreu pela boca, literalmente...
Clique para ampliar.

A lagartixa que morreu pela boca, literalmente...
Clique para ampliar.

Se alguém souber que tipo de aracnídeo “poderoso” era esse, por favor comente!

UPDATE: Os “geckos” ou lagartixas são animais da família Gekkonidae e eles são especiais por conseguirem caminhar por superfícies lisas e sustentar o próprio peso em apenas uma pata. Ao contrário da crença popular, eles não usam ventosas, nem microganchos e sim centenas de milhões de cerdas que usam as forças de van der Waals*. [via]
Obrigada à Jeorane nos comentários!









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. Claudio
    21, abril, 2014 em 16:26 | #1

    Na verdade a lagartixa atacou o abdomen da aranha, e não a frente. Em várias fotos se percebe as quelíceras (glandulas injetoras do veneno) e os olhos da aranha no lado inverso do que a lagartixa atacou.

  2. 10, outubro, 2013 em 03:34 | #2

    É aranha marrom … Venenosa e super pequena …

  3. 8, junho, 2012 em 05:55 | #3

    as largatixas na maioria dos ataques, elas o fazem de surpresa e agarram suas presas por traz, mais a aranha esta de frente, presumi-se então, que a aranha ao tomar conhecimento do ataque , contra atacou.

  4. 8, junho, 2012 em 05:50 | #4

    é uma aranha marrom = tem um veneno capaz de matar pequenos animais até seres humanos dependendo do tamanho e peso, sua picada não dói, somente cossa um pouco e em questão de 24hrs o local ja apodreceu. essa espécie é muito encontrada em caixas de papelão e lugares com umidade, nas residencias paulistanas, mais como niguém conhece a espécie acabam nem se dando conta de que é um animal nocivo. essa largatixa provavelmente morreu instantaneamente!!!

  5. 8, maio, 2012 em 20:42 | #5

    Muito curioso mesmo. E vejam vocês, em casa aconteceu algo bem parecido, a aranha muito parecida com essa da foto. O mais curioso é que ao contrário desse caso relatado, aqui em casa os bichinhos moreram um de frente para o outro, a mais ou menos 2 cm, parece que não se tocaram. Ficaram dois dias grudados na parede, agora pouco qdo resolvi fotografar cairam da parece por causa do vento.

  6. 1, abril, 2012 em 07:35 | #6

    ACHO MUITO FOFINHAS AS LAGARTIXAS, NA MINHA CASA, ELAS ANDAM A VONTADE, ELAS SÃO MUITO UTEIS, POIS COMEM INSETOS..!!!

  7. 10, março, 2012 em 03:49 | #7

    Achei uma lagartixa hj em cima do meu notebook uahauh

  8. 22, fevereiro, 2012 em 21:29 | #8

    Manero veyw!

  9. Thiago
    11, dezembro, 2011 em 13:30 | #9

    Interesante a foto…Essa aranha parece ser uma “Aranha Marrom” e o veneno dela possui uma forte toxina.

  10. Max
    18, novembro, 2011 em 22:38 | #10

    Sim, é a própria aranha marrom…Eu moro em Joinville, cidade muito próxima de Curitiba e constantemente visito a mesma pois possuo parentes que residem na mesma. Em Curitiba é muitooo comum achar essa aranha, diria que é impossivel um curitibano nunca ter visto uma dessas. O fato é que devido à alta quantidade de vegetação em Curitiba e o clima frio, favorecem a procriação dessa aranha, ao mesmo tempo que evita a reprodução de seu predador natural – as lagartixas – que possuem função metabólica apenas acima de 15°C (não preciso explicar pra ninguém como a temperatura de Curitiba é..).

  11. Rodrigo
    6, outubro, 2011 em 23:26 | #11

    Quero comprar 4 lagartixassssss alguem tem??????? me respondam por favor !

  12. David Leal
    29, julho, 2011 em 12:42 | #12

    Essa é a famosa e muito venenosa aranha-marron (Loxosceles spp), muito comum no sul/sudeste do Brasil. O seu veneno é altamente tóxico, e ela é de difícil exterminação, porque caminha com o corpo completemte elevado sobre as patas, sem que o abdomem encoste nas superfícies onde o veneno (DDT) é aspergido. Se a casa de sua mãe tem dessas aranhas (ainda que no quintal, somente), sugiro pesquisa na Internet para saber como fazer para evitar acidentes com este inseto. Parabéns pelas fotos, muito interessantes…

  13. 14, abril, 2011 em 17:52 | #13

    Achei muito legal as imagens mesmo , mais principalmente gostei desta especie de aranha e muito intrigante vou procurar saber sobre ela

  14. 14, abril, 2011 em 17:51 | #14

    Pocha achei muito legal as imagens pos nao tenho medo de aranha nem de lagartixas ao contrario acho ambos muito intrigantes, tenho 13 anos e as vezes quando vejo uma lagartixa eu deicho elas pelo meu quarto pra mata baratas ou mosquitos. Parabens gostei muito

  15. 5, abril, 2011 em 10:37 | #15

    Mas que orror eu tenho fobia de largatixa toda vez que vejo uma me arrepio

  16. nicole
    25, março, 2011 em 07:38 | #16

    está parecendo a aranha ARMADEIRA! ontem à noite qndo eu ia dormir, vi uma lagartixa no meu quarto.. achei enorme era branquinha com manchinhas avermelhadas, muito bonita por sinal! rsrs, mas como morro de medo chemei meu irmão para matá-la, ou tira-la dali! ele me chamou de medrosa e disse: olha o seu tamanho pro dela! mas ñ adianta tenho muito medo de animais pequenos prq não os vejo todo o tempo, tenho medo que pulem em mim ou algo parecido. rs

  17. walmor
    19, março, 2011 em 05:15 | #17

    Ontem aqui em casa apareceu no chão da minha cozinha uma aranha igual a esta e parecia que estava morta… mas é uma estratégia da aranha que é a Aranha Marrom sim… e, é muito venenosa sim. Eu peguei a vassoura e a pazinha prá colocar ela prá fora de casa…. e quando larguei ela na rua fiquei olhando por uns instantes…. e para minha surpresa a morta começou a caminhar… ai vi que é uma artimanha dela se fazer de morta…. esta aranha além de muito venenosa é também muito esperta …. seu predador natural é a lagartixa sim … eu até estava pensando …. será que esta aranha ai da foto não estava se fazendo de morta ….. de repente quem estava morta era a lagartixa só. Espero ter contribuido com o meu depoimento, pois só fiz este comentário porque fui procurar na internet que tipo de aranha é que se faz de morta …. é a Aranha Marrom sim… e é super venenosa…..

  18. sheila
    7, outubro, 2010 em 19:18 | #18

    eu achei essa porra muito nojenta tira isso daí !

  19. 22, julho, 2010 em 09:41 | #19

    Como é que há quem ache que essa Aranha é uma loxosceles, francamente, vê-se logo que é uma Tarântula de espécie Hogna radiata!!!

    Essa ainda é apenas um juvenil!!!

    Ah, e já agora… NÃO CONFUNDAM LAGARTIXAS COM OSGAS PAH!!!

    Espero que agora fiquem a saber mais!!!

  20. Ana Cláudia M
    2, abril, 2010 em 17:51 | #20

    Deus do céu. Também tenho fobia de lagartixas e assim como a Viviane ali em cima já aconteceu de eu dormir na sala pela mesma razão!! Não gosto de matar lagartixas mas fico gelada quando topo com uma. Acredito que ela tenha morrido feliz, parece mesmo que está sorrindo!

  21. Matheus
    28, fevereiro, 2010 em 22:13 | #21

    boa noite.

    ñ quero contrariar alguem que entende do assunto, mas a aranha não parece a aranha marrom, parece a comum aranha de jardim, a aranha marrom tm o cefalotórax mais axatado, as pernas mais finas, compridas e com pelos menores.

    realmente é muito intrigante pois o veneno tanto da marrom qto da aranha de jardim não matam nem insetos com tanta velocidade.

    sou apenas um estudante, mas é mais fácil a lagartixa t infartado … heuheuh, na verdade a aranha encontra-se em uma posição contraída e com o abdome tão murcho, q parece q ja estava morta qdo a lagartixa a pegou, existe até a possibilidade de isso ser uma "pele" de aranha vazia, aranhas trocam de pele…

    anfim, extremamente intrigante, quase um caso pro C.S.I. heuheuhe

    enfim, parabéns pelas fotos inusitadas e pela sua mãe q colaborou com o blog!

  22. LIGIA
    24, fevereiro, 2010 em 09:34 | #22

    TODOS ACHAM BOM UMA LAGARTIXA A MENOS. EU PENSO: QUE BOM UMA ARANHA A MENOS. MORO NA REGIAO METROPOLITANA DE CURITIBA E MINHA CASA ESTA INFESTADA DE ARANHAS!!!TODO DIA VEJO PELO MENOS 10 ARANHAS, A MAIORIA DA ESPECIE MARROM. TENHO PAVOR!!! ENTRO EM PANICO!!! AQUI NAO EXISTEM LAGARTIXAS, NAO SEI PORQUE…ESTOU TRAZENDO UMAS DE JOINVILLE, PARA VER SE ACABO COM AS ARANHAS, MAS AS LAGARTIXAS DESAPARECEM…SOCORRO!!!

  23. 2, fevereiro, 2010 em 15:45 | #23

    Ester, que graça é o seu trabalho neste blog. Super gostoso de ler, super "clean"… Parabéns. Recebi dois emails de meus leitores me mandando pra cá, para ver a lagartixa burrinha que mordeu a aranha venenosa… Mas já mexi em tudo e conheci o seu trabalho aqui, parabéns!!!

     

  24. Thiago
    20, janeiro, 2010 em 19:38 | #24

    "UMA A MENOS"

     

  25. Thiago
    20, janeiro, 2010 em 19:37 | #25

    detesto aranhas, tenho aracnofobia de certa forma acho vergonhoso mas fazer o que, quando era menor o pavor era maior mas agora ate q me controlo bem, mas lembro o dia que fui pra aula de educação fisica com meus aluno (sou prof de educação fundamental), e o prof de educação fisica resolveu levar as crianças para um lugar que era + ou – assim:

    Entre a escola e a quadra havia um desnivel de forma que tinha uma pequena escada com cerda de 12 degraus em sua volta o mato esta alto, lembro de ter brigado com as crianças pq toda hora eles subiam ate o topo para ver alguma coisa, foi quando ouvi um deles falar sobre uma aranha. De inicio não acreditei mas ao olhar bem notei uma de cerca de 5 a 7 cm (eu acho) toda amarela com pintas pretas, CARA EU GELEI!!! não sei se alguem percebeu mas apos ficar brevemente travado eu fingi que estava tudo legal e mandei se afastarem e não cutacarem de jeito nenhum a aranha (pois alguns meninos ja estavam com varinhas nas mãos) lembro de ter falado que como a aranha tinha cores bem fortes provavelmente era muito perigosa.

    Mas acho que me sai bem uma vez que ninguém comentou a minha reação, e como o prof de ed fisica tava lá e ele não fez chacota depois acho que me sai bem, caso contrario isso teria redido assunto por um bom tempo na sala dos professores.

    Então quanto a aranha  eu digo :

    "UMA A MENOS"

    tenho que moderar mais meu comentarios, desculpe ai Ester

  26. Cristiano
    20, janeiro, 2010 em 14:03 | #26

    Errata… Família Lycosidae… erro de digitação…

  27. Cristiano
    20, janeiro, 2010 em 14:03 | #27

    Realmente, acho que é uma tarântula (Família Lycoside)… uma espécie de pequeno porte ou um indivíduo jovem.

     

    Mas o que me intrigou foi a causa de morte da lagartixa, haja vista que, abocanhada desse jeito, a aranha não teria como picá-la.

  28. Bruno
    17, janeiro, 2010 em 20:15 | #28

    essa foto é montagem

    a lagartixa está mordendo o abdome da aranha, e a aranha nao inocula veneno por ai

    • 17, janeiro, 2010 em 20:26 | #29

      Não Bruno, não é montagem. Eu mesma que fotografei e ambas (lagartixa e aranha) ficaram presas ao muro assim por uns 3 ou 4 dias. Como morreram é uma incógnita já que a lagartixa, após analisar melhor a foto, de fato abocanhou a parte de trás da aranha.

  29. 8, dezembro, 2009 em 05:23 | #30

    essa aranha parece meio nova, sei lá..

    como ela morreu? ficou presa? o.O

  30. andre
    4, dezembro, 2009 em 11:47 | #31

    prentem atencao, humanos.

    A lagartixa esta comendo a bunda da aranha a aranha já esta morta.

    nao acredito que nao perceberam algo tao simples!

  31. 19, novembro, 2009 em 17:21 | #32

    OLHA , FIQUEI COM ´DÓ DA LAGARTIXA. CONSIDERO UM ANIMALZINHO DA FAXINA ,TÁ AI A PROVA .JÁ A ARANHA JÁ FOI TARDE.

  32. Flávio
    11, setembro, 2009 em 00:19 | #33

    Olá.

    De fato, as lagartixas são grandes caçadores de loxosceles (Aranhas Marrons). Há inclusivce estudos sobre isso. (procurem no Google)

    Mas a aranha da foto, não é uma loxosceles, como podem comprovar na foto (http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/aranha_loxosceles_gaucho1.jpg).

    A Loxosceles tem o corpo amarronzado e sem pêlos nas patas, diferente desta. Além disto, o formato do Céfalotórax é totalmente diferente.

    Não posso afirmar ao certo, mas aparenta ser uma inofensiva Aranha-de-Jardim (http://www.enzoland.blogger.com.br/aranha_lobo.jpg). Seu veneno não faz tão mal à gente, mas à animais menores, como a lagartixa, pode ser mais potente.

    Abraços!

  33. Carol
    25, agosto, 2009 em 11:11 | #34

    Ai, eu tenho pavor de lagartixa! Teria um treco se visse isso lá em casa! rsrsrs Muito curiosa a imagem, parabéns pelo blog!

  34. tatiana
    21, agosto, 2009 em 11:20 | #35

    eu tenho verdadeiro pavor de largatixas, também conhecida como taruíra.

  35. Marcos
    20, agosto, 2009 em 11:04 | #36

    Um detalhe. Pela foto, não parece que a lagartixa tentou engolir a aranha pela cabeça, onde ficam as peçonhas, mas pelo abdomen (a "bolsa" que fica atrás).

    Não intendi…

    • 20, agosto, 2009 em 11:56 | #37

      Marcos sua observação me intrigou. De fato parece que onde se supõe ser a traseira da aranha dá a impressão de ver uns pontinhos como se fossem os olhos.

      Mas a posição das pernas cria uma ilusão contrária. Não sei. Agora fiquei curiosa porque ao ver de perto a olho nu nem me dei conta de olhar esse detalhe.

      Se aquilo foi o abdomen da aranha, a morte de ambas é ainda mais misteriosa… :mmm:

  36. 20, agosto, 2009 em 09:55 | #38

    Ola Ester, só quero dar os parabéns por dividir com a gente este momento interessante e único.

    Não tenho problemas com lagartixas (nem aranhas) na verdade morei numa casa onde dava até nomes as lagartixas e gostava de ver o vai e vem delas pelas paredes, sem contar que eliminavam moscas e aranhas do ambiente.

    Essa ai realmente se deu mal… fazendo um trocadilho com a famosa frase, "salgadinho que matou o guarda" essa é a tal aranha que matou a lagartixa.

    Ah.. e as fotos estão ótimas, deixa de ser modesta.

  37. Jeorane
    20, agosto, 2009 em 05:40 | #40

    Lagartixas não tem "ventosas".

    Elas usam um meio muito mais sofisticado para se prender nas superfícies.

    Os “geckos” ou lagartixas são animais da família Gekkonidae e eles são especiais por conseguirem caminhar por superfícies lisas e sustentar o próprio peso em apenas uma pata. Ao contrário da crença popular, eles não usam ventosas, nem microganchos e sim centenas de milhões de cerdas que usam as forças de van der Waals*.

    Fonte:
    http://meiobit.com/meio-bit/ci-ncia/adesivo-usand

    • 20, agosto, 2009 em 06:29 | #41

      Taí, sempre achei que eram ventosas! Obrigada pela aula Jeorane! Trocadilhos à parte, saber é sempre com demais! :D

  38. Fábio
    20, agosto, 2009 em 05:39 | #42

    Olá Ester, a espécie de aranha assemelhasse bastante com uma das diversas espécies de "Luxosceles sp. (Aranha Marrom)". Esta aranha está entre as aranhas venenosas que podem causar dano ao ser humano, este é um link lá do picarelli que comenta sobre o tratamento para picada de aranha marrom (http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda062003h.htm). No site não aparece exatamente a foto da aranha "camicase" que morreu mas tb matou a lagartixa, mas a foto de uma aranha da família das "Luxosceles sp."

    Fábio / Garanhuns-PE

    • 20, agosto, 2009 em 06:25 | #43

      Que horror Fábio! O local da picada fica com uma necrose horrível! :80:

    • Marcos
      20, agosto, 2009 em 10:26 | #44

      Meu primo tem uma bela marca de uma marrom nas costas. É uma aranha pequenina, mas que deixou uma marca, que mais parece com uma queimadura, quase de tamanho de uma palma de mão.

    • 5, novembro, 2009 em 07:16 | #45

      Oi Fabio, voce eh de Curitiba? Achei horrivel essas fotos da Esther, mas bem interessantes, tambem pra dar tanto assunto que nem aqui haha

      Olha eu preciso introduzir umas lagartixas aqui na casa da minha sogra onde estou morando com a minha filhinha de 4 anos. Ontem achei uma marrom esmagada debaixo de mim na cama, mas acho que nao deu tempo dela me morder. Fora as outras que aparecem aos montes, estou ficando com medo.

      Alguem sabe onde eu vou achar lagartixa pra soltar aqui? Nao acho lugar que venda. Elas sao tudo de bom, fofinhas e ainda matam as aranhas (quando sao espertas)

      Valeu ate mais

  39. Ro Morena
    19, agosto, 2009 em 16:28 | #46

    …..eu também achei que fosse a aranha marrom….moro em Curitiba e aqui vivemos atentos à ela, que é mortal, mas tem um pequeno detalhe que me deixou em dúvida….a maioria dos moradores daqui não matam lagartixas, pois estas acabam com as aranhas marrons….a não ser que a lagartixa da foto tenha sido pega de surpresa né…….

    …mas vamos combinar, que morte horrorosa hein!!!!!!!

    beijosssssssssssssssss

    • 19, agosto, 2009 em 17:42 | #47

      Então Ro, por isso mesmo achei o fato curioso. A mordida da lagartixa foi exatamente na cabeça da aranha e a picada dela deve ter sido simultânea… Cruzes!

  40. 19, agosto, 2009 em 16:20 | #48

    Acho que o ighor, do comentário acima, está certo, parece ser uma aranha marrom sim, uma das aranhas que mais causam acidentes por picadas em ambiente doméstico. São altamente venenosas e perigosas.

    De qualquer forma foi um belíssimo registro, digno de uma revista National Geographic. Parabéns!

    • 19, agosto, 2009 em 17:38 | #49

      Obrigada Ighor e Rodrigo!

      O biólogo Atila Iamarino acaba de me confirmar. É realmente a aranha marrom e segundo ele, é venenosa o suficiente para matar uma criança pequena!

      Fiquei fúcsia. :80:

  41. ighor
    19, agosto, 2009 em 14:54 | #50

    me parece ser uma aranha marrom.

  42. 19, agosto, 2009 em 12:59 | #51

    hauahuah Post fantástico. Mães colaborando com o blog, aranhas misteriosas e mortes instantâneas. Pra que mais emoção que isso? huahuahuhauhauha

    Mas, falando sério agora, foi fantástico. Tão raros flagras assim. Morreu em segundos, talvez menos. Provavelmente a peçonha da bixa acertou em cheio o encéfalo (pela posição da aranha na boca) e não deu tempo da lagartixa nem se mexer.

    Essa foto merece entrar para as top curiosas do blog hehehe

  43. 19, agosto, 2009 em 12:51 | #53

    Manda lá pro Átila, do Rainha Vermelha: atila [arroba] lablogatorios.com.br

  44. 19, agosto, 2009 em 11:04 | #55

    Hahaha, o post já valeu pelo fato da sua mãe querer te arranjar assunto! :D

  45. 19, agosto, 2009 em 10:59 | #57

    hahahhaha, momento Mundo Gump no Saber!!! :D

    • 19, agosto, 2009 em 13:19 | #58

      Não dá pra deixar passar uma "gumpice" né Marcel hahahahahaha

      Como era mesmo? Isso merce um post! :))

  46. 19, agosto, 2009 em 10:55 | #59

    Nojeeenho a parte, tá parecendo a aranha madeira, que possui veneno letal.

    Beijos

    • 19, agosto, 2009 em 13:06 | #60

      Uia Núbia! Ainda bem que foi a lagartixa e não alguém lá de casa… :80:

  47. 19, agosto, 2009 em 10:51 | #61

    Putz, não quero nem saber que aranha é essa, só quero distância dela! hehe! Uma noite dessas, já tarde, eu estava correndo no Horto aqui em Gyn, e quase pisei numa aranha gigantesca. Passei por cima dela e a maldita ainda SALTOU na minha direção! Maldição de aranha!

    Mas o engraçado das fotos é a lagartixa parece estar sorrindo. Seria como eu se morresse de forma fulminante ao morder uma pizza!

    • 19, agosto, 2009 em 13:05 | #62

      Também tenho horror a aranhas embora eu goste de apreciar macros de aracnídeos pra ver aqueles "trocentos" olhos pidões. Por incrível que pareça, elas ficam menos assustadoras… :D

  48. 19, agosto, 2009 em 10:48 | #63

    Posso confessar que achei o máximo o que aconteceu com a bixa? Odeio lagartixas, eu sofro de fobia incontrolável e já dormi na sala por alguma ter entrado no quarto durante a noite e não ter ninguém acordado na casa pra tirar ela de lá. É fobia mesmo, entro em pânico, passo mal.

    Sei que elas são ecologicamente importante e blá blá blá, mas lá em casa tem muita e eu adoraria um método pra que elas não entrassem dentro de casa. Me deleitei aqui com o castigo dela. XD E que legal que sua mãe ajuda a arranjar assunto pro weblog. ;)

    • 19, agosto, 2009 em 13:00 | #64

      Sabe que eu fico de boa com lagartixas por perto. Até gosto porque sei que elas vão dar cabo de outros bichinhos nojentos.

      Mas fobias são mesmo inexplicáveis. Minha sogra por exemplo tem fobia de filhotes de mamíferos que são peludinhos e fofinhos…

    • 14, abril, 2010 em 17:58 | #65

      se vc naum quer as lagartixas pode me contratar que eu pego com a mão todas elas pra mim :D

  1. 19 agosto, 2009 em 16:41 | #1
  2. 19 agosto, 2009 em 16:53 | #2
  3. 19 agosto, 2009 em 16:54 | #3
  4. 19 agosto, 2009 em 16:54 | #4
  5. 21 agosto, 2009 em 05:25 | #5
  6. 26 agosto, 2009 em 16:55 | #6
  7. 20 outubro, 2009 em 14:57 | #7
  8. 18 outubro, 2010 em 21:21 | #8