A história e evolução gráfica de todos os jogos da franquia Final Fantasy

16.10.09 - 7:49 PM Ester Castro






Com o super aguardado Final Fantasy XIII prestes a sair, nada como reservar meia hora do seu tempo para rever ou conhecer a evolução gráfica de todos os jogos da série Final Fantasy.

Considerado por muitos um dos jogos mais importantes da história dos games, esse RPG foi criado em 1987 por Hironobu Sakaguchi e é produzido pela Square. Sua maior característica é a mistura de fantasia, magia e tecnologia futurista.

Apesar de ser uma franquia grande, a história e os personagens são independentes. Parece que houve continuação apenas no Final Fantasy X com o Final Fantasy X-2.
No geral, apenas alguns elementos são preservados em quase todos os jogos como os Moogles, os Chocobos, um personagem com o nome Cid, os cristais de save, a trilha sonora composta por Nobuo Uematsu, alguns inimigos e outras coisinhas mais.

O sistema de batalha que é por turno e típico dos RPGs, também segue imperando. Apenas no Final Finatasy XII (amooooooo e que inclusive estou quase finalizando), o sistema de batalha teve uma mudança considerável ficando bem mais interessante com a inclusão dos tais gambits. Mas sobre ele, vou falar aqui assim que terminar de jogá-lo pois merece um post exclusivo.

O vídeo abaixo mostra e fala sobre cada um dos jogos que compõe a saga. Mesmo que o seu inglês não ajude, vale pelas imagens que possibilitam comparar a evolução gráfica.Veja:

Show!
Como viram, foi só a partir do FF X que a engine gráfica passou a ficar mais próxima do que estamos acostumados a ver atualmente.
A despeito do enredo de cada um dos títulos que agradam a gostos específicos, eu só me senti de fato atraída a partir do décimo jogo embora eu ainda não o tenha jogado. Mas fiquei de fato apaixonada por tudo que envolve a franquia ao começar pelo FF XII.
Gostaria de ter feito parte da geração que jogou os títulos anteriores mas eu ainda não tinha me convertido à gamemania. Hoje fica meio difícil voltar no tempo tendo em vista a exigência gráfica inevitavelmente impregnada. Certamente para a época foi tudo uma maravilha mas se olharmos hoje dá até tristeza.
De qualquer forma toda história tem uma origem e que bom que é possível evoluir né?

Por hora já estou de olho no FF XIII e este eu aguardo com sofreguidão! :=)

Quem quiser aproveitar pra conferir o que eu já postei sobre games, clica aqui.

Fonte: Wikipedia









Confira outras postagens no blog!

2leep.com


Os comentários são via Facebook, portanto precisa estar "logado" para comentar. Vale lembrar que o teor dos mesmos são de inteira responsabilidade do comentarista.

Comente!! Assim saberei o que você pensa! ;)




  1. 7, janeiro, 2010 em 22:20 | #1

    olha, eu joguei FF desde o 2 de NES xD era muito pequeno e não me interessava muito naquela época, me arrependo amargamente hoje xDDD

    terminei alguns deles só xD o IV, o VII, o VIII, o X e só xD (ps: o X, só joguei em Japonês xD, odeio dublagem americana! xD)

    o FF VII é o que tem a melhor história mesmo! Tem uma coisa que atrai a gente e que faz querermos continuar jogando… mesmo pra quem não gosta desses gráficos toscos, esse jogo é um daqueles que faz você ficar horas/dias diretos jogando…

    não dá nem vontade de comer! asheaHEHUSEHUE

    o FF VIII pra mim foi a revolução do gráfico… por que olhando para trás, nós víamos um 3D lixo que a partir do VIII se tornou uma coisa totalmente diferente! =D

    e o cara do vídeo esqueceu de comentar sobre o Triple Triad né!

    que foi um dos "Jogos Internos" mais elogiados em todos os FF's…

    tanto que tem servers desse game online… e gente criando ROM's para NDS! xD

    Eu jogava (lê-se rejogava, sim terminei esse jogo umas 3 vezes xD) FF VIII com meu irmão só pra jogar os Triple Triads! AHESUEHASHEUEHU

    FF XI foi o vexame da SquareEnix… tanto que agora a SquareEnix já anunciou o FF XIV Online né…

    Veremos se vai ser o que todos esperamos xD

    Mas quem não pôde jogar os antigos FF's, uma boa oportunidade é os que estão saindo para NDS… saíram alguns dos clássicos xD

    e a SquareEnix só não refaz esses jogos, por que daí vão surgir várias críticas dizendo que a Square já não tem mais a criatividade de fazer jogos novos e talz e que precisa ficar repetindo seus sucessos antigos só para fazer os fãs comprarem jogos! =/

    Eita escrevi pra ca…. né xD

    vou encerrar por aqui antes que isso se torne um livro igual ao Senhor Dos Anéis (a trilogia toda! xD)

    abraços a todos! xD

  2. Bruno
    24, outubro, 2009 em 08:15 | #2

    A série eh excelente. O XII é o piorzinho pra mim, pq os SUmmons são completamente inúteis e eu sinceramente não gostei do sistema de batalhas (antes era bom, vc controlava todos os personagens e criava estratégias para matar os chefes). O bom do XII são as milhares de coisas extras que ele possui. Mas o V, VI e VII são os melhores (os dois primeiros para Snes e o último para PS1). quem gosta da série tem obrigação de jogar eles heheheeheheheheheh

    E os extras (jogos, desenhos, etc) tb são foda. Quem nunca jogou FF Tactics, ou viu o filme do FF VII: Advent Children fica a dica. Dirge of Cerberus tb é mto bom pra quem jogou e gostou do VII.

    Parabéns pelo post. Final Fantasy foi a última tentativa da Square e foi a que mais rendeu, não soh para a empresa como para o mundo virtual. Magia, tecnologia e história adulta. Parabéns msm!!!

    • 24, outubro, 2009 em 09:15 | #3

      Bruno, vc citou os Summons e realmente vc tem razão. Única vez que "sumonei" um Esper foi pra entrar em Giruvegan isso porque foi necessário. Belias era a "chave". Ainda não terminei o jogo então nem sei se vai ser necessário de novo…

      Fora isso, nem dei moral aos Summons. Já os Quickenings já me tiraram de alguns sufocos rsrsrsrs

      Eu vi o filme do FF VII. Juro que se o jogo tivesse aquela engine gráfica, era o primeiro que eu ia jogar hahahahaha

      • Bruno
        24, outubro, 2009 em 16:56 | #4

        Os summons sao bonitos, e as batalhas para conseguir eles são todas mto boas (principalmente o Zodiark, o ultimo summon do jogo). Mas sao completamente inúteis. Os Quickenings salvam quando a gente precisa. Os summons soh terminam de acabar com a gente hehhehehehehehe um ponto positivo, mas q tem gente q odeia é q com a estratégia correta vc pode zerar o jogo sem nem subir d elevel (aquele famoso desafio 122333). Soh q isso soh tem graça se vc tentar descobrir as taticas, ir na internet e pegar pronto é paia. No mais, otro ponto negativo, mas nem tanto, eh q os personagens nao cativam tanto como é comum na série (Terra no FF VI, todos os personagens do FF VII, principalmente a Aeris e o Sephiroth, o drama do FFVIII, etc).

        O FFVII eu sugiro q vc de uma chance, mesmo com akele grafico q hj em dia eh o cumulo da tosquice 3D. O jogo é mto foda, excelente msm. Pra mim é o melhor em questão de história, e empata com o VI e o V em questão de diversão (os jobs do V sao fora de série, e o VI tem pra mim o mlehor esquema de magias, summons, habilidades de cada personagem, etc…)

        • 24, outubro, 2009 em 18:23 | #5

          Vários já me falaram que VII é o melhor e eu realmente fiquei curiosa.

          Bem que a Square podia lançar um pack desse e outros jogos todos refeitos com os gráficos atuais, vide o FF XIII que tá fodáximo, né?

          Garanto que geral ia jogar de novo e quem não jogou, como eu, não iria pensar duas vezes.

          Mas tá anotada a sugestão! ;)

  3. Famscrow
    23, outubro, 2009 em 22:57 | #6

    Pode ser uma opinião pessoal…. mas o melhor de todos é o 7. Tanto que os fãs "choram" para que criem um VII "2", no estilo do filme Advent Children. A história é muito boa, não tem muuuuuuuuuuuita viagem como nos outros.

  4. Nando
    17, outubro, 2009 em 06:50 | #7

    Muito Legal. Só cheguei a terminar o VI do tempo do SNES e o VII no PS1. Gostei muito. Pena que nunca tive a oportunidade de jogar os mais novos da geração PS2 e PS3, pois abandonei os consoles para virar um PC Gamer exclusivo. :)

    Apesar dos gráficos dos antigos, recentemente vi um priminho meu jogando o FF VI no Nintendo DS dele e percebi que eles ainda funcionam muito bem nos portáteis. Vários já foram relançados pras pequenas plataformas, inclusive o também excelente Chrono Trigger. Bom pra quem perdeu as boas histórias dos clássicos da série.

  5. Thiago Russo
    16, outubro, 2009 em 17:56 | #8

    Eu acompanho a série desde o FFV, e adorei todos eles!!!

    O meu preferido é o 7, e terminei todos até o X (com exceção do 8).

    Comecei a jogar o X-2, mas o XII me chamou mais a atenção, heheheh.

    Ah… minto… tem alguns que não joguei. Em especial os pra celulares e pra portáteis…

    Tem uns que fogem da sequencia, tipo o FFTatics (E o FFTAdvanced).

    E o X não foi o único que ganhou continuação. O fabuloso FF7 também teve continuações em filme (FF7 – Advent Children), em animê (FF7 – Last Order) e em alguns games (jogos para celulares, para o portátil da nintendo, acho, e para PS2, também, apesar de não seguirem o estilo da série… o FF7 – Dirge of Cerberus, por exemplo, pra PS2, é um jogo de tiro. ^^

    Só fico que triste que com a atual evolução relâmpago dos videogames, eu não possa acompanhar… o FFXIII, por exemplo, é um que vou demorar pra jogar, tendo em vista que não pretendo comprar um PS3 tão cedo… =/

Fechado para comentários.